terça-feira, 24 de junho de 2008

DIÁRIO DE CUBA (4)

Estive em Cuba por 20 dias em março último e como registrei minhas impressões da viagem num Diário, do qual não me separei naqueles dias, quero resgatar as histórias vivenciadas na ilha, intercaladas com o sentimento de carinho que sempre nutri pelo modelo político lá implantado há exatos 50 anos e muito do momento vivido pela transição com a natural saída do grande líder Fidel Castro. Demorei em iniciar, pois o acúmulo de tarefas a que estou submetido foram adiando a escrita. Farei isso a partir de julho.

Hoje, só para dar continuidade ao debate sobre os destinos de Cuba, registro aqui algo que também comecei a fazer na semana passada. Sabia da existência do blog DESDE CUBA (www.desdecuba.com/generaciony), escrito desde Havana por Yoani Sánchez, uma filósofa, dissidente e opositora ao regime comunista. A liberdade por lá é muito maior do que a propalada por aqui, tanto que ela posta regularmente, sem maiores problemas, sendo permitido que fale e debata de tudo um pouco, principalmente, idéias contra-reolucionárias. Muito mais até que em outras ditas democracias existentes no lado ocidental (imaginem um blog sobre Guerrilha Urbana ou do próprio Partido Comunista em solo norte-americano?). O tal do blog foi divulgado no mundo todo e Yoani conseguiu fama mundial, tanto que está tentando viabilizar uma viagem ao exterior. Li algumas coisas lá postadas e resolvi participar da coisa, escrevendo em português, uma vez que a língua de 99% dos comentários é a espanhola. Comecei a fazê-lo em 21/06, diante do seu texto “Obligada penumbra” (postado em 20/06) e o fiz da seguinte forma, sob nº 2177:

“Estive em Cuba por 20 dias no mês de março e voltei daí com a melhor impressão possível do povo e do país. Conheci pessoalmente todos os problemas cubanos e cheguei a uma conclusão: os do meu país, os dos EUA e de todos os países capitalistas são infinitamente maiores que os daí. Se ainda existe um paraíso na face terrestre, esse lugar é Cuba. Tudo o que foi conquistado nesses 50 anos de Revolução precisam ser preservados. Não adianta essa conversinha de que aí não existe isso e aquilo. Do lado de cá está muito pior. Vocês moram num paraíso e não estão atentando para isso. O que mais me impressionou aí foi conversar com as pessoas que saíram de Cuba e voltaram correndo, diante de tantas dificuldades encontradas do lado de cá. Adorei Cuba e voltarei em breve. Começo essa semana a escrever e publicar no meu blog textos, um Diário de Cuba, sobre minhas impressões da viagem. Viva Cuba! Viva Fidel! Viva Raul! Viva a Juventude Comunista!Abracitos bauruenses do HPA - Bauru SP – Brasil”

Recebi uma saraivada de críticas e, junto, alguns elogios. Por ali não predominam somente gente contra Cuba. O debate é acalorado e literalmente ferve. Nesse texto foram postados mais de 5.100 Comentários, vindos de todas as partes da América. Postei mais dois textos e estou me inserindo, pouco a pouco dentro do espírito do blog. Quis participar, principalmente para demonstrar que, mesmo num espaço onde predomina algo contra Cuba, existem milhares que fazem a defesa da ilha e me apresento como um deles. Postei hoje uma carta sobre Che, que saiu na Tribuna do Leitor do JC, 24/06, do professor Odair Machado e aguardo a repercussão por lá. Ela saiu como Comentário do texto “Adaptarse a cambiar”, de 23/06, sob nº 1946. Quem quiser e tiver interesse em participar, fica a dica. Convido outros bauruenses a participarem da peleja.
OBS.: As duas fotos aqui publicadas foram retiradas do blog da Yoani.

Um comentário:

Anônimo disse...

? islo ser la libertad