NETÃO
TENTANDO ENTENDER E REESTABELECER A VERDADE DOS FATOSNão sou o dono da verdade e se algo postado aqui não condizer com a verdade dos fatos, por favor, quero que me digam, contestem e vamos dialogar. Compartilhei hoje um texto, escrito por não sei quem (depois fiquei sabendo, Área 14), com algo muito sério sobre a saída do locutor NETÃO, dos microfones da FM94. Ele é um dos donos da rádio, hoje com quase 80 anos e creio que, o texto inicialmente espalhado cidade afora tendo sido deletado, quando me inteirei do que de fato ocorreu, nada melhor do que, voltar aqui, postar outro áudio, este do programa matinal do Netão, ele junto do locutor Emerson Luiz, dia 06/02/2025.
Neste dia, o Esporte Clube Noroeste começava seu calvário de não conseguir mais vitórias, rodada por rodada. Netão, como a maioria dos torcedores foi emotivo e pelo que sei, depois dessa contundente fala, chegou a se desculpar ao vivo noutro programa. Enfim, pelo pouco que entendo de futebol - apesar de amar de paixão -, torcedor é mesmo emotivo. Netão tinha razão com respeito ao sinal fornecido pelo Noroeste para as transmissões. No mais, vale a pena escutá-lo do início so fim.
Posto o áudio recebido no começo da noite, pois creio, no card reproduzido pela manhã, escrito algo contundente, uma provável acusatória fala do Netão. Pelo que agora ouço, não ocorreu. Este áudio é antigo e depois disso, passado uns vinte dias, pelo que fiquei sabendo, Netão entrou de férias, algo anunciado no ar. Depois disso, o campeonato paulista já encerrado, ele com quase 80 anos, está sendo incentivado pela família a se aposentar. Se existiu pressão ou não para isso ocorrer, pelo que me disseram não teve nada a ver. Se ocorreu, algo virá à tona. Reproduzo o vídeo do programa, pois na comparação com o anteriormente publicado, todos poderão tirar melhores conclusões.
Posto o áudio recebido no começo da noite, pois creio, no card reproduzido pela manhã, escrito algo contundente, uma provável acusatória fala do Netão. Pelo que agora ouço, não ocorreu. Este áudio é antigo e depois disso, passado uns vinte dias, pelo que fiquei sabendo, Netão entrou de férias, algo anunciado no ar. Depois disso, o campeonato paulista já encerrado, ele com quase 80 anos, está sendo incentivado pela família a se aposentar. Se existiu pressão ou não para isso ocorrer, pelo que me disseram não teve nada a ver. Se ocorreu, algo virá à tona. Reproduzo o vídeo do programa, pois na comparação com o anteriormente publicado, todos poderão tirar melhores conclusões.
Eis o vídeo do programa com Netão e Emerson Luís: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/661836239919748
Espero com isso ter contribuido para dirimiar dúvidas sobre o postado hoje.
ISSO TUDO GEROU MUITOS COMENTÁRIOS, EIS ALGUNS DESTES:
- "Criticou um dos donos da cidade", Orlando André Gasparini.
- "Lamentável, até que pontoi temos 'liberdade de expressão'?", Renato Afonso Crepaldi.
- "Quem são os tais “donos” da cidade? Preciso de nomes . Tenho uma profecia", Maria Cristina Zanin.
- "Geralmente as cidades têm meia dúzia de pessoas, onde cada uma pensa que é dona de metade da cidade. Resultado: falta cidade para a população", José Aparecido dos Santos.
- "Não pode criticar quem "paga a conta" piada!! Quando entra no futebol então aí fica todo mundo dolorido: torcida, torcedores e diretoria. Segue o jogo e o pão e circo não há espaço pra questionamentos quanto mais provinciano pior....", Bruno BKL.
- "Por que será que o conteúdo original foi apagado, hein? Será que a história é mais complexa do que aparenta? (...) Que verdade virá à tona? Será que a verdade virá à tona? Ou a verdade está escondida em algum bolso de calça?", Rodrigo Ferrari.
- "Netão falou que todo bauruense falou, time de segunda divisão, investiram milhões em estádio e péssimo elenco", Dextter Paes Leme.
- "Sou ouvinte da rádio e estou até agora sem saber o real motivo da saída do Netão. Já achei muito chato a saída do Paulo Sérgio sem justificativa", Carlos Escarabelli.
MEU SEGUNDO LIVRO LIDO NO MÊS
MAIS UM ROMANCE POLICIAL DE RUBEM FONSECA
"E DO MEIO DO MUNDO PROSTITUTO SÓ AMORES GUARDEI AO MEU CHARUTO" (Editora Cia das Letras SP, 1977, 1ª edição, 120 páginas)
Rubem Fonseca é dos nossos mais qualificados escritores policiais. Sabe manter o leitor com a respiraação suspensa. Neste, traz de volta personagens de outros livros seus e os reúne numa nov possibilidade, desta feita com todas as citações possíveis de charutos. Rubem gosta disso, de seguir com citações dentro de um tema. Até no próprio título ele cita charuto, sacando-o de poema de Álvares de Azevedo, onde ao final conclui: "Só peço inspirações ao meu charuto!".
Compro este livro na banca defronte o Largo da Carioca, pela bagatela de R$ 2 reais e praticamente o devoro na viagem de volta, de ônibus para Bauru. Comecei e não tive mais como parar. Fonseca tem essa qualificação, você começa e depois só para quando termina. Perdi até o sono e só não as estribeiras, porque o livro é fino, 120 páginas e assim, ainda consegui depois dormir bocadinho, porém, sonhando com a intrincada trama. Foi bom rever dois personagens, o escritor Gustavo Flávio de "Bufo & Spallanzani" e o advogado Mandrake de "A Grande Arte", compartilhando com os leitores, os seus apetites eróticos e a paixão pelos charutos. Enfim, uma boa prosa, dessas onde tenho mergulhado pouco, mas quando o faço, como agora, não me arrependo. Uma misteriosa estória de ficção, tendo como palco a cidade do Rio de Janeiro, muito recomendada por mim para quando a pessoa está num estado elevado de tensão.
Reuni poucas frases sacadas da leitura e aqui as compartilho:
- "Não há nada igual ao tabaco - é a paixão das pessoas decentes e aqueles que vivem sem tabaco não merecem viver", D. Juan, Molière (e olhem, nem fumo).
- "Dostoiévski, pela boca de Aliosha Karamazov, diz que as memóirias preservadas desde a infÂncia e que carregamos durante nossa vida são talvez a nossa melhor educação; e se apenas uma dessas memóirias permanece em nosso coração, ela talves venha a ser, um dia, o instrumento de nossa salvação".
- "...não sei por que você gosta de tomar banho com as mulheres, fique sabendo de uma coisa: as mulheres preferem tomar banho sozinhas".
- "...os bons escritores, como Sade, enchiam os corações e as mentes dos leitores de medo e horror, porque a vida era isso, medo e horror".
- "...assaltantes assustados são os piores".
- "Esse é o problema de pedir perdão: é sempre tarde demais".
- "Segredos só devem ser contados àqueles que também têm segredos. (...) Não há melhor lugar no mundo para confissões escabrosas do que a internet".
- "Como você sabe que estava sendo seguida? Uma mulher sabe".
- "O amor existe, repito, e as mulheres acreditam nele mais do que os homens. (...) Os cônjuges, por mais imaginação que tenham, não conseguem fugir do desgaste resultante da manutenção da ordem, do tédio, causado pela repetição das coisas que não se movem".
-"São poucos os prazeres iguais ao de fumar um charuto".
- "...para escrever é preciso talento, talento é um dom natural como nascer com a bunda bonita, e quem nasce com esses dons não precisa tanto de exercícios".
- "Ibsen disse que ser poeta é essencialmente ver".
- "...você não pdoe escrever um livro para salvar outro que fracassou. (...) Nenhum escritor reconhece a própria mediocridade. Só a dos outros. (...) ...oescriba que não prevê o fracasso de algum dos seus livros nã odeve nem começar a escrever".
- "Um cavalheiro deve fazer tudo para proteger a reputação de uma senhora respeitável. (...) Ainda mais depois de ela ter morrido".
- "Talvez seja essa a maior de todas as motivações para alguém tornar-se um escritor, para o artista criar: o conhecimento que o ser humano tem de sua própria finitude, a certeza de que vai morrer. (...) O que me levou a tornar-se um escritor? Acho que a resposta é uma só: eu gostava tanto de ler que naturalmente passei a escrever. O destino normal do leitor fanático é se transformar num escritor. (...) Escrever é tomar decisões, constantemente".
- "Mas afinal, que apetite da natureza humana é saciado completamente?".
- "Somente quando uma mulher se movimenta é que você pode ver a sua simetria, a medida - o belo, o perfeito, o suficiente".
- "...não copule sem camisinha com quem confia em você, pessoas confiantes são imprudentes, sem discernimento".
- "Certas mulheres preferem a fidelidade à lealdade, o marido pode esconder dela quanto dinheiro ele tem espalhado pelos bancos do mundo, pode permanecer sendo amigo de uma pessoa com quem ela brigou, pode continuar protegendo um parente parasita que ela detesta, pode falar mal da mãe dela, pdoe até acintosamente considerá-la uma debilóide (a maioria dos homens acha a mulher uma debilóide), só não pode foder fora de casa. (...) Os homens são uns merdas. Todos os defeitos que atribuem às mulheres eles têm em dobro: vaidade, futilidade, comprismo, emotividade, volubilidade, puerilidade. E ainda por cima, são feios".
- "As coisas escondidas sempre acabam aparecendo".
- "Confesso, se alguma coisa acaba com qualquer preocupação é fazer amor com uma mulher que você ama".
- "A vida é engraçada. As pessoas não dão importância aos seus empregados - porteiros, motoristas, arrumadeiras, cozinheiras -, acham que eles são cegos e surdos, estão sempre distraídos, pensando na novela da TV, mas na verdade eles vigiam os patrões, vêem tudo, ouvem tudo. E nã osaão leais. Por que, aliás, deveriam ser leais com patrões insensíveis a quem servem de maneira tão humilhante?".
Enfim, as frases dos livros do Rubem Fonseca são um caso à parte.