domingo, 30 de julho de 2023

REGISTROS LADO B (119)


IMPERDÍVEL O 119º LADO B, HOJE COM AGNES ANALUA SANTINA, ARTISTA POLIVALENTE E MILTANTE SOCIAL, JOVEM NA LIDA E NA LUTA SEM MEDO DE ENFRENTAR QUEM QUER QUE SEJA
Escrever de SANTINA, a minha convidade para o 119º LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES é realmente realçar e dar importância a quem de direito, quem está na lida e luta, faz e acontece, sem medo de ser feliz. Essa aqui é uma batalhadora na acepção da palavra. Jovem, 23 anos, já viu quase de tudo na vida. Muito jovem, foi expulsa de casa, ainda morando em Bariri, aqui nas imediações de Bauru/Jaú e, assim, desta forma e jeito, ganhou o mundo, ou melhor, foi obrigada a ganhar o mundo. E nele adentrou e está até hoje, fazendo de tudo e mais um pouco para vencer e conquistar seu espaço. Só que, descobriu também muito cedo que o espaço a ser conquistado precisa ser ocupado de forma coletiva e não somente de forma individual. Ela age coletivamente, ligada a um grupo político, no qual acredita, milita e se mostra por onde circule.

Santina é tudo isso e muito mais e é exatamente isso o que tentarei mostrar quando no bate papo deste domingo. Ela tem muito a nos falar, contar. Eu quando a vejo, bate uma consideração muito grande, pois só de vê-la, altiva, resistente como aroeira - enverga, mas não quebra -, dá para perceber o quanto de bagagem positiva traz consigo, o quanto já lutou para conseguir chegar até aqui. Ter saído tão cedo de Bariri e ter sido obrigado a enfrentar tudo pela frente, com a cara e coragem a fez mais forte, altiva e resoluta do que quer. Hoje, já reconhecida aqui na cidade onde aportou, Bauru, ela se mostra por inteiro, atuando em várias frentes: modelo, atriz, cantora, roteirista e, principalmente, ativista social. Poderia escrever de outras tantas atividades onde já este metida e isso ela mesmo vai nos contar, pois com certeza devo ter me esquecido de outrto tanto de atividades nas quais já se fez presente.

Quando lhe perguntei como a devo denominar, ela foi direta e reta: "Sou uma mulher travesti". Sem salamaleques. Corajosa e impetuosa. Diria mesmo, decidida. Eu a conheço da luta, de vê-la pela aí nos vários momentos de luta a ocorrer em Bauru. Num destes, nesta semana, ela se fez presente de forma vigorosa. Um evento negro, a entrega do Prêmio Estrelas Negras de Bauru 2023, onde doze personalidades, marcadamente de luta seriam - e foram - homenageadas pelo Conselho da Comunidade Negra de Bauru. Algo ocorreu e sem ter sido escolhida, a prefeita Suéllen Rosim teve seu nome incluído e, mais que isso, passou ela a divulgar o evento. O PSOL marcou presença e protestou, dentre eles Santina. Quando a prefeita desfere, diante de protestos, que "eu não falo para as minorias", Santina não se segurou e falou alto, para todos ouvirem, gritou, esbravejou e fez o que sempre faz, não se segurou, mesmo quando diante dos tais donos do poder local. Desde então é uma das pessoas mais comentadas na cidade durante essa semana.

Diante disso, não tinha como não entrevistá-la, não ouví-la e, em primeiro lugar, conhecer algo dela, dito por ela e depois ela mesmo nos contar como se deu este e outros atos políticos onde esteve presente. Vai ser uma conversa e tanto. Falaremos de tudo um pouco. Ela já me disse não existir temas tabus, pelos quais não se sinta à vontade. Todos podem ser abordados e assim será. Portanto, todos e todas mais que convidados para logo mais estarmos juntos me ajudando nessa conversa.
Vamos juntos?

Quem esteve junto de mim no Bate Papo sabe que, a gravação foi interrompida ao meio - não se sabe porque, mas foi - e teve que ter continuidade numa outra, daí, se faz necessário juntar as duas partes, ambas quase que do mesmo tamanho, uns 25 minutos cada.


OPINIÃO: 
- "Muito boa entrevista. Que mulher interessantíssima. A clareza do reconhecimento e definiçao de quem é o verdadeiro inimigo e sua localizaçao e posicinamento nessa, nossa sociedade de classes", professor Laércio Simões.
- "PARABÉNS PELA SUA INDIGNAÇÃO, NÃO SEI SE SERIA COM TODA A PROPRIEDADE QUE VOCE FEZ, MAS COM CERTEZA EU TAMBÉM ME POSICIONARIA...POIS FOI UMA FALA INFELIZ, E NÃO É DE ALGUÉM IGNORANTE, TRATA-SE DE UMA JORNALISTA, O QUE TORNA O EPISÓDIO MUITO MAIS GRAVE. MAIS UMA VEZ PARABÉNS...VOCÊ DEVE TER FEITO ALGUNS VEREADORES FICAREM COM A FACE RUBRA...OU PELO MENOS ESPERO QUE TENHAM FICADO", servidor público municipal aposentado Rafael Santana de Lima.

LACRANDO:
Santina falou tudo e após o encerramento da conversa, tive a mais absoluta certeza, ela tinha que ser ouvida e neste momento. Se o fiz a contento, isso fica pra ser respondido por quem assistiu. Na minha avaliação, tomei mais um dos depoimentos imprescindíveis, de pessoas que possuem muito o que falar e estão na lida, luta e por aí, sendo, fazendo e acontecendo. Para lacrar a conversa, eu tenho a mais absoluta certeza, dessa geração vindo pela aí, ela é uma bem lúcida, esclarecida e pronta para o combate. Viva Santina!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário