sexta-feira, 19 de abril de 2024

COMENTÁRIO QUALQUER (248)


PT BAURU E SUA PRÉ-CANDIDATURA NAS RUAS
JC, edição de hoje, mencionando algo das legendas em busca de candidaturas para enfrentar su essão da alcaide e a do PT já circulando pela aí.
Momento de união em busca de projeto realmente transformador para cidade de Bauru.

ARTE RECOLHIDA NA ENTREGA DO MAFUÁ - MORO MITO MINTO MUITO
Quando vendi o Mafuá, muita coisa carreguei as pressas. Acumulador assumido, ia deixando tudo para o último dia. No rescaldo final eis que me deparo com algo deixado por lá pelo ex-inquilino, o poeta Fabio Vieira DE Alencar , que havia se mudando para Sampa meses antes. Alguns livros e escritos, molhados e mofados, o descarte, mas para essa folha, submersa no meio de tanta coisa, achei por bem resgatá-la e guardar, pois desde o início, vi nela uma obra de imenso valor. Nela o traço do artista, mas muito mais que isso, tudo feito a bico de pena, provavelmente uma caneta Bic e a envolver tudo, uma poesia dessas merecedoras de premiação. Além do resgate, hoje ela enobrece meu espaço, por estar, como outras tantas, fixadas pelas paredes e portas lá do Mafuá Dois, onde continuarei juntando algo desta natureza, valor inestimável.

Fábio foi uma dessas pessoas a passar por Bauru como um raio. Veio, gostou e ficou. Tentou aqui, ali e acolá ir,se virando, só resolvendo pela despedida da cidade, quando portas e mais portas se fecharam e tudo se complicou muito com o fim da pandemia e empregadores destes tempos, fazendo com que a pessoa trabalhe como vendedor, mas só lhe pagando comissões, nunca salário fixo e digno, isso sem contar, que carteira de trabalho assinada, nem pensar. Ele bateu asas e foi tentar a vida ao lado da mulher amada na capital paulista e pelas notícias, tudo bem, tudo caminhando e ele, além de estar gostando dos descaminhos paulistanos, novamente sorrindo para a vida. Deixou pra cidade um livro aqui escrito, o seu primeiro.

Já deste trite personagem da vida brasileira, Sergio Moro, uma pena ainda não ter sido cassado - nem preso. O cara foi muito mais do que um péssimo juiz, tendencioso, diria mesmo criminoso, pois além de tudo, foi a peça principal na quebradeira de empreiteiras brasileiras. Moro sacaneou em todos os lugares por onde passou e sua história é uma das mais representativas do rebaixamento moral do país desde o golpe de 2026, o que tirou Dilma do poder e ascendeu Bolsonaro - que hoje, o renega e o menospreza. Ou seja, nem o mentor da bazófia brasileira gosta dele. Merece muito pagar por seus atos e ainda terá um julgamento pela frente, provavelmente cassando seu mandato e tirando-lhe a imunidade para julgamentos futuros. Foi divinal ouvir do juiz do STF, Gilmar Mendes, quando procurado por Moro para lhe facilitar a vida: "Você faltou muito as aulas Sérgio. Aproveite que está no Senado, estude um pouco. A biblioteca da Casa é ótima".
Fábio pegou bem toda a sordidez e perversidade do Moro no desenho aqui publicado.

A SITUAÇÃO DO PRESO POLÍTICO JORGE GLAS, RETIRADO DA EMBAIXADA MEXICANA NO EQUADOR É DESESPERADORA
Ex-vice-presidente de Correa busca apoio internacional
“Estou na pior prisão do país e em greve de fome”: carta de Jorge Glas a Lula, Petro e López Obrador.

O ex-presidente colombiano Ernesto Samper confirmou que entregou aos líderes do México, Brasil e Colômbia cartas manuscritas de Jorge Glas , ex-vice-presidente do Equador, nas quais pede ajuda e garante que está na "pior prisão" do seu país .
As cartas divulgadas por Samper são manuscritas e indicam que foram feitas às pressas. Todos têm o mesmo órgão e são dirigidos aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Andrés Manuel López Obrador (México) e Gustavo Petro (Colômbia), bem como à chanceler mexicana, Alicia Bárcena.
"Senhor presidente, sou Jorge Glas, ex-vice-presidente do Rafael (Correa). Estou preso novamente, ajude-me", afirmou na carta dirigida a Lula, na qual acrescentava que "só a pressão internacional pode ajudar". E concluiu dizendo: “Estou na pior prisão do país e em greve de fome”.
Anteriormente, López Obrador prometeu “cuidar” da saúde e proteger Glas , que foi vice-presidente entre 2013 e 2017 e cuja prisão na embaixada mexicana em Quito , onde a polícia equatoriana entrou à força em 5 de abril, desencadeou uma crise diplomática e econômica. levou o México a romper relações com o Equador.
“Sim, o que ele está pedindo e, com certeza, o Ministério das Relações Exteriores (SRE) vai estabelecer comunicação com o Itamaraty no Brasil, na Bolívia, com outros países para cuidar da saúde de Glas e resolver sua proteção, seu direito de asilo (que lhe foi concedido pelo país norte-americano)", disse AMLO.
O chefe de Estado mexicano comentou em sua coletiva de imprensa matinal que durante a reunião da última terça-feira entre ministros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada de forma extraordinária pela presidente de Honduras, Xiomara Castro, foi "amplamente" discutida . "Tema de Glas.
Sobre este caso, Petro disse na terça-feira passada que Equador e Israel estão “apertando as mãos na competição pela barbárie ”, em referência à violação da embaixada mexicana em Quito, e indicou que apoiará aquele país na sua queixa ao Tribunal Internacional. da Justiça (CIJ).

A reivindicação do México na CIJ
López Obrador confirmou que continua firme a decisão da Corte Internacional de Justiça de resolver a ação judicial que o México moveu pelo ocorrido no Equador. “O que queremos é que o Tribunal Internacional de Justiça resolva, porque houve uma violação flagrante da nossa soberania e do direito internacional”, insistiu.
Nesse sentido, reafirmou que a resolução da situação de Glas não impedirá a sua queixa perante o TIJ. “Isso não vai impedir a nossa reclamação. Quer dizer, são coisas diferentes. Já recorremos ao tribunal internacional de justiça e vamos pedir que as autoridades, o Governo do Equador, sejam sancionados”, concluiu.
Eis o link: https://www.pagina12.com.ar/730258-estoy-en-la-peor.... Texto publicado na edição de hoje do diário argentino Página 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário