MEMÓRIA ORAL (54) - publicado em 27/11(Esse texto foi escrito em agosto de 2007, publicado só agora nesse blog, pois estavasem sem publicação. Essa história é velha e mais atual do que nunca.Tem tudo a ver com o que estamos fazendo no Preserve 2008. Daqui do Rio, deixamos um abraço cordial a todos):OS PASSOS DO RESTAURO DE UM CARRO FERROVIÁRIO HISTÓRICO
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O Projeto Ferrovia para Todos foi lançado em Bauru no ano de 2001, com o início do restauro da composição ferroviária da Maria Fumaça. À partir de 2004, com a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) iniciaram-se os passeios turísticos, com sessenta vagas cada, que saiam mensalmente defronte o Museu Ferroviário até a Estação da Paulista, num trecho ida e volta de 2 km. Como Bauru tem toda uma história ferroviária, logo esse passeio tornou-se a coqueluche da cidade. Com o passar dos anos, a demanda foi crescendo, os passeios tornaram-se quinzenais e a cada divulgação junto a comunidade, a lotação ocorria rapidamente, provocando rotineiras filas.
Na troca da administração municipal, o Projeto teve solução de continuidade, algumas prioridades foram alteradas e a atenção foi redobrada. Com a abertura da unidade local do
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PoupaTempo, três carros ferroviários foram totalmente restaurados pelo Governo do Estado de São Paulo, sob a supervisão da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e instalados naquele local. Hoje, a maior visitação dentro da unidade do PoupaTempo é a realizada num dos carros expostos num ramal ferroviário no local. Quer dizer, a população novamente renova aquilo que já era do conhecimento de todos, a ferrovia continua sendo algo de imenso magnetismo para Bauru e região. Também foi realizada a reforma de um jardim interno dentro das instalações do Museu Ferroviário e para preencher e embelezar a área interna foi totalmente restaurado um meio carro, em formato de cabine, sem as rodas e instalado no local, onde hoje funciona um lojinha de revenda de produtos com cunho ferroviário. O restauro foi totalmente feito pela equipe de funcionários do setor e também tornou-se outro grande atrativo, despertando muita curiosidade para todos os visitantes.
No prosseguimento dos trabalhos, o grande clamor era a demanda crescente de passageiros nos p
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asseios quinzenais. No cronograma a ser seguido, deveriam ser iniciados os trabalhos de restauro de um carro Restaurante, mas devido a necessidade do aumento imediato do número de assentos aos visitantes, os rumos foram alterados. A decisão coletivada equipe foi a de restaurar de imediato mais um carro de passageiros. Um dos carros sob concessão do Governo Federal foi escolhido pelo Conselho do Museu Ferroviário e com uma verba recebida num convênio com a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, foi iniciada a recuperação e restauro, que anteriormente era de uso Administrativo ( O-11, AM7026-4J), sendo transformado em Carro de Passageiros de 1ª Classe (passou para série P-11). Esses trabalhos foram iniciados efetivamente em janeiro de 2007 e todo o processo de gastos e compras efetuadas foi acompanhado muito de perto pelo Conselho do Museu Ferroviário e pela Secretaria Municipal de Cultura.
Três orçamentos foram solicitados para cada compra e mesmo após a apuração, o ganhador
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recebia a visita da equipe coordenadora, onde iam sendo explicados os objetivos do projeto e buscado uma forma de tê-los como participes, com descontos especiais e em muitos casos, até a doação do material e da mão de obra. A primeira compra foi a de madeiramento, para piso, teto e laterais, sendo feita na Faidiga Madeiras, do Flávio Faidiga. Compra efetuada, deu-se efetivamente o pontapé inicial no restauro. A equipe de trabalho da Secretaria Municipal da Cultura é reduzida, constituída pelos servidores municipais Alex Gimenez Sanches, Geraldo Aparecido Pereira Pires, Luiz Carlos Pereira e José de Jesus Dias. Esse quarteto é o que coloca a mão na massa e faz a coisa andar, executando todas as tarefas de restauro.
A ALL (América Latina Logística), concessionária da malha ferroviária em Bauru cede um amplo
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local, num dos barracões dentro das antigas oficinas da extinta NOB. Esse espaço possui um trilho de aproximadamente 100 metros, onde os carros ficam aguardando até o dia de início do restauro e junto deles, o local de trabalho da equipe. É lá que tudo é feito. Dividindo o mesmo barracão, a Marcenaria do Luiz Preto, que empresta alguns maquinários pesados no trabalho das madeiras e a PrestFer, do Celso, também sempre prestativo, em reparos de solda, sempre necessários. Por ali vigora uma união de interesses comuns, com todos irmanados no mesmo objetivo, transformar o local de trabalho no melhor possível.
Com esse espírito, o trabalho acontece e flui naturalmente. Piso colocado, madeiras laterais trocadas (enxerto nas deterioradas) e forro instalado, o passo seguinte foi a instalação elétrica e hidráulica. Nessa fase um outro servidor municipal foi deslocado para a execução das tarefas. Foi comprado material elétrico, ferragens diversas, hidráulica, tudo de pequena monta. Paralelo a isso foi adquirido o material dos estofados, na Storti Plásticos, pois o carro de 1ª Classe tem seus bancos todos com assentos estofados, diferente do carro de 2º Classe, que circula
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atualmente, cujos bancos são todos de madeira. Outra compra feita logo a seguir foram os vidros, na Vytrium, instalados na janelas laterais do carro.
O envolvimento com a comunidade se verifica em vários momentos. Esse é um deles e acontece quando Renato Munhoz e Fernando Lima, proprietários do Ateliê Estofaria Artesanal fazem um passeio de Maria Fumaça e se oferecem para fazer gratuitamente toda a parte de estofados do novo carro. Num outro momento, mesmo após ser contemplada com a compra de tintas, a empresa Copical Tintas, dos sócios Caio Oliveira, pai e Márcio Oliveira, filho, oferecem um grandioso desconto em cima do preço ajustado, tudo por entenderem o sentido da restauração. Paralelo a isso, a empresa SVL Serviços Ferroviários, dos sócios, todos ex-ferroviários Valdir de Oliveira Pinto, Sérgio Henrique Avolio e Luiz Antonio Farinelli, executa serviços contínuos nesse e em outros carros, tudo sem qualquer custo, pelo amor que mantém pela ferrovia e sua causa.
Essa parceria, que se apresenta de forma natural e espontânea não para por aí. A Empresa
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Lwart Lwarcel, de Lençóis Paulista, que já havia participado da parceria no restauro de todos os carros do Projeto, novamente doa toda a manta asfáltica, que cobre o teto do carro restaurado. A sensibilidade dos empresários não tem fim e no passo seguinte, a empresa Kol Engenharia de Impermeabilização, da engenheira Keilla Priscilla Amaral faz a colocação da manta praticamente abaixo do custo. Arrematando todo o trabalho, o incessante apoio de Alcemir Godoy, Diretor Regional da ALL (América Latina Logística), que detém ouso da malha ferroviária em Bauru promove toda a manutenção da parte baixa (rodas, truck e engrenagens) desse e de outros carros do Projeto em suas oficinas.
O corre-corre da equipe na conclusão é acelerado nos últimos dias, como acabamento dado ao sanitário do carro, retoques na pintura, principalmente no desenho das logomarcas da NOB e inscrições originais existentes, ajustes no madeiramento e fixação dos bancos. O trabalho de
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formiguinha da equipe é recompensado pelo reconhecimento de todos que já tiveram o prazer de visualizar o resultado final. A cada dia que antecede o dia da viagem inaugural a expectativa cresce e uma inspeção por parte de todos é refeita de forma minuciosa. Verdadeiro trabalho perfeccionista dos quatro funcionários, que acompanharam tudo, desde a escolha do carro até o dia da primeira viagem, que acontecerá no próximo dia 07 de agosto de 2007. O reconhecimento dos apoios recebidos ficará registrado numa placa instalada dentro do carro, junto ao nome dos quatro servidores, que possibilitaram que mais esse Carro de Passageiros fosse entregue à circulação. E entregue esse carro, a equipe não terá tempo para o merecido descanso, pois tudo caminha rapidamente para o início do restauro do carro Restaurante, outro aguardado com muita ansiedade e expectativa.Dessa forma caminham os restauros ferroviários em Bauru.
Henrique Perazzi de Aquino, Bauru SP, 31/Julho/2007.
LEGENDA DAS FOTOS:1) Maria Fumaça, 2) Composição na gare, 3)A equipe de trabalho - Luiz, Jesus, Alex e Geraldo, 4) Renato e Fernando, da Estofaria Artesanal, 5)Márcio e seu pai, Caio, da Copical Tintas, 6)engª Keila, da KOL diante do trabalho de impermeabilização, 7)Valdir, Sérgio e Luiz, o trio da SVL e 8)Funcionário dando acabamento no teto do carro.
Um comentário:
Já andei nesse vagão. Belo trabalho o desse pessoal. Merecedors dos nossos aplausos.
Ney
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