sexta-feira, 18 de agosto de 2023

PERGUNTAR NÃO OFENDE (200)


EXTREMA-DIREITA E GESTÃO PÚBLICA SÓ PRODUZ PERDAS CONSIDERÁVEIS PRA POPULAÇÃO
Unidas desde sempre...
"Por onde passa a aliança direita/extrema direita transforma a gestão pública em negócios nebulosos. Aos fatos: no governo passado a Eletrobras foi entregue ao grupo que fraudou o balanço das Americanas por um valor irrisório, um rolo bilionário. Resultado: precarização do serviço público e apagão. Em São Paulo, o desgoverno comandado pelo forasteiro quer liquidar a Sabesp e retirar os livros didáticos das escolas públicas; negociatas cascudas. Em Ourinhos, a atual administração já terceirizou a coleta de lixo e ameaça entregar a SAE e o Cemitério Municipal... Vamos mal, infelizmente", Mário Ferreira, proprietário de Laboratório de Análises Clínicas e dirigente petista em Ourinhos SP.

FLEXIBILIZAÇÃO DO CERRADO: ONDE A DIREITA METE O BEDELHO, PODE TER CERTEZA, PERVERSIDADE EM CURSO
Ainda ontem lia algo pela aí e lá a constatação: "Pode escrever, onde está enfurnada a extrema-direita, direita e os conservadores, não se aproveita nada. São devastadores, perversos e só pensam em grana, nada além disso. Não possuem nada de olhar para a questão social. Tudo o que lhes interessa é o lucro. São capitalistas até além dos que prescreve livros teorizando a questão". Não achei exagerado, pois sei, eles agem exatamente desta forma. Querem um exemplo no dia a dia? Dou um recente, notícia fresquinha e na manchete do Jornal da Cidade, edição de hoje: "Capitão Augusto intercede por flexibilização da legislação do cerrado - Deputado Augusto costura com Tarcísio plano de flexibilização da Lei do Cerrado". A matéria é do jornalista André Fleury Moraes.

Entenderam? O mundo todo clamando pelo fim do desmatamento, o presidente Lula, o MST e todos os movimentos sociais e ecológicos, o presidente do Ibama, o bauruense Rodrigo Agostinho e tudo o mais numa luta desenfreada para impedir que o cerrado feneça e daí, insuflado por ditos empresários regionais, o deputado mais conservador de nossa região - só podia ser ele -, o tal do capitão Augusto, que nos foi enviado graciosamente de Ourinhos para cá, está disposto a dar um jeitinho e desmatar, botar fogo e ir eliminando aos poucos com o que ainda existe de Lei de Preservação do Cerrado. Mesmo com todos os reflexos maléficos nos costados da população, com enchentes desmedidas, calor excessivo, erosões maiores que cidades, maremotos avançando sobre cidades, gelo derretendo nos pólos naturais, nada disso impressiona, pois o lucro fala sempre mais alto. Vejo a foto do tal deputado reunido com empresários e dali, a primeira impresão é tratar-se da mais pueril reunião para defender a especulação imobiliária, essa hoje, cega para a defesa do que ainda nos resta de mata nativa e sim, expandir, fazer loteamentos, erguer muros, condomínios fechados, devastando sem se importar com o amanhã.

Eles precisam devastar o cerrado para fazer progredir Bauru e cidades da região? Evidente que não. Existe pela aí uma infinidade de vazios urbanos, mas esse povo quer mais e mais. Junto do deputado, outra da mesma linhagem, Dani Alonso, do PL - sempre eles. Esses limitadores para expansão industrial e empresarial é o que os tais denominam de áreas ainda não ocupadas, mas sempre vistas com olhos mais que gordos. A expansão econômica pode ser buscada de muitas outras formas e não derrubando nossa mata de cerrado, que quando posta abaixo, nunca mais vicejará como dantes. São perversos, cruéis e insanos. Não pensam um tiquinho no amanhã. Pensam só no hoje e no lucro que podem obter com essa expansão empresarial. Evidente que, essa ideia deve ser bem vista pelo atual governador, Tarcísio de Freitas, da mesma linhagem dos devastadores discutindo o assunto. Sabe outro a defender a tal da flexibilização, o ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro, Ricardo Salles, conhecido devastador de áreas verdes. Existe a necessidade de jogar muito duro com estes, pois enquanto nesta semana, ouvi da boca do líder maior do MST, João Pedro Stédile, quando na CPI, que o movimento social onde está inserido luta desbragadamente pelo desmatamento zero, empresários e políticos de direita fazem o contrário. Perceberam isso: a direita quer devastar e a esquerda quer preservar. E daí, aquilo dito por mim no começo deste texto é o mais perfeito resumo da situação. A direita é devastadora para tudo, sendo o meio ambiente só um dos itens. Fale algo onde estão e pode ser considerado positivo para o bom desenvolvimento da vida humana?

O cerrado é hoje o bioma mais ameaçado no país e quando se percebe movimentos com estes propondo "flexibilização", dá vontade de chamar a polícia, pois isso é mais do que um caso de polícia. Esse pessoal precisa voltar pra escola, estudar de novo, aprender algo sobre sensibilidade humana, convivência com o planeta e com a natureza e ler mais, se enfronhar em estudos de ciências sociais e não só ficar encralacrado nisso de "leis de mercado". São todos doentes e estão a contaminar os menos esclarecidos. Precisam ser contidos, barrados e denunciados. Por mim, citaria aqui neste texto o nome de todos os que estiveram nessa reunião como gente do mal. Esses todos não possuem intenção só de desmatar o cerrado por desmatar, mas para dando cabo na mata, erguer monumentos de tijolos e concreto. Precisam voltar para escola e de forma urgente, pois não estão entendendo nada do que está se passando com o planeta onde vivemos.

Eis o link da matéria do jornalista André Moraes, no JC de hoje:

ONTEM DELGATI DEPÔS NA CPI, HOJE NA PF - O CERCO SE FECHA PARA O MANDANTE

DAS LIÇÕES DO HACKER DELGATI A MORO
E DAÍ, COMO CONSCIENTIZAR A MASSA DO LADO CERTO: MIGUEL REP, NA EDIÇÃO DE HOJE DO MELHOR JORNAL DIÁRIO DO NOSSO MUNDO, O ARGENTINO PÁGINA 12, DEMONSTRA DAS DIFICULDADES SEM DIZER UMA SÓ PALAVRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário