terça-feira, 30 de junho de 2009

DIÁRIO DE CUBA (32)

REUNIÃO EM UMA CASA DE 1890
Chegamos à última coisa que faríamos naquele dia, 17/03/2008, uma segunda-feira, em Santa Clara – Cuba, quando por volta das 21h vamos até a casa da professora Judith Quesada Miranda e sua família. Levamos dois refrescos (os ditos refrigerantes lá deles, também em garrafas pet de 2 litros). São apenas 300 metros do hotel, numa estreita rua e uma construção com porta e janelas rente à calçada. O que impressiona logo de cara é a construção, essa das mais antigas, com certeza centenária. Depois fomos informados ser de 1890.

Eduardo, filho de Judith, 31 anos nos recebe na porta junto com Almara, sua esposa (ela membro do PCC, nos mostra sua carteira). Na casa, junto deles está a amiga Ângela, da cidade vizinha de Sancti Spíritus. Tudo é antigo lá dentro, com móveis e peças valiosas, como se estivéssemos num antiquário, no meio de alguns sacos de cimento e areia pelos cantos (estavam em reforma). Sentamos todos em círculos, em cadeiras de balanço (que luxo) e começamos um longo bate papo, que se estenderia até uma da manhã.

Ele fala muito das cidades que passamos e da que iremos em seguida, Santiago de Cuba e da famosa Sierra Maestra. Pede certo cuidado, por ser uma cidade muito “caliente” e “folclórica”. Rimos e nossa resposta foi sobre ele nada saber do que venha a ser perigo, pois nunca andou numa cidade qualquer de nossa América Latina e as ruas de nossa cidade, Bauru. "Em Cuba vocês podem andar tranquilos, nada irá lhes acontecer", Judith noz diz. Eduardo repete muito algo a nos emocionar: “Se o país me educou, formou, investiu no meu conhecimento, ele também acredita em mim, pois sei pensar e agir, sabendo colocar em prática tudo o que aprendi”. Se pensam que só elogia, tece também um parecer de que algo poderia ser diferente: “O leite tirado aqui em Santa Clara segue 40 km para ser processado e pasteurizado, depois voltando os 40 km para ser consumido. Com bom senso, poderíamos ter esse processo em nossa cidade”. São ajustes de algo que se ainda não é feito, com certeza poderá ser feito no futuro.

Quando lhe falo de minha admiração por Eusébio Leal, o responsável pela recuperação do patrimônio cubano, ele diz fazer “parte de uma nova geração de cubanos, que conquistou novos procedimentos do regime e que só consegue promover os restauros com ajuda internacional (nosso país é pobre), além de algo inusitado para nós, uma parte dos impostos turísticos é toda revertida para essa finalidade”. A olhos vistos, Havana está de pernas para o ar, com tapumes espalhados por todos os lados, numa verdadeira segunda revolução, essa de retransformação urbanística e de revitalização de sua arquitetura. Uma beleza ver isso por todos os cantos.

No meio da conversa ele se levanta e traz um mimo para Marcos. Um cartão de visitas de Fidel (ele não desgrudaria mais do mesmo), que o encanta à primeira vista. Não poderia estar em melhores mãos. Ouvimos muitas histórias, da forma como o ensino é praticado, das viagens que fazem de uma cidade à outra, de um filho vivendo na Venezuela, dos anos difíceis quando a URSS deixou de ajudar Cuba, os tickets alimentares e muito mais. No retorno para o hotel estávamos extasiados por comprovar como a vida pode ser vivida de forma bem simples, saudável e prazerosa. O outro mundo que tanto lutamos é mesmo possível e a cada dia tínhamos mais certeza disso. Um país onde o dinheiro não é objeto mais importante a mover a vida das pessoas. Na manhã seguinte outra surpresa...

Nenhum comentário: