segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ALGO DA INTERNET (109)


TUDO O QUE NÃO CONSIGO LER NA IMPRENSA NATIVA, LEIO NA ESTRANGEIRA - BURGUESIA PAULISTA EM QUESTÃO:

Na edição de final de semana do caderno semanal Cash, do diário argentino Página 12, algo revelador sobre as entranhas do conservadorismo paulista, quiçá brasileiro. Não, por favor, não critiquem algo sem ao menos tomarem conhecimento e lerem o curto texto de cabo a rabo. Precisamos mais e mais reconhecer nossos acertos e, principalmente nossos erros, onde caminhamos para algo nada louvável. A boa discussão só ocorre quando tomamos conhecimento do que de fato ocorre, como ocorre e dos motivos de estar em curso.

Já no título algo bem peculiar de como age a tal da elite paulista: "A EXALTAÇÃO DA BURGUESIA PAULISTA É UM EQUÍVOCO". Pertinente ler por inteiro uma reveladora entrevista com o economista brasileiro Carlos Aguiar de Medeiros e a situação econômica e política do Governo de Dilma Rousseff. Para começo de conversa, qual seria o principal erro da equipe de Governo? "Indica que el gobierno está cediendo a las presiones de los mercados financieros y de los principales medios de comunicación", revela o economista.

Cliquem a seguir para ler o texto completo:
http://www.pagina12.com.ar/diar…/suplementos/cash/index.html
e
http://www.pagina12.com.ar/…/s…/cash/44-8844-2015-10-12.html

Da entrevista, selecionei só uma pergunta e resposta, sobre como age o grupo econômico de poder paulista:

"La burguesía paulista muchas veces a sido resaltada como modelo de burguesía nacional. Sin embargo, su rol político-económico parece alejarse de esa mirada complaciente. ¿Cuál es su opinión al respecto?

–La exaltación de la burguesía paulista es una equivocación. La idea de la existencia de una “burguesía nacional” brasileña virtuosa es un mito. Ese sector empresarial está muy lejos de contar con un proyecto nacional de país. Los posicionamientos políticos del empresariado local hablan por sí solos."


Para todos (as) os que se predispuserem a ler, estarei sempre à disposição para a ampliação do debate. Para os que já se exaltam somente com a leitura do título e opinam sem ao menos ler, peço antecipadas desculpas (sic), mas nada tenho a lhes oferecer além de não poder brindar-lhes nem com uma mísera resposta. Essa segunda de feriado dedico ao aprofundamento de leituras e estudos variados e múltiplos. Logo cedo já sai fumacinha do teto do mafuá, pois queria muito ir e estar nas ruas, porém estarei impedido disso. o

HPA - deixando de feriar no feriado...

Nenhum comentário: