ACELERANDO DESTRUIÇÃO DE BAURU E DO PLANETA** Carta da lavra deste HPA, publicada edição de hoje, Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade, Bauru SP
Estarrecedor como a classe política hoje no poder em Bauru encontra as soluções para resolver os problemas de Bauru. No que possuem relação com a natureza, são todos abomináveis.
Uma semana atrás, Jurandir Posca, secretário do Desenvolvimento Econômico, entrevistado pela 94FM, quando perguntado se tinha problemas pela falta de tratamento de esgoto junto a empresários querendo se instalar em Bauru, foi taxativo. “Quase nenhum neste sentido. Tenho com os impedimentos de instalação nas áreas preservadas do cerrado”, disse.
Disse mais, que empreende luta para vergar essas limitações. Ou seja, não está nem aí para os problemas climáticos causados pela devastação do que ainda resta de natureza preservada. A solução, para ele, é devastar, devastar e sem cerrado, ampliar as chaminés. Nem pensa em outra hipótese. Essa a postura do predador.
Num outro lamentável episódio, a Câmara de Vereadores aprova o empréstimo de 40 milhões ao DAE, atendendo imposição da alcaide Suéllen Rosin, sem nenhum projeto viável e sólido para resolver a questão da fata d’água na cidade. A solução destes é a já ocorrendo, perfurar desmedidamente o solo e buscar água nos aquíferos debaixo do solo bauruense.
Essa descontrolada perfuração já demonstrou estar ocorrendo sem critérios, com muitos destes poços já sem conseguir sugar água. Sem estudo sério, estão atrás de dinheiro fácil, soluções fajutas, enquanto toda água proveniente das chuvas – que são muitas -, continuam sendo desperdiçadas e não armazenadas. Gente despreparada e atuando no desrespeito à legislação vigente.
Isso se deve a degradação da mentalidade preservacionista, uma que ainda sustenta o planeta, mesmo com o nível atual de sua dilapidação. Enquanto persistir ações deste tipo, sem nenhum embasamento técnico, tudo somente para atender interesses econômicos, o mundo seguirá seu caminho de destruição. Em Bauru só mais um capítulo do que se vê em prática mundo afora. Existir uma proposta diferenciada, buscando outra alternativa, nem pensar.
O imediatismo dos que se apresentam como representantes do neoliberalismo e fundamentalismo, são todos perversos e acelerando a destruição da natureza. Daí, quando pipocam catástrofes, pior que tudo, estes mesmos fingem desconhecê-las e não possuir culpa nenhuma. Estamos no “mato e sem cachorro”.
Henrique Perazzi de Aquino, historiador e jornalista, www.mafuadohpa.blogspot.com
Acabo de voltar de uma longa viagem por um lugar magnífico, o Leste Europeu e só pude conhecer algo mais de algumas dessas cidade por onde pisei e talvez não volte nunca mais na vida, como Praga, Bratislava, Viena, Budapeste, pois eu e Ana Bia, nos utilizamos dos serviços de vários tours nessas cidades. Sem eles, com certeza, teríamos feito mais uma viagem turística, sem grandes aprofundamentos. Em cada uma, um guia bem preparado, embasado em muitos conhecimentos adquiridos e durante aproximadamente duas horas, circulamos a pé, tivemos ampla aulas e saímos de todos, com conhecimentos ampliados.
E agora, vejo o mesmo se repetindo em Bauru. Os professores Edson Fernandes e Fábio Paride Pallotta já fazenm isso há um bom tempo aqui em Bauru. São estudiosos das questões históricas em nossa cidade. Se juntam neste momento ao apoio da Apeoesp e oferecem uma amplicação de conhecimento aos interessados. Algo, confesso, arrebatador. Não tive a oportunidade de estar presente nas caminhadas anteriores, mas nesta, desmarco tudo e quero estar presente, ampliar conhecimentos, caminhar pelo centro bauruesne e ao lado de pessoas queridas, ruar bocadinho mais.
Vamos?
CUTUCARAM A ONÇA COM A VARA CURTA E ELA REAGIU...Dias atrás um ato de intolerância religiosa ocorre em Bauru. Acontecia um ato de candomblé num residência no Parque Vista Alegre, local conhecido e cadastrado para tanto. Uma vizinha incomodada, fez barulho, agitou contra, peturbou a paz até com gás de pimenta. Ou seja, atentou contra quem promove algo dentro da maior normalidade. Se imaginava que tudo ficaria por isso mesmo, acontece exatamente o contrário e a reação foi a união dos envolvidos, os que presenciaram a triste cena, com muitos outros do segmento religioso perseguido. Daí, marcado para hoje, após às 18h30, defronte o local onde aconteceu o ato de intolerência, algo grandioso. Divulgo e quero participar, pois creio que, intolerancia é combatida dessa forma e jeito, com ampla divulgação do que é feito, mas também com algum enfrentamento, sem medo e receio, enfim, o Brasil é prescrito como um país leigo, onde todas as atividades religiosas são permitidas e toleradas.
"Axé a todos! Esperamos vocês para o nosso toque de Exu e Pombagira, você pai de santo, mãe de santo de candomblé, umbanda, quimbanda, leve o seu terreiro, leve os atabaque e as coisas das entidades de vocês!
Sábado dia 29 às 19:30 início do toque e 18:30 início da nossa concentração na rua alameda das Hortênsias 1-57 Parque Vista Alegre. Vá bem alimentado, leve sua garrafinha de água e vamos vencer essa batalha! Teremos autoridades da nossa fé e que valorizam a nossa fé conosco, juntamente com os meios de comunicação da cidade!
Seremos uma só voz, um só coração! Dispensamos curiosos fracos pq nossa religião é feita de pessoas fortes! Toco é toco a raiz é funda! Laroyè!


* Resposta para outro bauruense ofendido, este após reclamar do aumento desmedido de seu IPTU, cobrado em 2025.
"Não reclamem, em 2022 eu fiquei sozinho sem o apoio da população. Protocolei na câmara de vereadores a cassação da prefeita de Bauru. Ela foi reeleita, faz o que bem quiser, não tem oposição, é aplaudida em todos os lugares eu fiquei com cara de palhaço. Eu tenho a solução para você que não concorda com esse imposto nojento, absurdo... sou formado em direito e jornalista, meu celular é 14 981379836 agora é hora de nos unirmos para mostrar a nossa revolta contra a família da prefeita atacando a nossa cidade, nos humilhando.Os salaris dos familiares da prefeita nos órgãos públicos é a partir de 16; 17; 25 mil reais por mês, a prefeita está aqui em Bauru pra ganhar dinheiro junto com a sua família, agora que está namorando um velho conhecido da cidade. Que já está com 40 milhões de reais pra perfurar poços artesianos, sem fiscalização, imagina o rumo que a nossa cidade vai chegar, Continuo falando no meu canal das desgraças que a prefeita faz aqui na nossa cidade", Elias Roberto Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário