UMA CARTA (37) e DICA DE LEITURA (46)
ESTAÇÃO, CENTRO, BOULEVARD, PORÉM...
“Gostei do projeto apresentado pelo Jornal da Cidade em sua edição de domingo último e das repercussões na edição de segunda. Tudo muito bonito, a cidade unida em torno de um objetivo comum, a revitalização do seu centro velho e o seu mais importante prédio histórico, a Estação da NOB. Porém, algo me chocou e parece ter passado despercebido pelos autores do projeto. Ao fundo da estação uma imensa área verde sem os trilhos. Não consigo imaginar aquele espaço sem os trilhos. Isso destoa, pois cheguei a ouvir do próprio Roque Ferreira da possibilidade do uso da terceira plataforma para chegada de trens, principalmente os do Projeto Ferrovia para Todos. A integração da estação, com a possibilidade de sua utilização com algo a reviver o passado grandioso da cidade, devem garantir a permanência de algumas linhas de trem no local. Acredito que esse projeto inicial, se não contemplou isso, não foi porque as linhas serão retiradas, mas sim por um lapso. Pensemos nisso e também numa forma a garantir um restauro completo da parte térrea da estação, sem a ocorrência de interferências esdrúxulas na parte arquitetônica do imóvel, afinal ela permanecerá no nosso imaginário, para sempre, como uma estação ferroviária”.
A carta publicada no Jornal da Cidade, edição de ontem, 03/11, de minha autoria é sobre algo grandioso apresentado pelo jornal em sua edição do último domingo. Um projeto gráfico do arquiteto Fernando Galllo, com uma proposta de revitalização total da região deteriorada no entorno na Estação da NOB, quase adquirida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Bauru. A idéia é boa, mas entendo mais do que necessário à permanência dos trilhos, dentro da estação e na sua lateral (a terceira plataforma). A preocupação também está na forma como será conduzido o trabalho de restauro e a concepção de que tudo ali precisa ter viabilidade mais comercial do que histórica. Conciliar isso, com resguardo da importância preservacionista do prédio é primordial. Semanas atrás ouvi de alguém ligado à atual administração: “Esse é o terminal de ônibus urbano que precisamos”. Isso é mais do que loucura, pura viagem alucinógena. Entendo que o prédio num todo, nunca mais voltaria a ter a sua antiga utilização, nos moldes do passado e pensando no futuro, a solução encontrada é excelente. O térreo sim, merece um cuidado mais do que especial. Fiquemos atentos. Quanto aos trens, afirmo que eles voltarão, se não por bem, mas por mal, pois será praticamente inviável a chegada em São Paulo via rodovias daqui a alguns anos. O trem voltará a ser a única solução possível. Eles voltarão, acredite.
Falando em trens. Dou aqui uma dica de leitura. Pela segunda vez, a editora Duetto colocou nas bancas, em seis fascículos quinzenais, a coleção “Caminhos do Trem – Apogeu, Decadência e Retomada da Ferrovia no Brasil”. Final de outubro comprei o 6º fascículo e indico para os que perderam, o acesso ao site: http://www.historiaviva.com.br/. Trabalho de primeira, com uma ampla visão de nossas ferrovias, o ontem, o hoje e o amanhã. Embarquei nessa fascinante viagem férrea e algo a nos emocionar, ela cita Bauru em vários momentos. Primeiro em texto do professor Nilson Ghirardello, com fotos lindíssimas e históricas de nossa estação da NOB, dos galpões e de muitos ferroviários em plena atividade. Cada embalagem, em formato grande, acaba se transformando num belo poster, todos com belos temas férreos. Lendo isso, não dá para dissociar a revitalização da estação sem os trilhos, pois seria a mesma coisa que uma boca banguela.
Sobre a matéria caro Henrique, você mais do que ninguém conhece nossas posições sobre o assunto. Durante 4 anos em que esteve na Sec. de Cultura pode acompanhar todas as discussões em relação ao prédio da NOB, no qual temos a estação ferroviária.
ResponderExcluirSabe que a linha três é operacional, e ela será mantida, pois esta foi uma das preocupações da entidade sindical sempre em todo este processo.
Não podemos proibir as pessoas de proporem e se manifestarem sobre o tema, mesmo que a maioria fale sem conhecimento de toda situação.
A ferrovia para os autênticos ferroviários não só trilhos e memória, são lutas, repressão, combate, sonhos, vitóris e derrotas.
Lutas, como todas que foram travadas contra as privatizações, cujo resultado mais acabado se ergue na praça Machado de Melo.
Muitos que hoje emitem opiniões, foram a favor das privatizações e outros se omitiram. Outros se aliaram aos que patrocinarm este crime de lesa pátria. Nós continuamos o combate, inclusiver contra as políticas do governo de coalização de Lula, que foi uem desferiu o golpe mortal editando a MP de extinção da RFFSA. Agora anuncia a construção da rodovia boiceânica ligando Santos aos portos do Chile. Se esqueceu que temos esta ligação pronta por ferrovia. Continuamos nossa luta pela reestatização das ferrovias, por um novo plao nacional de viação, pela volta dos trens dos passageiros. A ferrovia para nós é viva. Vamos em frente que o país TREM JEITO.
Caro Henrique,
ResponderExcluirFoi um prazer receber sua correspondência. Vamos partilhar seu blog com leitores, é claro.
Grande abraço e obrigada pela gentileza,
REDAÇÃO DE HISTÓRIA VIVA
Visite nosso site (www.historiaviva.com.br)
Participe da Comunidade História Viva no Orkut
Camarada Henrique, tudo isso é mais uma ilusão colocada ao nosso povo. há vários pontos que precisam ser vistos. Esse papo de revitalização, desenvolve bauru e bla bla bla, já conhecemos há tempos, sempre conversinhas bonitas dos que sempre mandaram na cidade mas o interesse é sempre no quanto esses poucos podem se dar bem com essa area da cidade.
ResponderExcluirDizer que Bauru está unida, o povo apoia, estão todos juntos pela cidade, isso tudo é papo furado, que tenham a coragem de ver a quantas anda o nosso sofrido e explorado povo.
Quem ganha com essa "revitalização", o povo ou um bandinho de sempre???
Revitalizar a humanidade isso alguem dessa turma quer??
A chance daquela area virar um elefante branco da prefeitura e acabar sendo explorada pela iniciativa privada é enorme, a situação da prefeitura está tão boa para carregar isso adiante??
Qual a necessidade de a camara mudar de sede?? Atendeu os interesses de quem?? Pois afinal o predio da camara está otimo para o que fazem lá dentro, talvez até o espaço do banheiro publico da praça rui barbosa fosse suficiente para tamanhas cagadas que nos acostumamos a ver.
Será que todos pensam que futuras obras não teriam o vicio de nosso sistema do sempre presente superfaturamento??
Infelizmente ferrovia ficou no interesse de saudosistas como nós, não podemos nos iludir que isso vai mudar porque não é interesse dos que coordenam nossa sociedade, tudo o que pensam é como revitalizar um espaço para um louco consumo, para alguem lucrar em cima dos trabalhadores que iludidos vão gastar o seu para depois ainda se complicarem com juros e juros ao mes de algo que custou 50.
Esse papo de boulevard, que boulevard porra nenhuma, revitalizem a vida das pessoas que estão jogadas como lixo nos pessimos hospitais, escolas, ruas.
É tudo papo politico e interesseiro de um setor de nossa cidade.
É assim que nosso sistema age e se não existe mais estrutura para lutar não vamos ficar vendendo ilusões ainda mais com juros altos.
Não se muda nada dentro das regras deles, visto como o Lula em nome da tal governabilidade dentro do sistema se faz de coalizões com podreras para seguir adiante, em Bauru é a mesma coisa, ou será que o PMDB aqui é outro?? Nãoooo, a bagunça está instalada no governo de bananas.
Iseridos no sistema até os mais radicais passam a engulir sapos.
Marcos Paulo "Stalin III"
Mov. Comunismo em Ação
Caro Henrique
ResponderExcluirGosto de vce de seu blog, mas tem coisas que não consigo entender em ti. Vc dá espaço e tem uma relação proxima e de admiração a esse tal de Marcos paulo que só sabe defender tumores que corroem o mundo como um cancer.
Pior é o idiota ter a cara de pau de assinar como stalin e pior ainda é saber que tem macacos que seguem ainda essas bobagens de ditadorzinhos em plena era democratica.
Sinceramente tem hora que não consigo entender certos gostos seus.
MEU CARO ÚLTIMO ANÔNIMO (A):
ResponderExcluirO espaço aqui é franqueado a todos, inclusive aos anônimos,que não assinam seus posts. Marcos possui a coragem de colocar e possuir um opinião diferente das demais, assina, coloca a cara à tapa e o faz para demonstrar como devem ser as coisas, com opiniões postadas gerando debate. Estar ao lado dele ou não é outra questão. Marcos é assim e tenta nos fazer ver, a todo instante, do quanto nosso mundo é injusto e cruel com os miseráveis e o povo de um modo geral. Mostra uma alternativa e pela forma como o faz, não tenho como cercear o seu direito.
Entenda o porque do motivo dele utilizar Stalin III em seus posts. Ele me explicou sobre isso outro dia. Stálin I todos conhecemos, foi o governando da URSS durante anos (não nos esqueçamos nunca que na 2ª Grande Guerra, só venceram a Alemanha pela participação decisiva das tropas soviéticas e não as dos EUA - Isso é história). Stálin II é como se intitulava Che Guevara em alguns dos seus textos. Ele está dando a sequência e assinando com o III.
Acho mais pertinente debatermos o que ele expõe do que criticar sua pessoa. Se existe realmente algo de tão detestável em suas opiniões, que seja demonstrado isso em respostas ao que escreveu. Acho muito mais coerente proceder dessa forma, do que desqualificá-lo, sem ao menos tentar responder algumas de suas indagações.
Digo sempre aqui, "sou a fovor do diálogo, à exaustão". E assim deve ser. O convencimento só ocorre quando alguém me dobra no campo das idéias.
No mais, Marcos é uma valorosa pessoa, autêntica e única.
Henrique, direto do mafuá