domingo, 12 de novembro de 2023

UM LUGAR POR AÍ (174)


EM LENÇÓIS A PREFEITURA/CULTURA PROCURA AUTORES PARA PUBLICAR, EM BAURU FOGEM DELES
"Viva!!!! Mais um livro de Edson Fernandes!! Sou muito grato por compartilhar seus conhecimentos e pesquisas conosco!!! Parabéns!! Lençóes - vida e trabalho nos primeiros tempos. Bora conhecer mais sobre a terrinha!!", Nilceu Bernardo.

Nilceu é a cara mais expoente da Cultura da vizinha Lençóis Paulista, anos se posicionando e a demonstrar como se faz, com muita lucidez e clareza. Gente de ponta, destes que sabem o que faz e tem por atitude fazer e acontecer. Diferente de outros que gostam de aparecer e pouco ou nada fazem de concreto. Pois bem, vi essa foto dele com o amigo historiador Edson Fernandes, este com laços indissolúveis aqui com Bauru e lá, com Lençóis. Li o que publicou e me encantei. Faço contato pela publicação e digo querer o livro, com temática histórica dos primórdios daquela cidade.

Não demorou nada e o Edson faz contato. Ele, como sempre, um gentleman, me traz aqui em casa um exemplar. Digo querer pagar e ele me esclarece tudo sido impresso pela Secretaria de Cultura de Lençóis, dentro do evento cultural anual, o FILLP - Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista. Daí me explica, ter sido procurado pelo pessoal da Cultura, já tinha o texto do livro praticamente pronto, fez uma breve revisão e tudo foi bancado, pois existe a necessidade anual de lançar novos livros, tendo como tema central a história da cidade.

Fico encantado com o que ouço e, confesso, não parei mais de pensar e comparar com o que existe hoje em Bauru, numa decrepitude dessas de ladeira abaixo, sem possibilidade de retorno, pelo menos enquanto perdurar essa administração fundamentalista e excludente. Por aqui, o Teatro Municipal batendo records de permanência fechado e lá em Lençóis, tudo aberto e a cada semana uma programação diferenciada, com Cultura de fato. Nesta semana, além do Festival do Livro, Zezé Motta, como atração principal da festa. Por aqui, só nhaca e se deixar, preenchem tudo com atrações de gosto duvidoso e gospel.

É pra chorar. Por outro lado, muito me alegra ver o que acontece em Lençóis e olha que, a administração local não é o que se pode denominar de progressista, mas pelo menos, existe uma continuidade de na Cultura, permitir uma livre iniciativa, mantendo o nome de Cidade do Livro e suas possibilidades. Na comparação, dá vontade de chorar. Aqui em Bauru, o ato mais auspicioso dos hoje na Cultura foi o de fechar a maioria das bibliotecas ramais, colocando todo o acervo em locais desconhecidos por todos. Não existe incentivo nenhum para leitura e também, não existe pessoas interessadas em livros nos cargos de chefia. Desta forma, tudo segue o pregado pela chefa do Executivo.

Espio o livro do Edson e na capa a logo do Governo Municipal e da Secretaria de Cultura. O período abordado é o dos seus primórdios, 1851/1914 e pelo que já li, muita coisa similar com os acontecimentos no mesmo período em Bauru. Não que nada tenha saído por aqui, pois tem muita coisa publicada, mas tudo de forma particular, com seus autores se desdobrando para conseguir patrocínio e quetais. São diferentes formas do trato com a Cultura. O que dizer de uma cidade, que neste momento, com R$ 2.800 milhões disponíveis dentro da Lei Paulo Gustavo, não publicou nem sequer o edital, com prazo final batendo em suas portas. Por outro lado, o sectário, ops, digo Secretário de Cultura posa para fotos em eventos da Arco e na capa dos carnês do IPTU, participa de podcasts onde não aborda o assunto de forma séria, sempre todo sorridente, como se nada estivesse acontecendo. Estamos realmente no fundo do poço, mas fico feliz, pois vejo que em Lençóis não deixaram a peteca cair. Parabéns efusivos para o Nilceu e o Edson, dois baluartes da terra de Orígenes Lessa.

