segunda-feira, 26 de maio de 2025

COMENTÁRIO QUALQUER (261)


LACAIOS
"Aldo Rebelo é uma vergonha. De militante contra a ditadura virou lacaio de golpista. Já que ele gosta tanto de semântica deveria orientar seus estudos para o conceito de decadência, que ele simboliza como ninguém", Guilherme Boulos sobre o neo-fascista Aldo Rebelo).

Diante do que vi Rebelo presenciando num julgamento no STF, impossível se mostrar indiferente a essa pessoa, que em tempos idos, muitos acreditaram e cravaram seus votos. Como mudam algumas pessoas. Muito ruim quando para pior. Tem uma frase inesquecível e imortal do grande militante Plínio de Arruda Sampaio, que no passado foi de direita e por fim, a ficha caiu tornando-se aguerrido militante de esquerda. Creio que num debate a governador do estado, lhe questionaram se não tinha vergonha - ou algo parecido - de ter mudado de lado. Ele com sua fleuma e boa consciência, quase rindo respondeu, mais ou menos isso: "Nenhuma. Vergonha teria se fosse o contrário. Quem sai da direita e se transforma num esquerdista deve ser louvado. O contrário é de uma perfidez sem fim, descabida". Isso não me sai mais da mente e uso sempre que posso.

O faço novamente. Gente como Rebelo é mais que o escárnio sendo exposto em praça pública. De militante comunista, se transformando em mais um réles defensor destes tempos bolsonaristas, onde ocorreu algo grandioso no quesito degradação humana. Como pode? Dentro do capitalismo tudo é possível. Dizem que o mesmo é também hoje fazendeiro. Está tudo explicado. Foi tocado pelos tais dos "300 Picaretas", canção do Paralamas, quando Lula afirmou existirem dentro da composição do Congresso daquela época, essa quantidade de lacaios, vendilhões do templo. Hoje são mais e dentre estes, muito viraram casaca.

Escrevo isso e me volto para a Bauru vivenciando os anos com Suéllen Rosin no poder. Não considero como lacaios os funcionários públicos que, sabemos pensam ao contrário do que reza a cartilha da alcaide e ali atuam. Se manter calado, trabalhando quieto é uma coisa, mas vestir a camisa é bem outra. Os que vestem a camisa, se expõem como defensores, estes sim são lacaios. O fazem pelos salários e talvez por imposição, aceitando a dócil mudança como algo normal. Pelo salário e necessidade de sobrevivência humana sim, mas aceitar atuar ao lado de quem sabe-se joga contra os interesses populares é bem outra coisa. Muitos vivenciam ambas as situações e qualquer leigo sabe distinguir o joio do trigo. E dos que, beneficiados por alguma iniciativa advinda da atual administração, uma lei de incentivo, a partir daí mudam de postura, se calam e nada mais falam. Se até o momento de ser contemplado, o fato de ter sido beneficiado o fez se calar, diria simplesmente, sem palavras. Muitos nessa situação. A sobrevivência é mesmo algo, em alguns momentos, pernóstico e degradante. Ninguém sabe ao certo até onde o calo da pessoa aperta e qual o grau de envolvimento disso tudo em suas atitudes.

Observo esses movimentos. Não cito nomes. Quem age assim deve ter, no mínimo, alguma dor de consciência. Muitos destes só se calam, mas pior mesmo é os que se declaram favoráveis. Leio sobre o fim das ideologias e que, o que manda mesmo é a grana no bolso. Não, isso nunca vai ser o imperativo. Quem teve algum tipo de construção/formação de vida familiar e escolar em sua fase tenra, sabe muito bem discernir o joio do trigo. E se sabe e se vende, é lacaio. Hoje, diante de tantas influências e ofertas não é mesmo fácil permanecer firmemente defendendo um ponto de vista, que mesmo certo, se tornou minoritário dentro de tanta perversidade e sacanagem explícita ocorrendo pela aí.

Não dá para tapar o sol com a peneira, estamos rodeados de lacaios, gente que, age igualzinho, até pior que Aldo Rebelo. Navegam hoje no bem bom, mas seus nomes já estão mais do que inscritos no rol dos que, não só se bandearam para o outro lado, como ajudaram a cravar a estaca nos costados da classe trabalhadora e nos interesses populares. A estes, eles todos sabem o que representam, deve-se sempre, no mínimo, quando diante destes, demonstrar repugnância. Duvido que lá no fundo não tenham muita dor de consciência.

E ALGO DA FAMÍLIA BUSCAPIX
No Brasil, décadas atrás, teve um seriado chamado Família Buscapé.
Nunca vi, mas sei de muita gente que viu e lembra bem.

Uma familia de FASCISTAS - VAGABUNDOS - LADRÕES que estão como parasitas do estado brasileiro há décadas. De um tempo pra cá se os verminosos transformaram-se na família BUSCAPIX.

E o Gado deixa de comer para fazer suas doaçõs para os criminosos.

E PRA LACRAR, ALGO DE UM CONVICTO DEFENSOR E ATUANTE PELA CAUSA PÚBLICA DESTA CIDADE - TEXTO E ALGO DE COMO AGE RAFAEL MOIA FILHO
"Seis meses após o término da campanha eleitoral e das eleições municipais constato que a promessa da construção de um Hospital Municipal, exaustivamente usada na campanha, ainda é um sonho de uma noite de verão. Vejam a situação atual manifestada pela Prefeitura entre outra perguntas feitas por mim via Lei 125237/11 - Lei da transparência:
Seu documento eletrônico, referente Solicitação de Acesso a Informação (SIC), foi movimentado e há uma notificação para você:
Prezado Senhor,
Seguem as respostas:
1º Licitação para construção do Hospital Municipal;
R: : Nenhum processo em trâmite na Divisão de Licitação que contemple o objeto;
2º Licitação para implantação do Vídeo Monitoramento;
R: As informações pertinentes à licitação de videomonitoramento (datas, editais, etc), encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Bauru através do link https://www2.bauru.sp.gov.br/administracao/licitacoes/licitacoes.aspx?t=2&ft=4&fp=vigil%c3%a2ncia
3º Valor atual arrecadado do Fundo Tratamento de Esgotos (FTE);
R: O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru informa que o saldo atual do FTE em 31/03/2025 era de R$ 264.738.926,15, conforme demonstrativos publicados mensalmente e disponíveis no portal da transparência do DAE, podendo ser acessados por meio do seguinte link: https://transparencia-daebauru.smarapd.com.br/#/fixo/ldo/FTE.
4º Processo de troca da iluminação da cidade por Lâmpadas de LED;
R: O Processo licitatório está aberto e pode ser acompanhado através do link https://www2.bauru.sp.gov.br/.../licitacoes_detalhes.aspx...
5º Situação atual da limpeza prometida para o Rio Batalha e seus afluentes quando da estiagem de 2024?
R: Referente à limpeza da Lagoa do Rio Batalha, no âmbito do DAE, foi realizada a limpeza superficial da lagoa por meio do Contrato DAE nº 41/2024, disponível no portal da transparência do DAE em https://transparencia-daebauru.smarapd.com.br/..., o qual contemplou a remoção de aproximadamente 60 toneladas de algas macrófitas superficiais.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Bauru", RAFAEL MOIA FILHO.

Nenhum comentário: