domingo, 14 de dezembro de 2025
OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (207)
ALFINETADA (260)
A reunião onde queremos que nos apresentem as autorizações para tamanha crueldade, estão convidados SEMMA/DEFESA CIVIL/POLÍCIA AMBIENTAL/VEREADORES/COMUPDA/ASSOC MORADORES/REPRES EXECUTIVO/ REPRES CÂMARA MUNICIPAL/JORNAL DA CIDADE/TV TEM/ MORADORES DO MARY DOTA. Apresentamos outro vídeo que mostra mais de 20 árvores arrancadas das calçadas e umas 70 da área, moradores estão em prantos, num total desespero quando assistiram abalados toda BARBÁRIE AMBIENTAL.", Rafael Santana de Lima
Meus pais compraram a casa onde nos mudamos quando tinha sete anos, ali nas barrancas do rio Bauru. Vivi nela toda minha adolescência e juventude. Depois me casei, me fui, mas quando me separei vim cuidar de meus pais - e eles de mim. Vivi ali com os dois enquanto viveram. Sai de novo, meu pai ficou, mas ia e voltava diariamente. Ele faleceu, a casa ficou de herança para mim. A transformei no meu mafuá e lá todo meu acervo de livros, discos e papéis, muitos papéis. Tivemos muitos cachorros ao longo do tempo e por fim, o Charles, vivo até hoje, cego, 17 anos, vivendo num outro local. Depois de muitos revezes, consegui vender a casa e com o dinheiro comprei uma quitinete aqui perto de onde moro, duas quadras, meu novo Mafuá. O Charles está muito melhor cuidado do que quando vivia tendo que nadar para escapulir de enchentes. A casa foi comprada, tentaram a reformar, mas por fim a demoliram. Sofri com isso, mas tive que desapegar, pois perdi também muita coisa por lá.
sábado, 13 de dezembro de 2025
DIÁRIO DE CUBA (262)
ÓTIMO MOMENTO PRA ESCREVER DE CUBA, NESTE EXATO MOMENTO QUANDO A CIDADE DE SÃO PAULO VIVE O CAOS CAUSADO PELA DANOSA PRIVATIZAÇÃO DA LUZ - E O QUE DEVE OCORRER COM BAURU DAQUI BEM POUCO TEMPO"MAS EM CUBA SÓ TEM CARRO VELHO - Em Sampa, idosa dorme na portaria do prédio por causa do apagão: Precariedade, só em Cuba. Os carros e os ônibus do transporte público são velhos; os jovens vão para o motel a pé e o jornal ainda é impresso em branco e preto. Num país assim, é natural que os apagões ocorram. Afinal, há uma evidente deficiência de recursos criada de propósito pelo embargo comercial imposto há décadas pelos EUA. Mas, e no Brasil? Cada vez que chove, venta ou cai um raio mais intenso, falta luz, morre gente e as ruas ficam intransitáveis. Isto é o retrato da cidade mais desenvolvida do país. Um país moderno e eficiente, graças ao implemento de estruturas administrativas avançadas como as privatizações, por exemplo. A idosa que dormiu na portaria do prédio durante o apagão que já dura quatro dias que vá morar em Cuba. Pelo menos lá ela não estará sozinha", jornalista Ricardo de Callis Pesce.
Como é Instigante juntar essas duas situações, neste exato momento. A situação de Cuba é do conhecimento de todos. Vive há décadas isolada e sofre sérias restrições comerciais, tudo imposto pelos EUA, que desde a revolução cubana, começo dos anos 60 nunca aceitou ter ali ao seu lado, meros 100 km, um país comunista. Cuba sobreviveu e hoje, sofre ainda mais, pois o embargo com Donald Trump é escabroso. Só para se ter uma ideia, dias atrás um nacio com petróleo venezuelano deixou aquele país e aportaria em Havana, entregando petróleo aos cubanos com preços subsidiados. Os EUA os interceptaram e simplesmente roubaram na cara dura a carga. Daí, como se sabe e se vê, não está nada fácil a vida nos dias atuais na ilha caribenha. O país sobrevive como pode, com remendos, gambiarras mil em tudo e os picos de falta de luz são frequentes.
O Brasil, como se sabe, vive situação totalmente inversa. O país possaui total condições de ter e manter uma condição elétrica satisfatória. Só que, alguns governos estaduais, seguidores de ideais neoliberais, fascitas e híperconservadores são todos favoráveis na privatização de tudo. Na cidade de São Paulo, governada por um destes, a privatização já ocorreu e hoje, o caos está estebelecido. Com a privatização, muita gente técnica foi demitida e a empresa, só pensando em lucro, inviabilizou o bom atendimento. Tudo está precarizado e essa é a cara de quem propõe privatizar empresas públicas. Pensam só na grana que levantam, a grana some rapidamente e o serviço decai de uma forma assustadora. Resultado: na maior cidade do país, São Paulo, uma grande quantidade de seus habitantes está sem luz e sem esperança de tê-la religada.
Os bestiais direitistas doram apregoar e desdizer de Cuba. São boçais, venais e não enxergam um palmo diante do nariz. Em Cuba uma resistência sem precedentes no mundo atual. Na cidade de São Paulo, o caos estabelecido pelos caminhos tomados pelos neoliberais. Encerro este assunto trazendo-o para Bauru, onde neste exato momento, a alciade Suéllen Rosin, denominada por mim como incomPrefeita está privatizando o lixo, retirando-o da empresa pública municipal, a Emdurb e promovendo uma milionária transferência para uma empresa privada, cujos serviços são mais que discutíveis. Correrá muito dinheiro neste momento e a alcaide conseguirá quitar pendengas em contas a vencer, porém, quando tudo estiver precarizado, muito pior do que a situação atual, talvez ocorra como se viu ontem, quando o governador Tacísio de Freitas e o prefeito paulistano Ricardo Nunes, ambos privatistas, pedirão socorro para o Governo Federal, mais precisamente para Lula, que é contra as atuais privatização, sendo a favor destes serviços básicos continuarem sendo executados por empresas públicas.
Tenham certeza, gente como Tarcísio, Nunes e Rosin adoram uma privatização, mas quando a viola estiver em caco, tentarão culpabilizar Lula e não conseguindo, tentarão de tudo para ser por ele socorrido. O que ocorre hoje em Sampa é a melhor prova de como a privatização é danosa, verdadeiro crime de lesa pátria. Daí, observo Cuba com todo respeito, pois lutam contra um mal maior, um Império atuando de forma criminosa - e hoje até pirata -, porém se amantendo altivos, fortes e resistindo. De tudo, uma só certeza, a direita neoliberal e fascista não pensa no povo. São verdadeiras aves de rapina.
Evidentemente, Lula não lhe negará essa ajuda. O mentor deles dois, Nunes e Tarcísio negaria ajuda se o prefeito fosse de partido diferente do seu e tivesse ideias e ideais diferentes do seu. Lula foi e é contra a privatização de empresas públicas, serviços vitais para a população. A LUZ e o LIXO são duas delas. Já está comprovado, privatizando estes serviços, eles são precarizados, pois quem chega, empresas privadas, a primeira medida tomada é reduzir o quadro de funcionários. Não querem nem saber se são vitais para a boa execução do serviços. Tudo para eles é lucro. Começam por aí e não param mais. E daí, a pergunta que não quer calar: por que, mesmo sabendo que isso vai ocorrer lá na frente, gente como Ricardo Nunes, Tarcisio de Freitas e SUÉLLEN ROSIN insistem em querer privatizar tudo o que encontram pela frente? Já pensaram nos reais motivos de agirem desta forma? A fala de Ricardo Nunes quando da festa de lançamento do SBT News é a demonstração de que, fizeram merda e não sabem como resolver. Tentam agora, não só pedir ajuda para o Governo federal, mas também jogar a culpa nele. Não vai colar, como não vai colar Suéllen, junto com a maioria dos vereadores de Bauru continuar insistindo na privatização do lixo e da água. A EMDURB e o DAE são primordiais para a execução de um bom serviço público em Bauru. Precisam ser valorizados, incentivados e reforçados, melhorados e não destruidos.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
ALGO DA INTERNET (232)
CHEGARAM...
QUANDO A REDE ALCANÇA NESTE MOMENTO DEPUTADOS, SABE-SE, UM DIA ALCANÇARÁ TAMBÉM VEREADORES
Que maravilha ver neste momento o trabalho do ministro do STF Flávio Dino conseguir alcançar os peixões lá do Congresso Nacional, no que tange as tais pernósticas emendas parlamentares sem lastro, distribuidas ao bel prazer de inescrupulosos parlamentares. Dinheiro distribuido desta forma e jeito e chegando nas maõs de gente safada só pode resultar em malversações sem fim. E o pior, sempre estão a querer mais, pois quando tudo teve início, depois foi se confirmando, ano após ano, o negócio ficou gostoso demais. Enfim, como apregoa uma famosa peça teatral, "Roubar e coçar é só começar". Começou, deu certo, não param mais. Nesta semana, ouço de negociação sem sentido, quando parlamentares estão a negociar junto ao Governo, que só votam e aprovam algo de bom para o país se as tais emendas, que encontram-se em atraso, foram normalizadas (sic). Normalizar, no caso deles é contionuar recebendo sem ter que prestar contas e distribuir tudo como se o dinheiro público fosse colocado num ligado ventilador. Tem muita gente graúda envolvida nisso e neste momento, esperneiam até não mais poder. Pelo menos, temos um ministro do STF se aposicionando contra isso tudo, agindo, indo à fundo e tentando esclarecer, demonstrando a irracionalidade de se continuar com a prática. Muito interessante ver a movimentação de graúdos, movendo céu e terra para demover o ministro de continuar nas investigações. Tem quem até já está prometendo votar tudo o que estava parado, desde que as investigações cesses. Ou seja, tem uma pá de parlamentares que não valem nada mesmo. Estes precisam ser expostos e pagar pelo que fazem.Por outro lado, as tais emendas impositivas, as que distribuem percentual do orçamento municipal para que vereadores façam dele uso é da mesma forma, algo mais que perigoso. Uma anormalidade necessitando de ser combatida, pois a função primeira de um vereador é a de fiscalizar e não a de distribuir recursos, seja da forma que for. Um erro isso ter sido implantado e mais que um erro continuar, pois tudo vira massa de manobra nas maõs de inescrupulosos. Não me refiro especificamente ao caso bauruense, mas escrevo no geral. Tem muito dessa grana sendo aplicada de forma correta em determinadas situações, atendendo entidades assistenciais e afins, porém, isso é função do Executivo. O Legislativo foi eleito para executar outro serviço. Misturando as bolas, ocorre também uma mistura de funções e atribuições. Ou seja, perdição completa e absoluta, pois quando tudo se mistura neste país, a balbúrdia toma conta e daí por diante, como já se vê, um corre corre de gente atrás de vereadores, todos querendo abiscoitar um naco deste dinheiro. Em muitos casos, vira pura prostituição, o que isso possui de negócio, não de função apaziguadora de instintos. Se lá em Brasília o lado ruim está sendo exposto e de forma ampliada, temo pelo pior, que ocorra em breve algo parecido, de igual ou pior teor com as municipais. Essa dinheirama tem que ser distribuida pelo Executivo e acompanhada de perto, fiscalizada em cada segundo pelo Legislativo. No mais, disfunção gerando inevitáveis problemas. Já dizia o samba de uma famosa novela brasileira, letra e música do grande Paulinho da Viola: "Dinheiro na mão é vendaval...".
SENTIU CHEIRO DE ALGO RUIM, CHARGE AROEIRA
Arthur Lira, o homem que pariu o monstrinho político chamado Hugo Motta, agora se revolta porque a criatura não conseguiu entregar a cassação que ele encomendou.
Sim, Lira — o arquiteto-mor do orçamento secreto, o tutor do Centrão e o pai político de Motta — agora diz que a Câmara virou “uma esculhambação”.
Virou agora, Lira?
Quando era você mandando e desmandando, aí estava tudo nos conformes, né?
O mais irônico é ver Lira indignado porque o plenário ousou preservar o mandato de Glauber Braga — justamente o deputado que desnudou o orçamento secreto e enfrentou o “rei do balcão” de peito aberto.
Ou seja: Glauber é o espinho na garganta que Lira tenta engolir desde 2021… e que, finalmente, travou.
E agora?
Agora o criador não controla mais a criatura.
Motta tentou agradar o pai, o padrinho, o Centrão, o PL, o bolsonarismo, o Tarcísio… e acabou entregando um caos tão grande que nem Lira reconheceu sua própria obra.
No fim das contas, a indignação de Lira só revela uma coisa:
o problema nunca foi decoro, regimento ou institucionalidade.
O problema sempre foi perder o controle da máquina.
E, desta vez, o Brasil assistiu a rara cena de um poder rachando por dentro — com um dos maiores caciques da República reclamando que sua criatura fugiu do script.
O criador que lute.
A criatura já descobriu que pode fazer estrago sozinha.
Texto de Hilton Aquino#SemAnistiaPraGolpista #Congressoinimigodopovo #anistianãoémoedadetroca #AlcolumbreInimigodopovo #Hugomottainimigodobrasil #glauberfica.
Foi uma semana em que a TV Câmara teve o sinal cortado para esconder do Brasil o que se passava no plenário; em que jornalistas foram impedidos de trabalhar; em que mais um motim agitou a casa; em que tomaram dinheiro nosso para continuar pagando deputada golpista que está no xilindró; que aprovaram a dosimetria que reduz pena de Bolsonaro e outros criminosos.
Um amigo atento perguntou a IA qual homenageado estaria mais à altura desse sururu que virou a Câmara. Olha o resultado na foto ao lado.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (167)
DO LADO DE FORA - AS CONVERSAS QUE VOU TENDO...Dias atrás um velho amigo passou aqui em casa e disctimos feio. Ele tentava me convencer de que o STF estava estrapolando de suas funções. Trocamos farpas, pois tentei lhe mostrar exatamente o contrário, o que o Supremo faz é assumir para si o papel que, na verdade não teria que ser dele, teria que ser da classe política, mas ela omissa e fazendo o jogo contrário, está não só avacalhando, como enterrando a atividade do mundo democrático. Inegável observar o quanto os políticos hoje encastelados no poder agem contra a propria Constituição e aprovam bestialidades jurídicas inaceitáveis. Ver os deputados da direitona braba pulando dentro do Congresso após conseguirem livrar a cara da fugitiva, condenada e hoje presa na Itália, a ainda deputada federal Carla Zambelli é mais que um tapa na cara de todos nós. Não se trata de um rito, mas de um procedimento básico, elementar, ditado como regra mínima a cassação de seu mandato, pois foi condenada, fugitiva e o presidente da Câmara teria que ter colocado a votação para a Mesa da Câmara decidir e assim, corajosamente assumir para si, algo simples, o cumprimento do que reza o Regimento Interno daquela Casa de Leis. Ele, de forma boçal e afrontando a todos, faz o contrário e joga para o plenário decidir, ciente de que, este livraria a cara da bandida. Foi o que aconteceu e assim, Zambelli teve seu mandato mantido.
Acompanhando as promessas mentirosas em Bauru pela Prefeita feitas no dia 04 de Fevereiro de 2025.
A prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (PSD), afirmou que a prefeitura vai iniciar a perfuração de quatro poços, construir um hospital municipal de alta complexidade, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras ações para enfrentar desafios urbanos citados na Pesquisa 'Prioridades', iniciativa da TVTEM junto ao Instituto Ipeso.
Água e esgoto foram os principais problemas apontados pela população na pesquisa, com 56%. Na sequência aparece o tema saúde com 55%, depois asfalto e buracos com 35%, prevenção de enchentes com 24% e educação e creches com 23%.
Água: Para minimizar os efeitos da estiagem, a prefeitura iniciará a perfuração de quatro poços na região do Val de Palmas, além de construir uma adutora e reservatório. Essas medidas visam reduzir a dependência do Rio Batalha.
"A gente vai reduzir a dependência do Rio Batalha para 12%, mas os trabalhos de desassoreamento do Rio Batalha em parceria com o governo do Estado continuam e a gente está trabalhando para implantar de forma regionalizada uma reserva hídrica para que a gente consiga ter o que o nome diz, reservar um pouco mais de água num período como a gente está vendo hoje, que é um período de grande chuva."
ETE: Em relação ao tratamento de esgoto, a administração aguarda a decisão do Tribunal de Contas sobre a licitação da empresa responsável pela concessão. A expectativa é assinar o contrato ainda no primeiro semestre e retomar as obras, com entrega da estação prevista para o próximo ano. Em julho/2025, o TCE devolveu o processo que está sendo refeito. Deve ser relicitado no segundo semestre...
Saúde: Para melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a prefeitura promete ampliar o horário de funcionamento. Além disso, estão previstas a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na região do Roosevelt e 9 de julho, e a construção do primeiro hospital municipal da história de Bauru, visando atender a alta complexidade.
"O governo do estado está investindo 25 milhões em obras ali, então todo esse sistema que acaba sendo uma contribuição entre o município e o estado, vai nos trazer resultados bastante significativos nos próximos meses." diz Suéllen.
Asfalto: Se tratando da infraestrutura, a administração municipal investiu quase 200 quilômetros de asfalto novo, mas reconhece a necessidade de atender áreas como o bairro Parque Industrial Manchester.
![]() |
| DIRCEU MOSQUETTE JR JÁ HAVIA ESCANCARADO |
Drenagem e Enchentes: Sobre a drenagem e enchentes, a Avenida Nações Unidas, principal ponto crítico de alagamentos, está incluída no pacote da concessão da estação de tratamento de esgoto. A concessionária será responsável pelas intervenções de drenagem na avenida, com obras estimadas em quase meio bilhão de reais.
Junto, a região do Ipiranga também receberá melhorias no sistema de drenagem. A prefeitura iniciou um trabalho com caminhão para limpeza de bueiros, visando minimizar alagamentos em pontos críticos.
Educação: Na educação, segundo a prefeita, a administração cumpriu quase 100% do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, ampliando em 700 vagas a oferta de educação. "Tem mais 700 vagas previstas, 4 escolas em obras para serem entregues esse ano, ampliando 700 vagas, além do mais creches, são 5, na verdade, escolas. Então, o nosso foco e objetivo nos próximos 2 anos é zerar a fila de creches em Bauru." acrescenta.
![]() |
| PRÓXIMO DOMINGO, 14/12, A PARTIR DAS 14H, PARQUE VITÓRIA RÉGIA, BAURU SP |
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (210)
NÃO DÁ PRA FICAR QUIETO, CALADO, CONTIDO - OU REAGIMOS OU "ELES" TOMARÃO CONTA DO BRASIL O ato nacional contra a putrefação do país já está marcado. Vai acontecer no próximo domingo, 14/12. Este é o momento. Nas ruas, unidos vergaremos os vendilhões. Os de todos os lugares, daqui e de Brasília. Creio eu, a nação inteira esteja cansada - eu estou, e muito -, mas este momento não é para esmorecer, nem para arrefecer o ânimo. Precisamos buscar forças lá no fundo da alma e irmos todos para as ruas defendendo o que nos resta de soberania e de independência. O descalabro ocorre hoje em todas as instâncias, chegando naquilo que alguém repetia como mantra até pouco tempo atrás, "tá tudo dominado". Pode até existir a impressão de que, tudo está de fato dominado, mas se formos para as ruas verificaremos e constataremos que a coisa não é bem assim. Nós, o povo, na verdade, não sabemos a força que temos. Este é o momento de exercitá-la. A cidade de Bauru está sendo ultrajada, o estado de São Paulo está sendo vilimpediado e o país, com a ação do seu Congresso Nacional e Senado estão nos levando a barbárie, quando a impressão generalizada é a de que a bandidagem está se apossando de todas nossas instituições. Só uma ampla revolta popular, numa clara demonstração de descontentamento e de que, a mesa pode ser virada, daí eles se aquietarão. Só assim. Não existe mais outro remédio. Domingo próximo é o dia. Eu posso estar combalido, exaurido, envelhecido, porém, forças ainda possuo para resistir, ir à luta e enfrentar este touro à unha. Contem comigo no próximo domingo e no que for preciso. Os vendilhões todos passaram de todos os limites. Fale e divulgue isso. Dia 14 é o dia de ocuparmos as ruas e darmos uma basta nos vendilhões querendo fazer deste país uma República da Patifaria.
É um território fertil para o golpismo.
![]() |
| Montagem por IA, feita por Dirceu Mosquette Junior. |
TANTA COISA PODRE JUNTA E SENDO EXPLICADA AOS POUCOS - ESTARRECEDORAS HISTÓRIAS
A MORTE DO MINISTRO TEORI ZAVASCKI E DO ASSASSINATO DO DELEGADO QUE INVESTIGAVA O CASO. COISAS NÃO ESCLARECIDAS.
Eu publiquei umas frases soltas para chamar a atenção.
Agora, vou colocar tudo junto, para mostrar que minha perplexidade de quase dez anos faz sentido.
Se não, vejamos.
1. O Ministro do Supremo Teori Zavascki era o encarregado do processo da Lavajato, anulou as interceptações telefônicas envolvendo a presidente afastada Dilma Rousseff, feitas por Sergio Moro.
2. Interrompeu as férias para cuidar das “famosas” delações. Voltou no avião de um amigo, que caiu misteriosamente.
3. Registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o avião estava com os certificados atualizados.4. Agora, a ex-juíza Luciana Bauer, que atuou na 17ª Vara Federal de Curitiba conta que denunciou os crimes e foi agredida por sergio moro.
5. Ela contou a agressão a quem? Ao Ministro Teori Zavascki.
6. O Delegado da Polícia Federal, Adriano Antônio Soares, que investigava a morte do Ministro foi mandado para Florianópolis.
7. Pergunto: Quem o mandou e para quê?
8. Oficialmente, dizem que para participar de um curso de capacitação interna da Polícia Federal. Um “cursinho de atualização”. Logo em Florianópolis?
9. Em 31 de maio de 2017, provavelmente foi atraído a uma cilada, num bordel, junto com o colega, Delegado Elias Escobar e lá assassinados por um leão de chácara, Nilton César de Souza Júnior. Na época, era apresentado como leão de chácara. Fui pesquisar agora e aparece como “comerciante” de cachorro quente.
10. O assassino não tinha porte de arma, mas usou uma pistola 380.
11. Tenho uma matéria, do dia, assim: “De acordo com informações do Copom (Centro de Operações Policiais Militares), os dois delegados teriam chegado ao local de táxi. Um terceiro homem teria entrado logo em seguida, iniciando uma intensa troca de tiros.”
12. Na mesma matéria que tenho: “Está sendo apurada a participação de outros dois indivíduos não localizados até o momento”, afirmou a PF.”
13. Depois, as notícias mudaram completamente.
14. O assassino ficou três semanas internado no hospital e foi liberado no dia 21 de junho. Dois dias depois, a Justiça de Santa Catarina concedeu ao suspeito o direito de responder ao processo em liberdade. Ou seja, mata dos delegados da PF e passa dois dias preso.
15. O assassino foi treinado no “Clube de tiro .38”, na cidade de São José, na Grande Florianópolis.
16. QUE CLUBE É ESSE?
17. Pertence ao marido da deputada Júlia Zanatta.
18. Neste clube treinaram os filhos do ex-presidente, agora presidiário condenado.
19. No mesmo Clube também foi treinado lá o “MILIONÁRIO” ADÉLIO BISPO, famoso por ter burlado a segurança de um candidato e lhe dado uma facada sem sangue.
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (247)
NÃO É SOMENTE BAURU VIVENDO O CLIMA DE FORA DA LEI, MAS TODO O PAÍSO extremismo da ultra-direita chega a limites cada vez maiores. É sabido que, estes estão aí para tornar o país um ditadura, se possível devolvendo o poder para o seu líder, o hoje condenado Jair Bolsonaro. Na Câmara dos Deputados, o presidente Hugo Motta escancarou de uma vez por todas suas reais intenções e para quem está a serviço. Suas últimas atitudes são verdadeiras aberrações jurídicas, num protecionismo descasrado para favorecer o lado mais pérfido deste país. O processo de cassação do deputado do PSOL Glauber Braga é só a ponta deste iceberg. Acelera este processo, mas senta em cima do do Bolsonaro e Ramagem, foragidos nos EUA e de Carla Zambelli, presa na Itália. São dois pesos e duas medidas. Sua calhordice segue quando aciona a Polícia Legislativa para retirar Glauber do plenário, mas não agindo da mesma forma quando os de sua linhagem política o fizeram por três dias. A estratégia de complicar o país, mesmo ele estando em franco progresso, algo mais que palpável é a forma de agir dos mais perversos, fazendo de tudo e mais um pouco - como se viu hoje -, para contra a própria Constituição, agir e promover a desordem nacional.
Se o momento é grave lá pelos lados de Brasília, não é diferente na maioria das Câmaras municipais país afora. Numa dela, interior de Minas, um vereador recebeu propina e expõe o dinheiro oferecido para votar favorável a uma composição na Mesa daquela Câmara. Isso, pelo visto, não difere de muitas outras, diria centenas delas, mas a diferença é que, na maioria os acordos financeiros ocorrem e tudo continua como dantes, em segredo. Aqui em Bauru, o ocorrido ontem com uma votação se estendendo até por volta da madrugada, vencida pela incomPrefeita Suéllen Rosin, 11 x 9, mas contestada pela ilegalidade de como o presidente Marcos Souza conduziu os trabalhos. Tudo para favorecer Suéllen, impondo para os seus uma urgência, sem que o projeto tivesse nenhuma planificação de execução. Ela impõe aprovação sem seguir normas, regras, rituais e um mínimo de embasamento. E aprova no grito.
Este clima de desordem hoje tem nome e sobrenome. O Brasil foi varrido por uma onda mais que conservadora. O domínio da imensa maioria dos parlamentos hoje país afora estão nas mãos de quem já deixou de defender os interesses de sua cidade, estado e país. O fazem para defender interesses próprios, benesses pessoais e na maioria das vezes, agindo fora da lei. A Justiça, mais precisamente o STF tenta de todas as formas manter tudo dentro do enquadramento previsto pela Constituição. Não está sendo fácil. O domínio dessa facção direitista está promovendo uma ruptura com a legalidade. Isso por todas partes. Ou o povo sai pras ruas, promove muita pressão ou pelo que se vê, o país num todo irá se deteriorando. O país foi pras ruas recentemente e numa demonstração de força, obrigou a Câmara dos Deputados a recuar em decisões fora do contexto. Ou isso volta a ocorrer neste momento, obrigando vereadores, deputados estaduais e federais, senadores a rever seus posicionamentos ou, pelas suas descabidas ações, o caos estará estabelecido. Essses interesses espúrios não podem vingar sobre os de Regimentos Internos e a própria Constituição.
![]() |
| Estes agem em Bauru, igual ou até pior do que vemos acontecendo em Brasília. |
AMENIDADES (2) MEU PAI*










.jpg)







.png)
