Ontem, começo da noite postei este título abaixo, com a reprodução do banner do show maior do evento da FILLP e abaixo posto um comentário recebido, muito pertinente:
ADORARIA ESTAR NESTE MOMENTO EM LENÇÓIS PAULISTA ASSISTINDO SHOW DE ZEZÉ MOTTA
"Aliás e o nosso Teatro Celina Lourdes Alves Neves ?
De vez em quando a Prefeita Suéllen Rosim faz live lá falando das cadeiras, das cortinas, da pintura... será que NINGUÉM avisou a Prefeita que quando forem mexer no AR CONDICIONADO (ela a TRÊS ANOS diz que está em licitação...), vão ter que QUEBRAR MUITO do que já FOI feito ? A INFRAESTRUTURA (AR CONDICIONADO, FIAÇÃO, SONORIZAÇÃO...) tem que ser feita primeiro...
Espero que não repitam MAIS UMA VEZ A ASSINATURA DO ATESTADO DE NEGLIGÊNCIA E INCOMPETÊNCIA, JUNTAS!", Coaracy Domingues.


FOFOCA
TERIA A ALCAIDE RECONQUISTADO SUA BASE NA CÂMARA?
Circulou durante o dia todo de ontem, sexta, 10/11, na mais famosa rede de informações da cidade, a Rádio Peão, que a atual alcaide bauruense Suéllen Rosim, após o revés na votação da CEI das Contrapartidas, quando sua base dre apoio - conquistada não se sabe como - se rebelou, parte dela, votando contra os interesses dela. Foi algo monumental, diante de demonstrações anteriores de força, ou seja, algo ocorreu e abalou as estruturas do poder municipal.

E o que teria acontecido depois disso? Então, na Rádio Peão, comenta-se de forma explícita, até com detalhes escabrosos, de que a base já foi devidamente recomposta e na próxima votação, a da finalização da CEI Palavra Cantada, tal desgarramento de manada não mais ocorrerá e tudo seguirá o curso natural do rio, como até então estávamos acostumados a observar. Ouvi pelas ondas dessa rádio que, ela, a alcaide teve um trabalhão danado por estes dias e depois de muito "sangue, suor e lágrimas", conseguiu chegar a um bom senso entre seus seguidores e vereadores que lhe prestam apoio.

Tudo poderá ser comprovado na próxima segunda, na votação do Palavra Cantada. Neste dia veremos se a rádio Peão possui mesmo informações privilegiadas e repassa informações qualificadas ou se tudo não passou de mera especulação e a derrocada da alcaide continue em franca evidência - e decadência. Portanto, muito aguardada a próxima sessão da Câmara dos Vereadores de Bauru, quando teremos a nítida noção do que ocorreu nestes últimos dias nos bastidores da política nativa.

Eu, na qualidade de observador atento, ainda acredito e muito no que ouço da Rádio Peão. E você? E se depois da votação de segunda, for confirmado o previsto pelas ondas dessa rádio, daí sim, seria o caso de se averiguar como se processou e se deu essa reviravolta em tão curto espaço de tempo. Tudo ainda são meras conjecturas, porém, preocupantes...

COMO É A AÇÃO DOS JUDEUS COM QUEM É CONTRA A BESTIALIDADE FEITA POR ELES EM GAZA - ROGER WATERS TEM SEUS HOTÉIS CANCELADOS EM BUENOS AIRES, PARA ELE NÃO EXISTE VAGAS
A situação na Faixa de Gaza e a postura do músico perante a situação previam um clima tenso durante a visita de Roger Waters. Em seus shows, declarações e postagens nas redes, o músico que se apresentará no River nos dias 21 e 22, exige que “o genocídio em Gaza seja detido”. Em comunicação exclusiva com a PáginaI12, Waters informou que suas reservas em hotéis de Buenos Aires foram canceladas com desculpas estranhas. “Cancelaram minhas reservas no Hotel Faena e no Hotel Alvear. “Eles não têm espaço”, disse ele de San Pablo, onde se apresentará hoje e amanhã. “No Faena disseram-nos que estavam a cancelar a reserva porque o quarto estava a ser remodelado”, continuou. “Ha, porra, ha! Este é o lobby de Israel dando todo o seu peso. É patético. No Alvear confirmaram uma reserva de dez quartos de 13 a 22 de novembro esta manhã e depois, à tarde, também cancelaram.”

Leia a matéria inteira: https://www.pagina12.com.ar/615438-cancelaron-las...
Texto publicado ontem no diário argentino Página 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário