domingo, 16 de setembro de 2007

UMA ALFINETADA
Produzo um texto semanal para o semanário de Pirajuí, O Alfinete (pica mas não fere), 40 quilometros de Bauru, há quase uma década e vou reproduzir aqui uma pequena amostragem do que sai por lá. O escolhido para o pontapé inicial foi esse aí embaixo, publicado numa das edições de agosto:

CANSADO MESMO ESTOU DE OUTRAS COISA


Sei que dia 17/08, rolou pelo Brasil algumas manifestações do tal "Cansei". Bato na madeira (toc toc toc) só de pensar em participar de tal atos. Macaco velho, prefiro me abster, pois depois de longos anos penando sob uma cruel ditadura militar, sou totalmente avesso a golpes, provenham de onde vierem. Portanto, não tenho nada a ver com esse grupo (ou seria grupelho?) chamado "Cansei" ou "Cansamos". Tenham certeza de uma coisa, "ainda não estou tão velho que não reconheça um lobo por debaixo da pele de cordeiro" (Fausto Wolff). Cansei de muitas outras coisas. Te juro que cansei!


Cansei desse tipo de passeata que leva os privilegiados paulistas às ruas sob o pretexto de um doloroso desastre aéreo, que ainda está sendo apurado. Conta outra, vai... Os mais velhos ainda devem se lembrar da Marcha com Deus pela Democracia, que apoiava coisas "inapoiáveis". Foram rezar contra o Jango, por um Brasil melhor e desaguaram no golpe militar. No Chile foi idêntico e incentivaram Pinochet. Será que querem esse filme novamente? Quem são os protagonistas de hoje? Deu-me medo só de ver os nominhos das figuras. Vade retro, Satanás!
Se precisar vou participar de um milhão de passeatas, de manifestações, de abaixo-assinados, de notas de repúdio, de missivas para órgãos da imprensa ou qualquer outra coisa para mudar esse quadro de injustiça social que vivemos. Disso eu não vou me cansar nunca. Se precisar estarei aí contra a corrupção, a violência, a falta de hospitais, a progressão continuada no ensino, o neoliberalismo, as privatizações desnecessárias e pela inclusão de todas as camadas sociais na sociedade e pela reforma da Justiça. Agora, apoiar movimentos cujos líderes e mentores são parte da elite nativa, que tanto infelicitou esse país, é assumir que defendo interesses que não são os meus. Tô fora.


Com a adoração pura e simples ao deus dinheiro, dificilmente iremos transformar em cidadãos a maioria dos escravos atuais. A classe média brasileira sempre fugiu dos pobres e miseráveis. Não tem uma ideologia, a não ser estar entre os ricos e não cair no inferno do proletariado. Sua visão de mundo é pessoal e egoísta. Eventualmente, quando está se aproximando demais do abismo do povão, promove passeatas, como a Cansamos, cujos organizadores não têm um só plano de reforma política que vá além do carro do ano. E a classe média, em vez de se aproximar do povo, faz passeatas...


Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos fazendo passeatas, carretas, com o megafone mão, mas não se deixando levar por golpistas de plantão.

Um comentário:

pavanato disse...

Parabéns pelo Blog, HPA!
Já está nos meus Favoritos!
Grande abraço!