domingo, 16 de junho de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE (210)


QUANDO O PT SAI DA TOCA E MOSTRA SUA FORÇA - TUDO PELA CANDIDATURA PRÓPRIA
Foi um domingo e tanto. Primeiro o PT de Bauru decide em suas instâncias regulares por ter candidatura própria para a Prefeitura de Bauru. Algo bem sensato e necessário, até para se fortalecer e conquistar mais eleitorado, desvinculado de ações neoliberais, essas aprodrecendo qualquer instituição por dentro e por fora. Quando tudo estava mais que decidido e acreditava-se daí por diante, ocorreria uma disputa entre duas chapas postulantes a ter sua pré-candidatura à prefeito homologadas, um dos segmentos se rende a outro ideal e sem a anuência da direção municipal, negocia com a Federação, constituida por PT - PV - PCdo B e indicam um pré-candidato do PV, Clodoaldo Gazzetta, exprefeito e em baixa junto ao eleitorado, justamente por ter tido um programa de governo progressista, porém, uma ação totalmente vinculado aos interesses do neoliberalismo. Ou seja, incompatível com a concepção petista de atuar e governar. Se o Pt na cidade, representado hoje por dois segmentos, um totalmente contrário a este e outro, atuando ligado a isso, nada como a existência de um rompimento, pois ideias totalmente divergentes. 

É o que ocorre na cidade de Bauru. Enquanto um segmento finge lançar uma candidatura, de Iara Costa, mas na Federração já possui um nome dado como certo, Gazzetta, iludindo não sabe a quem, pois o petista pode ser tudo, menos besta. Do outro lado, comandando pelo Núcleo de BAse DNA Petista, outra pré-candidatura, a do atual presidente do PT local, Claudio Lago se apresenta como a alternativa contrário a essa esdruxúla composição e querendo, só e simplesmente, fazer cumprir o que o partida já havia decidido na cidade, por ter uma candidatura própria na cidade. O quadro é este e por detrás do segmento fingindo ter uma candidatura, mas defendendo a de Gazzetta, a vereadora Estela Almagro. Aqui essa explanação sem arrivismo político, mas simplesmente uma descrição do que está em curso.

Enquanto um lado se apresenta favorável a ter uma candidatura se apoiando em algo que não foi decidido pela instância local e neroliberal até o último fio de cabelo, do outro, algo a oxigenar o PT e colocando-o como força progressista, num raio e campo de ação onde, em primeiro lugar, seria devolvido e restabelecido suas características de antanho. Nada mais sensato e necessário do que isso. Diante do impasse e com prazos já praticamente sem tempo para realização de uma prévia, a decisão do rumo a ser tomado será tomado pelo Diretório Estadual, que está ciente de toda essa situação. O PT criou a sistema de federação, como facilitador para ampliar eleitos e diminuir probabilidade de aumento do número de eleitos com características conservadoras. Em alguns lugares dá certo, noutros não e isso se apresenta desta forma, bem nítido e explícito na cidade de Bauru.

Diante deste quadro, o DNA PT Bauru marca uma reunião,encontro local para este domingo, 16/06, das 10 às 12h, na sede da CUT e desta forma, não quer só marcar posição, mas apostar e exigir o cumprimento do que havia sido decidido, ou seja, a candidatura própria. O DNA está nas ruas a defender Claudio Lago e converge para o local, aproximadamente 70 pessoas, desta forma, demonstrando sua força e com as falas ali ocorridas, reconhecidas lideranças, de campos variadios, desde sindicalistas, movimento social, professores e populares, além de antigos petistas, afastados do partido por muito tempo, devido ao centralismo ocorrido em tempos idos, quando tudo convergia somente para os interesses de uma só pessoa dentro do PT Bauru. Hoje, diante de um nítido novo momento, oxigenante, esses voltam a estar perfilados e apostando na valorização da sigla e num caminhar com os olhos voltados para o coletivo, nunca para o individualismo. 

A abertura e a leitura do quadro atual foi feita pelo presidente do PT e pré-candidato Claudio Lago, seguindo pelos inscritos e todos com peso e apostando na força do partido e neste momento, quando ocorre a possibilidade do partido voltar a ser o que já foi um dia. Muitos fizeram uso da palavra, como Jesus Garcia, Alberto Pereira, Maria Cecília Campos, Celso Zonta, Denílson Cavalinho, além de vários outros (as) militantes, dentre estes, duas pré-candidatas à vereança. De todos, uma só certeza, a necessidade do partido insistir na candidatura própria e, neste momento, seguir coom Lago como seu pré-candidato ao cargo majoritário. Foi uma demontsração do poder de mobilização da sigla, segundo Zonta, disse em sua fala, com poder hoje entre 25% a 30% do eleitirado bauruense, ou seja, aproximadamente 60 mil pessoas. Ou seja, com essa quantidade de votos pode-se eleger até um deputado, algo que hoje Bauru não mais possui, porém, desunidos e fracionados, algo cada vez mais distantes.

O PT, através do DNA, denuncia e coloca as cartas na mesa. O momento não é maias de reflexão, mas de ação. Passou da hora de esperar sentado por uma decisão monocrática das instâncias superiores. Ou tudo é revertido e as bases ouvidas, ou até o futuro da própria agremiação política está em risco. Durante um momento das falas, fui puxado pelo braço por Roberval Placce, do Sindicato dos Ferroviários e este num canto me disse algo sobre este momento vivido pela sigla em Bauru: "Henrique, eu, o Fabricio Genaro e outras pessoas nos reunimos e decidimos que se o PT não tiver sua candidatura própria oficializada, se optar pelos nomes do Gazzetta e de Iara Costa, estaremos fora do páreo e sem nenhum candidatio participando do pleito e o mesmo seria bom ocorresse com os ligados ao DNA, pois se diante do retrocesso, houver um mínimo de apoio, todos abrirem mão, o partido não elegerá nenhum representante. Seria horrível, mas não dá mais para ter um representante e este agir contra os princípios do partido, daí melhor começar do zero". Disse a ele, que em primeiro lugar, não descobriu a pólvora, pois isso sempre foi pensado também pelo DNA. O momento é de fortalecer e não retroagir e quando forças ocultas lutam pelo retrocesso, nada melhor do que todos, abdiquem de participar, denunciando tudo. Ou seja, a própria vereadora, diante deste quadro precisar rever como vai se dar sua participação, dela e de seu grupo, pois pode ter muito a perder insistindo em remar contra os interesses partidários. 

Este o momento, este o ocorrido, este o que existe hoje de concreto, com a magnitude do ocorrido na manhã deste domingo. Deu para perceber que, respaldado pela bela participação de militantes e simpatizantes, rtudo sendo devidamente informado para as instâncias superiores do partido, a decisão a ser tomada pelo DE - Diretório Estadual, precisa levar muito em consideração o que clama os militantes locais. Talvez seja este o momento decisivo e crucial para a verdadeira oxigenação do partido na cidade, quando está mais do que estabelecido um novo parâmetro na forma e concepção do fazer político. O PT precisa e já deveria estar nas ruas, em plena campanha e quando a decisão vier, a de seu fortalecimento, com a candidatura de Claudio Lago oficializada, tudo deverá tomar outro rumo na cidade. Apostamos nisso e falo em nome do que vi e ouvi, pois não será seguindo perfilado com quem já se mostrou aliado do ideal neoliberal que iremos dar vida nova ao PT. A luta continua.

Eis o link de duas falas gravadas por mim no encontro dominical:
ASSUMINDO A BRINCADEIRA E A LEVANDO A SÉRIO
Pra quem afirma, carregado de muita ironia, que nas reuniões do PT, por detrás delas sempre um pão com mortadela, eis aqui a comprovação, pois hoje na ocorrida na CUT, rua Quinze de Novembro, aproximadamente com 70 pessoas, após duas horas e meia de discussão, tudo terminando quase 12h30, eis a mais gostosa iguaria saboreada por todos os presentes. E posso afirmar, estava um delícia.

E AINDA NO SÁBADO À NOITE A MAIS BELA FESTA JUNINA DE BAURU, A DOS BATÉ EM TIBIRIÇÁ
Escrevam, publiquem o que quiserem, mas a mais animada, imbuída do espírito junino na acepção da palavra, quando a família Cosmo/Baté se unem e no quintal da casa da matriarca fazem todo ano, a novena, procissão, erguem o mastro com a bandeira de Santo Antonio e depois a festa, essa é, sem sombras de dúvidas a melhor e mais representativa da cidade de Bauru. Digo por tudo, mas neste sábado, com mais de 200 pessoas, todas desfrutando gratuitamente de tudo o que ali foi serviço, desde os quitutes todos até o tradicional quentão. Tinha patrocínio de empresas? Que nada, tudo sempre foi dividido entre os Baté, que seguindo algo prescrito por seu patriarca, passaram muita fome na vida, hoje não mais e assim, unidos, propiciam este retorno para todos os que por lá aportem. Precisa dizer o quanto gosto de estar por lá?




Nenhum comentário: