sexta-feira, 27 de outubro de 2023

MÚSICA (228)


ALGUMAS NECESSÁRIAS EXPLICAÇÕES DE TERMOS MUITO EM VOGA NOS ÚLTIMOS DIAS AQUI EM BAURU*
Araponga - Do tupi “gwira’ponga”, sendo “gwira”, ave, e “ponga”, sonante.agente secreto. Na linguagem informal, espião, agente secreto, indivíduo que trabalha para serviços de informação. No sentido original, araponga é o nome de uma ave, encontrada no Brasil e no Paraguai, com cerca de 30 centímetros de comprimento, plumagem branca, garganta e face nuas e esverdeadas, fêmea com dorso verde, cabeça cinza, partes inferiores estriadas de amarelo-esverdeado e cinzento e garganta cinzenta e estriada. É também conhecida como pássaro-ferro, ferrador, ferradeiro, por causa de seu canto: lembra o som de golpe de ferro numa bigorna. Pela sua beleza, é muito procurada para ficar em cativeiro, em gaiola.

Araponga com o sentido agente secreto, o que faz arapongagem, originou-se do codinome – designação que serve para ocultar a identidade de alguém - de espião, que é personagem central da telenovela homônima, de autoria de Dias Gomes.

Espião - espiar, Do italiano “spione”, derivado de “spia”, provavelmente do verbo francês “épier”, anteriormente “espier”, observar atenta e secretamente, tentar descobrir. Pessoa que vigia algo ou alguém secretamente para obter informações; agente pago, de forma clandestina, que busca documentos secretos ou informações estratégicas sobre um país estrangeiro; agente secreto; indivíduo que denuncia, com intuito de prejudicar alguém, aquilo que observou ou escutou; delator, denunciador, dedo-duro. No futebol, aquele que se infiltra entre os torcedores de um time oponente para descobrir táticas, jogadas ensaiadas, especialmente durante os treinos, visando a que seu time não seja surpreendido na hora do enfrentamento para valer.

Espionagem empresarial - Ação clandestina e ilícita de recolher informações a respeito dos negócios reservados de uma empresa, com o objetivo de repassá-las a outra concorrente que poderá delas tirar proveito e vantagem.

Espionagem industrial - Ação ilegal de descobrir as inovações industriais de empresas ou países para passá-los a outrem; delito que consisto em alguém apropriar-se clandestinamente de segredo de fábrica, relacionado a sigilo, método de fabricação, patente de invenção, etc.

Espiar e expiar - não confunda a grafia dos homônimos. Espiar – Olhar, observar secretamente. O moleque espiou pelo buraco da fechadura. Expiar – Sofrer as consequências de, padecer, pagar por culpa, delito ou crime. O réu foi condenação à prisão para expiar o crime cometido.

Hacker - hacker, Substantivo formado do verbo inglês “to hack”, cortar, talhar, dar golpes cortantes para abrir caminho, cavar, golpear, entalhar. Foi empregado, inicialmente, para designar programadores de computador que trabalhavam por tentativas de erros e acertos. Atualmente, na Informática, é o indivíduo de rara habilidade para enganar mecanismos de segurança de sistemas de computação e que consegue, assim, acesso não autorizado aos recursos destes, geralmente a partir de uma conexão remota em uma rede de computadores; violador de sistema de computação.
Internet - internet, Do inglês “internet”, forma reduzida de “inter”, entre (mesmo significado em português e latim), e “network”, rede, sistema complexo. Na prática, emprega-se somente “net”. Internet é a rede internacional de computadores, que possibilita a troca de informações, a pesquisa e demais conexões cada vez mais sofisticadas e instantâneas. Por essa razão, o mundo tornou-se uma pequena aldeia, na medida em que os fatos são imediatamente de conhecimento de todos, independentemente de onde ocorram, mesmo nos locais mais distantes e inacessíveis.

Investigação - Do verbo latino “investigare”, seguir o rastro de, procurar, indagar com cuidado, inquirir, formado pelo prefixo “in”, para dentro, em direção de, e “vestigium”, planta ou sola dos pés de homens ou animais, rastro, pegada. Averiguação sistemática, inquirição, apuração, indagação; pesquisa ou estudo minucioso sobre alguma coisa, especialmente no campo científico ou artístico; conjunto de atividades e diligências com o objetivo de esclarecer fatos ou situações de direito.

Investigação criminal - Inquérito policial com o fim de levantar dados e provas para esclarecer crime ou delito.

Boca de siri - siri é manter segredo, ficar calado, manter silêncio sobre assunto combinado, não comentar com ninguém o que foi confiado em sigilo. O emprego da expressão deve-se à anatomia do siri. Sua boca é tão minúscula que, dificilmente, pode ser identificada a olho nu. Além disso, ele costuma segurar suas presas com as pernas e não com a boca. Nos tempos atuais, em que tudo é visto ou denunciado, será difícil manter algo em segredo, em absoluta segurança, até por que é difícil confiar em que supostamente promete fazer boca de siri. O segrego é algo que parece torturar a cabeça de quem o detém. De boca em boca, com a promessa firme de manter sigilo, o que era secreto acaba se tornado de conhecimento geral.

X-9 - A expressão X-9 é usada, na linguagem popular, como sinônimo de delator, de dedo-duro. Seu emprego é mais comum no meio urbano e na região Sudeste do Brasil, embora em processo de desuso. A origem mais provável deve estar relacionada a um antigo personagem de história em quadrinhos, criado nos Estados Unidos. Surgiu, em 1934, como publicação em tira de jornal, mantendo-se até o final do século passado. Inicialmente, sem nome, conhecido apenas como Secret Agent X-9, cumpria o papel simultâneo de detetive particular e de agente secreto que trabalhava para uma agência que também não tinha nome. Depois de 1940, recebeu o nome de “Phil Corrigan”, e sua agência era nada mais e nada menos que o FBI. Na sua atividade, infiltrava-se entre os contraventores para descobrir o seu "modus operandi". X, geralmente, é a representação de incógnita em operação matemática, de algo desconhecido, o X do problema. As aventuras do agente X-9 também foram publicadas no Brasil, a partir da década de 1940 até a década de 1970.
Sala de aula do professor argentino.

* Ari Riboldi, Professor e escritor
aririboldi@terra.com.br - Eis o link onde encontrei o texto aqui publicado: https://lproweb.procempa.com.br/.../pwmovel/cidadao.php...

gospistas e suas punições
NÃO FOI DESTA VEZ - NÃO SAIU AINDA A PENA DA BAURUENSE GOLPISTA PRESENTE NO 8 DE JANEIRO
Na manchete de hoje de uma das matérias publicadas pela revista Carta Capital: "Alexandre de Morares, do STF, volta a condenar mais seis pessoas pelo 8 de janeiro; vejas as penas":
https://www.cartacapital.com.br/.../moraes-vota-para.../...

das eleições na Argentina
EMOCIONANTE CARTA DE UM PROFESSOR ARGENTINO QUANDO SOUBE QUE MUITOS DE SEUS ALUNOS PODERIAM VOTAR EM JAVIER MILEI, O ULTRADIREITISTA PROPONDO DESTRUIR TUDO
Eis o link para ler matéria publicada no diário argentino Página 12, edição desta sexta, 17/10/2023: https://www.pagina12.com.ar/606838-carta-de-un-profesor-gay-a-sus-alumnos-que-votaron-a-milei

ainda dos reflexos de um guerra a envergonhar o mundo
ROUBEI DE MEU AMIGO JORNALISTA CURITIBANO RENÉ RUSCHEL -  Sempre louvável, não só poder ler, mas compartilhar algo referente a um verdadeiro, original, contundente e sempre preciso personagem destes nossos tempos, pelo viés da necessária resistência, Noam Chomsky:

e lá se foi a sede do Parquinho Futebol Clube nos altos do PVA
BAURU NAS PARADAS DE INSUCESSOS - TUDO CORRENDO COMO MÚSICA, DENTRO DA LEI
"A partir de uma decisão da juíza Elaine Storini Leone, da Vara da Fazenda Pública, a concessionária ViaRondon demoliu nesta quarta-feira (25) a sede social do Parquinho Futebol Clube, no Parque Vista Alegre. A concessionária havia entrado na Justiça com um pedido de reintegração de posse do terreno. O Parquinho é um conhecido clube do futebol amador de Bauru. A demolição foi divulgada pelos dirigentes do Parquinho, que reclamam da forma como os fatos ocorreram. Um decreto municipal do dia 18 de outubro deste ano, assinado pela prefeita @suellenrosim (PSD), autoriza o uso da área pela concessionária. No local onde estava a sede, a ViaRondon vai dar prosseguimento às obras das marginais da rodovia Marechal Rondon naquela região da cidade. No pedido feito à Justiça, a concessionária informou também, além do decreto que lhe dá a posse, que tem prazo até 20 de dezembro deste ano para terminar as obras, conforme contrato assinado com a Artesp, agência do governo estadual que regula os serviços de transpçorte público em São Paulo. A ViaRondon oferece ao Parquinho a construção de uma nova sede, em área que poderia ser doada pelo município", texto extraído da página oficial do Parquinho Futebol Clube.

Nas duas fotos aqui publicadas, primeiro, como sempre foi concorrido a utilização da sede do Parquinho, nos altos do PVA, Parque Vista Alegre, tendo do outro lado da rua a sede da escola de samba Cartola - e o que será feito de parte desta sede, uma vez, também na beirada da pista vicinal sendo ampliada? - derrubada pela ação das implacáveis máquinas - da Prefeitura ou da concessionária Via Rondon? - pondo fim em uma história, que quer queiram ou não, aconteceu por ali durante boas décadas. Existia a possibilidade de demolir parcialmente e se utilizar somente uma parte do terreno, mas aproveitaram as máquinas já ligadas e derrubaram tudo. Tudo tramitando de acordo com o prescrito na legislação vigente, como não poderia deixar de ser. Como bem disse, minha amiga Tatiana Calmon num post pelo Facebook sobre como o bloco carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto deve encarar isso tudo: "Acho que precisamos falar sobre a capacidade de destruição da prefeita... Derruba árvores, prédios históricos e agora a sede do Parquinho". Cai o pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário