quarta-feira, 20 de setembro de 2023

COMENDO PELAS BEIRADAS (136)


A REUNIÃO DE HOJE DO "MOVIMENTO ÁGUAS DE BAURU", 19H, NO SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A ÚNICA POSSIBILIDADE AINDA POSSÍVEL DE REVERTER A PRIVATIZAÇÃO
Vou estar presente na reunião, mas confesso, não tenho grandes expectativas com sua realização. Foi convocado para ocorrer hoje a discussão ampliada CONTRA a privatização do tratamento de esgoto e para tanto, um leque ampliado de entidades e pessoas contrárias ao tema. Discussão sempre é interessante, mas no pé em que se encontra a situação baurue3nse, com tudo já encaminhado para a Câmara de Vereadores decidir em CARÁTER DE URGÊNCIA, as alternativas são poucas, diria mesmo, mínimas. Eis um resumo do que penso a respeito:

Tem um balaio de ideias e pessoas participando deste encontro. Vejo que muitos dos que se arvoram contra a privatização, não o são na sua totalidade. Na verdade existem muitos que não são contra a concessão, mas ao modelo dessa concessão. Muitos não são antiprivatistas, eles querem sim entregar a estação de tratamento nas mãos da iniciativa privada, mas com um modelo diferente do que a Prefeitura está colocando, pois do jeito que a prefeita coloca, o DAE no médio prazo vai perder o controle da cobrança de água. O que muitos não querem é que o DAE perca o controle da cobrança da água porque BAuru é a cidade brasileira número 1 dos grandes devedores de água, os grandes barões que não pagam conta de água.

No passado a Câmara de vereadores barrou uma CEI, impediu a instauração de uma CEI para investigar isso. Todos sabemos quem é a galera que é ou não favorável. No máximo, o que eles irão propor é algo que já ocorreu em ocasiões anteriores e não leva a nada: uma NOTA DE REPÚDIO. A pressão tem que ser dada na Câmara dos Vereadores, ali é o palco da briga. Sem pressão, a votação já está mais do que definida e acertada, diria mesmo, consumada. Muitos vereadores só mudarão o voto com pressão. A Prefeitura navega em águas tranquilas. Tem de tudo para ser consumado mais um pedido para outra Processante. O Sindicato dos Servidores tem que chamar uma GREVE e dialogar com a população nas ruas. Através da greve dos servidores públicos pressionar na sessão da Câmara, mostrar peso e entrar com pedido de Processante, já no dia da sessão da Câmara.

Agora, com os servidores em greve e um pedido de Processante na Câmara, com os servidores e a população pressionando, só assim a maioria dos vereadores voltaria atrás. Essa a melhor estratégia. Se vão cassar a prefeita lá na frente ou não, o que interessa que já vai ter melado todo o trâmite da concessão. O que aconteceu segunda feira foi uma vergonha, precisa ser denunciado. A prefeita entrou com um Pedido de Urgência precisa ter explanação da Prefeitura, tem que ter páginas bemn fundamentadas, porque uma urgência passa por cima das comissões. Cada projeto encaminhado na Câmara precisa passar pela tramitação das comissões da casa. Cada uma vai analisar e dar o seu parecer, mas o pedido de URGÊNCIA passa por cima das comissões, ele já vai direto para a tramitação em plenário.
 Foi uma vergonha, pois a prefeita mandou meia página, uma folhinha na mão do presidente da Câmara, o Júnior Rodrigues, apenas solicitando o pedido de Urgência, sem justificativa. Isso é ilegal. Precisa ser levado ao Ministério Público para derrubar a aprovação do pedido de urgência. Como se aprova algo sem justificar, sem expor os fatos da necessidade real?

Vimos o Jairo do Sinserm com uns dez, doze no máximo na galeria da Câmara. Nessa quantidade não vai resolver nada. Precisa ser chamada uma GREVE. Não se pode pensar que não ocorrerá adesão. Vai ter. Está passando da hora da convocação de uma Assembléia, chama os servidores e daí, vai esse grupo"Movimento das Águas de Bauru" e tudo o mais conversar com os servidores. Nota de Repúdio já foi feito e não vai resultar em nada. Vejo como ÚNICA SAÍDA, o sindicato chamar uma greve, reunir os servidores, com representantes de cada categoria destes e expor a necessidade da realização da greve. Daí sim, vejo a participação deste grupo como importante no diálogo com o servidor do DAE. Daí sim, panfletar para a população explicando o que está em curso e das providências tomadas. 

Tudo só vai ser revertido com muita pressão. Tudo pode ocorrer a partir daí e não sem mobilização grevista. Quando o Izzo foi cassado, o Sinserm convocou greve contra o Izzo. No Nilson Costa a mesma coisa. Tudo deve partir deles e com amplo apoio popular, todos juntos, bem unidos e com pedido de Processante no mesmo momento. Neste pedido tem que ser colocado tudo, o conjunto da obra requerendo a cassação da prefeita e culminando com a questão da água. Junta escândalos na Saúde, compra prédios, Palavra Cantada, do contrário não vai acontecer nada. Este é o ponto. Para mim, não existe outro.

E COMO FOI A REUNIÃO DOS CONTRÁRIOS PRIVATIZAÇÃO DO DAE
O jornalista Nelson Gonçalves, do Contratempo, estudioso do tema, fez uma apresentação com bastante dados, a maioria desconhecida dos presentes. Em todos os valores apresentados pela atual administração, valores altos para tudo, desde os 227 milhões para finalizar a ETA, dois mil km de rede de esgoto, 467 milhões para drenagem das Nações, gordura de 130 milhões - sobra? -, ele disse ter questionado todos com uma pergunta básica e única: "Como chegaram neste valor? Como chegaram nessa metragem? Nestes custos". Nenhuma resposta plausível. Ou seja, a constatação da não existência de projeto plausível, nem nenhuma base estrutural. Ele diz que, nessas condições, ninguém se apresentará para a concessão. Eu já ACHO o contrário. Virão sim, pois já se chega com dinheiro nas mãos, 60 anos de atuação - 30 mais 30 - e perspectivas de avanço sobre o dinheiro público, facilitado por estas plagas. Na verdade, o que faltou das falas seguintes é como impedir tudo isso, enfim, estávamos ali para isso, uma ação concreta para vergar os interesses em curso e quase consolidados.

Felizmente, das decisões tomadas, nenhuma com Nota de Repúdio. O grupo vai agir. Ficou decidido que, entre os presentes - e alguns ausentes -, Grupos de Trabalho, assim divididos:
GTS ( Grupos de Trabalhos):
Eixo Comunicação - Beatriz/ Amanda/ Camys/ Fio/ Márcio Teixeira/ Pedro Romualdo/ Poeta / Henrique Aquino
Eixo Político - Presidentes dos Partidos: PT/PDT/ Rede/Agir/Podemos, -Lideranças das entidades e associações dos moradores e Servidores do Dae ( Wesley e Gustavo)
Eixo Jurídico - Edilson / Jorge Moura / Francisco do Sinserm.
Posto comentário no Grupo criado: "Gente, tudo ótimo. Pau na máquina. Não temos tempo a perder. Grupo é bom, mas no momento sou mais favorável a ação concreta. Apoio total servidores, uma assembléia do DAE, greve geral imediata e a partir dela, todo nosso possível apoio, com tudo o que ouvi. Sem pressão, tudo já está decidido e como disse Iara quase no final, se não conseguirmos incutir a ideia contra a privatização no povão, sem eles comprando a ideia, perderemos mais essa. Sou de menos reunião e 100% de ação. Rua, rua e rua, greve Já, todos apoiando e conscientizando a população. Precisamos ruar muito daqui para frente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário