quinta-feira, 13 de junho de 2024

ALFINETADA (241)


AS PENÚLTIMAS, ÚLTIMAS E AS PRÓXIMAS – NOTAS INTERNAS, PORÉM PÚBLICAS DO PT BAURU
“O Senhor Clodoaldo Gazzetta cuidou de fazer uma trajetória política para ser o bom moço a serviço da direita cheirosinha e seus interesses de lacaios do imperialismo norte-americano. Que ele tenha querido encaminhar a Prefeitura para as privatizações do patrimônio público não é casual, mas é constitutivo estrutural da sua ação política. É preciso ficar claro quem está tentando enfiar goela abaixo da militância de esquerda tal excrescência.
(...)
Esse tipo de "articulação" tem que ter vários envolvidos, tanto daqui quanto das instâncias estadual e/ou nacional da Federação. Como militante de base, chegará a hora de saber quem está vendendo a ideologia do PT a troco de sabe-se lá quais interesses contrários à classe trabalhadora. Quem quiser defender o Gazzetta como "alternativa" para Bauru que não fique escamoteando: está defendendo o neoliberalismo. É o mesmo que defender a Suellen, com a diferença que ela não esconde a natureza de sua política”, textos enxertados e juntados aqui, autoria do professor aposentado, marxista de velha cepa, petista presente e atuante no cenário bauruense Geraldo Bergamo.

Acompanho a discussão - e pouco me intrometo – no Grupo Comitê de Luta de Bauru, criado tempo atrás, numa tentativa de unificar pautas em comum de várias agremiações partidárias, ditas do “campo democrático”, termo que abomino. Eu sempre preferirei apregoar aos quatro ventos ser de ESQUERDA e assim, dizer o que penso e ser assim visto. Pois bem, não só este, como tantos outros grupos tornaram-se um balaio de gatos. Tem para todos os gostos e gêneros. Em alguns momentos, ciente dos riscos, algo é dito e logo estará em bocas de adversários e até declarados inimigos. Fazer o que? A luta é árdua e, pelo que se apresenta, tudo faz parte do jogo. Algo abominável é perceber as diferenças entre todos os participantes e, mesmo militando em busca de um suposto ideal comum, muito disso já está mais do que perdido. Tem uma turba, ainda por aqui, a defender seus próprios interesses. Foda-se Bauru, São Paulo e o Brasil.

Geraldo é do meu time. Dos que lutam contra estes perversos, os tais infiltrados nas nossas lutas. Fingem-se de bons mocinhos, mas na hora do vamos ver estão perfilados com o lado oposto, nenhuma fidelidade ideológica. Isso é velho por aqui e neste momento tudo se repete. Vejo que estamos passando da hora de dar nomes aos bois. O problema menor talvez seja o Gazzetta ter sido indicado. Tem algo mais nesta escolha e isso é algo pernóstico. O PV e o PCdoB estão juntos e com gente do PT, decidem por um nome, tudo à revelia da direção local. Tudo começa aí e hoje desemboca nesta catástrofe, onde a saída é denunciar tudo e exigir o que foi tirado aqui numa reunião ampliada, a candidatura própria.

Eu tenho meu pré-candidato para prefeito de Bauru pelo PT e por ele estou nas ruas já há algum tempo, Claudio Lago. Ele está fora dessa pérfida construção urdida e constitui-se hoje no nome melhor adequado e preparado para os embates que teremos pela frente. Creio ser a etapa pela frente, a da consolidação deste nome como o digno representante petista, uma luta a ser empreendida por quem ainda se digna a ter um PT realmente disposto a combater o que o professor Geraldo explicita quando me utilizo de algo escrito por ele, o neoliberalismo e tudo o mais que carrega junto de si. Este meu posicionamento e nele estou envolvido.

OBS 1: Na foto, do site Contraponto, do jornalista Nelson Gonçalves, nota publicada hoje com o mesmo teor do que publico.

OBS 2: Pedi autorização para o professor Bergamo, se podia publicar o texto com seu nome. Eis sua resposta: "Caro Henrique, o que tornei público já não mais me pertence. Naturalmente que pode ser publicado, sejam trechos em que há concordância, quanto os que alguém queira contestar. Nesses textos que publiquei há apenas análise de posições políticas, nada de pessoal. Mas é claro que há também meu sentimento de não se dobrar a nenhum capa preta que queira me fazer engolir o receituário neoliberal".

OBS 3: O Núcleo de Base DNA PT realizará no próximo domingo, 15/06, das 10 às 12h, na sede da CUT, reunião onde explicitará melhor seu posicionamento a favor da já decidida Candidatura Própria do PT em Bauru. Todos seus membros estão mais do que convidados.

AINDA DE GERALDO BERGAMO E SOBRE O MESMO ASSUNTO:
Em disputas municipais é comum não haver como acomodar todos os interesses das várias frações oportunistas da direita cheirosinha e da extrema-direita. 
Eles que se matem entre si.
Nossa questão é ter uma candidatura própria de esquerda e inequivocamente antineoliberal
Uma candidatura capaz de fazer o debate ideológico e defender o Governo Lula.
Não podemos perder de vista que há golpes imperialistas em andamento por toda a América Latina e o Brasil está na alça da mira.
Não dá para o PT se ater apenas a questões locais, porque o que está principalmente em jogo, e é determinante, são os interesses dos grandes capitalistas para "resolver" a crise global do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário