quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (190)


A MELHOR EXPLICAÇÃO PARA TUDO O QUE ESTÁ EM CURSO SOBRE RECURSOS LEI PAULO GUSTAVO EM BAURU QUEM DEU FOI O JOSÉ VINAGRE
Publico o tal do projeto lei que a Prefeitura - entenda-se Suellen Rosin - deveria ter protocolado na segunda, 5/2 até 10h30 na Câmara de Vereadores e não o fez. Na sequência a barafunda explicada em detalhes pelo José Vinagre:

"É o seguinte. Pra usar o recurso da Lei Paulo Gustavo, ele precisa estar previsto no Orçamento. Como virou o ano de 2023 para 2024, precisa fazer uma lei de adequação orçamentária esser ano, aprovada na Câmara pra que o recurso possa ser usado este ano. Ano passado foi feita essa lei de adequação, referente ao exercício de 2023, tudo certo. Qual o problema nisso: está uma disputa muito grande, inclusive com forçação de barra de aprovação na Câmara daquele projeto de concessão do esgoto do DAE, no valor de R$ 3 bilhões e meio. Este projeto a Prefeitura entrou com pedido de urgência. O que acontece? Quando você faz um pedido de urgência, você tranca a pauta da Câmara para qualquer outro projeto que seja votado. Havia um compromisso da administração de mandar a Lei de LPG logo na primeira sessão do Legislativo. Apesar do compromisso assumido eles não amndara, Essa última sessão foi agora na asegunda, 05/02. Resultado, a partir da próxima sessão legislativa a pauta está trancada e não há mais tempo hábil, porque o projeto precisa ser lido numa sessão e votado em outra, numa segunda sessão. Vai ter só mais uma sessão legislativa antes do trancamento de pauta. Agora, sabe-se derus quando que a Lei de Adequação Orçamentária será votada para poder usar os recusos da LPG. O prazo pra execução da LPG é até o final do ano. A execução é o empenho dos recursos para utilização dos beneficiários. Isso tem até o final do ano. No mínimo o que vai acontecer é que a execução dos projetos será atingida diretamente, porque todos terão um prazo ainda menor para fazer com que cada projeto seja executado. Mas existe um compromisso de empenho dos secretários, chefe de gabinete e todos os vereadores estão bem ligados no assunto, vamos ver se a gente ainda tem uma solução. A solução que acho a mais rápida, a que a Suéllen não deve fazer é tirar a urgência de votação na lei da concessão do esgoto. É mais ou menos isso. Uma confusão muito grande".
HPA, pela transcrição de algo publicado num grupo de discussão sobre o assunto.


posicionamento explícito
O "TOMATE" CARREGA NO OMBRO DUAS BANDEIRAS
A estampa frontal do Tomate 2024 é conhecida por todos, arte do Fernandão Dias para "No Templo das Perdições". Até ano passado nos ombros um arco íris do LGBTQNPIA+. Neste ano, mantivemos essa bandeira num dos ombros e no outro, a bandeira da Palestina. Creio não ser necessário explicitar dos motivos dessas duas bandeiras estar em nossos ombros. O Bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto sempre agiu desta forma e jeito. Suas causas são públicas e sempre estarão expostas. Incorporar a defesa da causa palestina foi objeto de discussão dos temas abordados, isso desde dezembro 2023 e aceito por unanimidade. O Tomate mostra a que veio, de todas as formas e jeitos.

a tomateira do dia
ENXERGANDO O ÓBVIO ULULANTE
"Num desabafo!! Ontem domingo, desci até a feira, coisa que faço raramente ( do rolo ) e atravessando o calcadão, que decepção, uma loja aberta e na rua Primeiro , antes da Gustavo , tbm outra loja aberta , e eu na minha ignorância comercial me perguntei; onde está a fiscalização dessa PMB - Prefeitura Municipal de Bauru? Onde estão os direitos de funcionários, de descansarem no sagrado domingo? Onde, por favor me respondam onde? Nossa cidade, se tornou terra de ninguém!! , ou melhor , terra de empresários, que só pensam em si, os funcionários que se lasquem, neh ?? E com a ajuda dessa imprefeita, tá tudo bem neh ?? Cadê os srs"Edis" , que nao fiscalizam esse setor , cadê vcs srs vereadores , cadê? Ano eleitoral , e só estão pensando em reeleição neh ?? Querem continuar a matarem, no erário público, e o povo que se exploração!! Que pena !! Entra ano , sai ano , e tudo continua na mesmice !! Acorda povo !!", servidora pública municipal Marlene Rosa.

Primeiro o texto sobre essa inveterada juramentada tomateira e agra algo mais. Ela foi telefonista da Prefeitura uma vida inteira e há 12 anos aposentada. Durante um tempo esteve na direção do Clube dos Servidores e sempre se mostrou atenta, principalmente como se vê em seu texto com o dia a dia do trabalhador. Sensível até não mais poder, continua a mesma, atenta a tudo ao seu lado e neste momento, após tomar conhecimento da temática escolhida pelo bloco do Tomate, esquece de suas dores e pede para cai na folia - algo prontamente aceito por tudo, todas e todos no bloco.

Sua participação não é de hoje, pois já o fez anos atrás e sempre se manteve na espreita, pronta pra voltar. Agora o faz com toda pompa, trazendo consigo sua irmã de coração, Zezé Simão, essa em sua primeira participação efetiva, descendo o Calçadão na manhã do próximo sábado. O Tomate está recheado de história de abnegados e bons observadores da vida urbana bauruense. Venha festar e protestar conosco no próximo sábado, 10/2, 12h. Sua história tem que estar contida no meio de tantas outras e também queremos contá-la.

O TOMATE TENTA, MAS...
Não queremos nada do poder público municipal.
Só pedimos duas coisas.
Que a realeza desça conosco.
Este ano nos negaram isso. "Eles estarão cansados pelos demais compromissos", foi o que ouvi.
Porém, até hoje, este o primeiro ano negado. E a administração é a de Suéllen Rosin.
Queríamos descer o Calçadão com som automotivo. Até agora, quarta, sem resposta.
O Tomate não se intimida e desce assim mesmo, mas bota a boca no trombone.
Sábado, 10/2, 12h desceremos o Calçadão com " No Templo das Perdições".
HPA, pelos tomateiros de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário