domingo, 5 de maio de 2024

BAURU POR AÍ (227)


PT BAURU VAI DE CANDIDATURA PRÓPRIA NO PRÓXIMO PLEITO MUNICIPAL, ESSA A DECISÃO DE REUNIÃO AMPLIADA NA MANHÃ DESTE DOMINGO
Em reunião ampliada na manhã de hoje, o PT - Partido dos Trabalhadores Bauru, decide por regime de aclamação optar pela Candidatura Própria no próximo pleito. A votação não ocorreu sem alguns contratempos. Como a composição do DM – Diretório Municipal está praticamente dividida em sua composição, 50% de ambos os lados, um dos lados, o tendo como liderança a vereadora Estela Almagro, apresenta novos nomes em substituição aos seus anteriormente cadastrados, mas isso exatamente às 10h45, com a reunião em andamento. O documento foi protocolado, mas era impossível permitir que os mesmos votassem, até pelo motivo de analisar algumas trocas, de pessoas ali presentes. O impasse era quem poderia ter direito a voto, o grupo legalmente constituído para tanto ou o com os nomes indicados na data de hoje. Diante do impasse, o presidente do PT Claudio Lago, de forma muito sensata, verificando que em ambas composições ocorreria a aprovação, sugere que tudo ocorra por aclamação. Acatado por todos os presentes, sem nenhuma contestação, a votação ocorre e assim, o PT Bauru decide que, no próximo pleito terá candidatura própria na cidade.

Pelo adiantado da hora, mais de 12h30, essa foi a única decisão tomada na manhã de hoje. Como próximo passo, decisão também referendada por todos, os prováveis candidatos terão até a próxima sexta-feira, 10/05, para apresentação de seus nomes. Na sequência, seguindo os trâmites normais, prazos e outra reunião, para oficializar um nome, por consenso ou jogando a decisão para outra instância partidária. Nenhum nome foi hoje sugerido. Importante salientar a importância do PT nas próximas eleições, por ser detentor do maior tempo de rádio/TV, algo sempre motivador de aproximações variadas e múltiplas. Num outro momento da reunião foi solicitado entre os presentes, a todos com intenção de se candidatarem à vereança que fosse feito breve apresentação, 3 minutos cada. Desta forma, tivemos nove apresentações, 5 homens e 4 mulheres, sem contar a de Estela Almagro, desnecessária no momento, pois consenso no partido sua tentativa de reeleição.

Foi uma participação recorde dentre as últimas reuniões realizadas pelo partido, refletindo o momento auspicioso e de grande interesse na necessidade de transformação dos rumos administrativos na cidade de Bauru. Todos foram alertados para o curto prazo pela frente para as definições a serem tomadas e pelo visto, agendamentos sugeridos, elas devem ocorrer até o final deste mês. Claudio Lago ao final da reunião ampliada se mostrou satisfeito com os rumos do definido e demonstrando sua satisfação por ter conseguido conduzir a reunião sem grandes altercações, conclui: “Tudo isso reflete o bom momento do PT na cidade. Ouvi dias atrás, que desde muito tempo não tínhamos intensa movimentação positiva dentro do PT como neste momento. Aqui, todos possuem seus espaços, garantidos desde sempre. Saímos dessa reunião convictos de que, prevalecerá o diálogo para chegarmos num denominar comum. O primeiro passo foi dado hoje”.

Tudo o mais é especulação. O nome do atual presidente, Claudio Lago é um dos prováveis candidatos, já praticamente referendado para a disputa e pelo que foi sugerido na reunião, a servidora pública municipal, Iara Costa, até fevereiro membro do Podemos e desde então, filiada ao PT, exatamente pelo grupo ligado à vereadora Estela Almagro. Ficou assim entendido, pois poderia ter se pronunciado como candidata à vereança e não o fez. Ressalta-se que, a candidatura de consenso do PT em Bauru, novamente iria privilegiar, como ocorrido tantas vezes anteriormente, seria a de uma mulher, Estela Almagro. Diante de sua recusa, optando por concorrer à reeleição como vereadora, um nome foi lançado e já está nas ruas, Claudio Lago e hoje, ainda aguardando confirmação, o de Iara Costa. E desta forma e jeito, o conclamado acordo realizado pela Federação dos partidos, PT/PCdoB/PV, tendo o nome do ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta como cabeça de chapa não obteve aprovação dos membros do partido.

Obs.: Dentre os presentes, nove pessoas se apresentaram como prováveis candidatos à vereança. São eles, pela ordem de apresentação e fala: Rafael Schiavo do Hip Hop, borracheira Heloísa Roque, profa Regina Estela, Vinícius Souza, oriundo de Santa Cruz do Rio Pardo, costureira Rita de Cássia, advogado Jorge Moura, Marcinho do MSLT, Claudinho da Construção Civil e Ana Cristina da Saúde. Dentro da composição proposta pela Federação, fica assim distribuído a quantidade de candidatos: 13 para o PT, 6 para o PV e 3 para o PCdoB. Outros nomes, não presentes são cogitados.
HPA

OUTROS DOIS TEXTOS SOBRE A MESMA REUNIÃO
1 - De Carona na Política - PT DE BAURU DEFINE CANDIDATURA PRÓPRIA
Reunião ampliada do Diretório Municipal do PT Bauru definiu por aclamação a candidatura própria para a disputa da eleição municipal deste ano em Bauru. A decisão partidária se reafirma em contrapartida à proposta do PV e do PC do B (integrantes da Federação) da candidatura do ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PV).

O processo interno segue com o DM promovendo novo encontro para apresentação de nomes de pré-candidatos e pré-candidatas a prefeito ou prefeita. A reunião será na sexta-feira, dia 17, a partir das 19h, na rua Monsenhor Claro, n⁰ 5-31, Centro.

O presidentente do partido em Bauru Cláudio Lago é um dos pré-candidatos na disputa interna. Um dos nomes cogitados é da recém-filiada ao PT Iara Costa, ex-Podemos.
A reunião ampliada teve participação de cerca de 100 pessoas entre militantes petistas e membros do Diretório. Se definiu uma comissão para que os interessados apresentem seus nomes para a formação da chapa de vereadores com 13 vagas para o PT. Essa composição respeita a Federação, formada com 6 vagas para o PV e 3 para PC do B.
A militância já teve uma prévia das caras novas e alguns conhecidos que fizeram uma rápida apresentação para concorrer a uma das 21 cadeiras da Câmara.
Jornalista Ricardo Santana

2 - PT DIVERGE SOBRE NOMES DO DIRETÓRIO
Presidente Claudio Lago mantém nome para candidatura própria e questiona documento com 22 assinaturas pró-Iara Costa. Indicação será até dia 17 de maio. Reunião discute Gazzetta, mas opta por nome próprio. Partido repete histórico de divergência em Bauru...
NOTA do jornalista Nélson Gonçalves, coluna Contratempo.

outra coisa
NADA COMO SAIR DE UMA ACALORADA DISCUSSÃO E ADENTRAR UM CINEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário