quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

UMA FRASE – GILETE PRESS (87)

A LUTA DOS INDIGNADOS E O DESVIO DE OBJETIVOS NA SEÇÃO BAURU
O movimento dos Indignados ganhou força mundial e lançou no ar a idéia de que um OUTRO MUNDO É POSSÍVEL. Lotou praças, movimentou idéias e gerou uma imensidão de debates, todos com o intuito de chacoalhar as estruturas, principalmente as do CAPITALISMO. Não vejo o movimento desvinculado disso e ao lado de outras bandeiras. Mas o que tenho visto hoje é a proliferação de pessoas com idéias mais conservadoras postando suas idéias e sem que ocorra uma grita generalizada do contra. Na seção Bauru percebi isso nitidamente e resolvi botar a boca no mundo. No grupo criado no Facebook, tenho lido com certa assiduidade alguém que não conheço pessoalmente, o ALEXANDRE GOTTI postando algo que não coadunam nem um pouco com as lutas dos Indignados mundo afora, pois prega abertamente a defesa do Capital Predatório e pasmem, do Fascismo. Isso foi a gota d’água, pelo menos para mim. Para entenderem o que vos escrevo, posto alguns dos escritos do moço:

1.) Em 16.12.2011 postou: “Precisamos sim arrumar a máquina do estado e não extingui-lo, o estado forte tem que ter regras consistentes e rigorosas contra a corrupção, só assim teremos um país decente................... temos que ter um capitalismo sustentável................. Dizem que o positivismo Marxista está ultrapassado, pessoas que pensam assim não seguem o Estado...............................lembre-se vc tem uma luta......................”. Perguntei a ele no mesmo dia: “Alexandre, me desculpe, mas o capitalismo não tem conserto. Ele é irrecuperável. Não vejo como a existência de um capitalismo sustentável. Sou e prego o fim do regime capitalismo, a fonte de toda nossa exploração, ganância e crueldade. Um abracito do HPA”. Suas respostas vieram em três pequenas notas, no mesmo dia: “Não vejo assim, penso que temos que continuar a mudar o capitalismo, assim como ele sofreu mudanças durante esses séculos de existência.......quando se tem um dominante, os dominados se incomodam...............isso é normal........................então suba a escada. (...) Apenas temos que criar um mecanismo de dominar com sustentabilidade”. Leandro Tessari entrou no circuito e respondeu: “O capitalismo é insustentável, mas com certeza em curto prazo devemos tentar torná-lo o mais "verde" possível... RS. O sistema monetário é a base do capitalismo!”. O Alexandre arrematou: “ai muleque falou tudo.......................ai sim..........não tem como fugir do sol .......soh se esconde”. Parei por aí.

2.) Em 01.01.2012 ele postou: “$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$...........................quem não gosta deposite na minha conta do Bradesco”.

3.) Em 05.02.2012 ele postou: “Aquilo que chamamos de crise só pode ser resolvido pelo estado (...) Se o liberalismo significa indivíduo, fascismo significa Estado. Pense nisso”.

4.) Em 06.02.2012 ele postou: “ANTICOMUNISTA - http://www.youtube.com/watch?v=fp0_szG03hY&feature=sha%E2%80%8Brev=fp0_szG03hY&feature=sha%E2%80%8Bre - Avanti Ragazzi di Budapest! Forza Lazio ! Curva Nord!Avanti Lazio! SS Laziowww.youtube.com - Avanti Ragazzi di Budapest. Forza Lazio ! Avanti Lazio!Avanti Ragazzi di BudapestAvanti! Lazio!Avanti...”. Respondi com o questionamento: “Meu caro: Deixa ver se eu entendi. Eu não sou comunista, mas defendo com unhas e dentes quem o seja e acredito ser essa uma bela ideologia e ótima alternativa para o falido capitalismo. Já o que posta aqui nos INDIGNADOS, que é uma proposta de algo contra os desmandos do mundo é a defesa do FASCISMO. É isso mesmo ou estou vendo coisas... Explique-me por favor, pois coisa desse tipo não cabe na luta dos Indignados do mundo. Repudio isso de forma veemente e se postado aqui, a conotação tem que ser a de Asco para isso. Um abracito do Henrique”. Ele me responde: “Caríssimo Henrique, pessoas sem regras são contra o totalitarismo do estado, por isso vemos o mundo caminhando para o fim, principalmente com relação a família.......................até esse conceito universal e lógico esta sendo mudado aqui no Brasil e em alguns países. Mas graças a Deus em alguns países ainda prevalece o cultura fascista.....uma grande parte da Itália prevalece assim, a cultura e não o fascismo em si....................................Mais ou menos o que chamamos de Nacionalismo aqui......................................Agora com relação ao Capitalismo ele sempre vai operar nos sistemas........................vc pode ser comunista que vai ter um comunista chefe e assim como um subordinado..............Veja Cuba, é a hipocrisia do comunismo nítida......................Pense nisso Kamarada....................”. Encerro por aqui o debate com ele, pois percebi o quão inócuo seria continuar.

Meu desabafo público está exposto aqui nessa publicação e encerro com um questionamento: OS INDIGNADOS DE BAURU CONCORDAM COM ISSO ou ISSO PREGADO PELO ALEXANDRE, FAZ PARTE DA LUTA DOS INDIGNADOS.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável... É nessas horas que percebemos o perigo ainda presente de ideais conservadores e bizarros como as do fascismo. Me lembrou aquele filme "A onda".
O nacionalismo cega as fragilidades desse capitalismo falho e sem solução. Força HPA, com certeza vc não está sozinho e espero que os fascistas sejam a exceção da exceção!!
Triste...

Gabriel Maia Salgado

Anônimo disse...

Isso é porque o Indignados, assim como o anonymous, são meio vagos nas suas ideias. Isso permite que qualquer um teste arrastá-lo para qualquer lado. Ja vi gente defendendo o "Todo acima do indivíduo" e criticando quem aparecesse com ideias... diversas. Inevitavelmente que o fascismo ia brotar dessa semente totalitária.
Mas discordo do Henrique na frase do "Não vejo o movimento desvinculado disso e ao lado de outras bandeiras". Lógico que vão ter outras bandeiras. Eu por exemplo sou anarquista e estou no Indignados, e não vou abaixar minha bandeira (como alguns ja pediram), ja que forte influencia do movimento veio dos anarquistas e no Acampa Sampa inclusive muitos lá são anarquistas com suas bandeiras erguidas.
Da mesma forma, socialistas, liberais, reformistas, pessoas sem ideal definido e tals se juntam ao movimento do Indignados, ja que a falta de foco dele chama a todos eles. O problema é que essa mesma falta de foco atrai fascistas, stalinistas e outros totalitaristas. Simplesmente cabe ao coletivo decidir qual caminho vai seguir. Mas de forma geral, acredito que a esmagadora maioria aqui quer fora com os fascistas.

OBS: Eu estive em contato com os organizadores no Brasil do Democracia Real (Indignados) e fui eu quem "trouxe" ele para Bauru. Posso dizer que no início a maioria dos membros eram anarquistas, democratas com um viés de esquerda e marxistas... radicais (trotskystas), alem de alguns indefinidos. Mas com a explosão de movimentos "contra a corrupção", começou a aproximar gente de Direita, como liberais e outros mais conservadores (fascistas), apesar de que não com uma força tão significante.
Oficialmente o Indignados aponta uma insatisfação contra o Sistema atual, mas não aceita como oficial e nem rejeita nenhuma proposta. No fim das contas, é uma simples questão de maioria: a ideia que tiver maior apoio, leva. Algo assim.

É aquilo...quem muito abarca pouco abraça. Querer tentar "unir todo o povo" sem um ideal definido vai ter uma pluralidade de ideias. Isso é inevitável. Assim como é inevitável que elas vão entrar em conflito. Quem aqui for socialista (esque...rda) VAI brigar com o pessoal mais liberal (Direita). E até mesmo quem se diz "livre de ideologia", no fim, possui a sua ideologia e vai acabar em conflito com os outros.
No fim, não existe isso de "queremos mudar o mundo, vamos todos nos unir". Isso pode servir enquanto tiverem metas a curto prazo ou um adversário em comum...mas depois, inevitavelmente vai ter briga.
A maioria liberal classe média (que participam das marchas contra corrupção) nunca aceitariam tocar na propriedade privada que os socialistas querem, os anarquistas nunca vão aceitar governantes como todos os outros querem e os sem-ideologia vão ficar acusando os outros de "fanaticos" enquanto eles mesmos não sabem o que querem.
Acho que o melhor a se fazer, por enquanto é colocar alguma direção...mesmo que não seja algo definido, pelo menos pra se ter uma ideia de pra onde vai. Ou então tentar seguir em frente conciliando as diferenças até onde der.
Em qualquer uma das alternativas, concordo que não tem lugar para Fascismo. Como diz o grito da Frente Antifascista (copiado da Guerra Civil Espanhola): NÃO PASSARÃO!!

ARTUR GUIMARÃES CASTRO - copiado do facebook

Anônimo disse...

Bom dia Henrique,

Eu não acompanho tanto a pagina dos indignados no facebook e não vi esses posts que você comentou...
E assustador que não tinha reação nenhuma...
Mas tenho tambem a impressão que virou um movimento totalmente virtual... so recebo avisos de novos links, novas fotos, novas videos... nenhuma noticia de qualquer ação concreta, de reuniões... Pedi informações do estado do movimento mas não recebi resposta...
Como tinha bastante trabalhos vitais na Colina, e como fui bastante decepcionado do caminho que pegou esse movimento, eu me coloquei em modo de espera ate uma real organização de qualquer ação concreta e visivel.
Falando da Colina, não tem uma pessoa que não me perguntou, reparando minha cartinha "somos indignados com essa palhaçada" na geladeira o que é essa palhaçada... então faço a maior propaganda sobre esse assunto "d' afundação" ;-)

Grande abraço "camarada"
Eric da Colina

Anônimo disse...

"A liberdade jamais e dada pelo opressor ela tem que ser conquistada pelo oprimido", Martin Luther King

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Henrique, levantar uma bandeira é muito fácil, basta segurar o mastro e levantar o braço, difícil é dar base que a sustente por muito tempo.

Voltamos naquele ponto do "como", pois é apenas ele que pode determinar se a estrutura é funcional ou não. Não são cores, palavras, mas sim o grau de ruptura que pode causar.

Movimentos como "Indignados" ou ongs como a batra e etc, atuam na verdade dentro do contexto burguês do estado em que tentam se colocar como críticos, muitos podem até realmente serem contra o estado, mas agem dentro de suas concepções e acabam em manifestos aceitos dentro do mesmo pois o efeito acaba sendo praticamente nulo.

São ideias tão rasas e uma funcionalidade zero que rapidamente se desintegram e são esquecidas, hoje tudo é rápido e inócuo, vozes se levantam e logo se calam, o Iraque, Afeganistão, Líbia por exemplo já estão esquecidos, mas o pau continua por lá, a bola da vez por aqui é o Pinheirinho, intelectualóides, políticos, chegam com suas explicações e soluções que de funcional apenas para seus próprios populismos rasos, mas não querem organizar e armar o povo a resistir, daqui a pouco cai no esquecimento, até a próxima mazela do sistema aparecer forte diante dos nossos olhos, a vida parece ter virado apenas notícias de páginas que viram rapidamente, o fascismo hoje é virtual, convivemos com ele, mas cegamente, quando por receio a uma represália, um banimento social neste estado nos auto censuramos em nossas opiniões isso não é fascismo?? Quando reprimimos o talento de nossos filhos e indicamos o que devem fazer para não pensarem primeiramente no viver e sim no diploma e acabar como peça de reposição no mercado de trabalho, não é fascismo?? Quando pessoas ficam mais previsíveis que papagaios por um padrão pré estabelecido não a pensar mas em repetir clichês jornalisticos, não é fascismo?? Quando manifestações são teatros políticos onde a "solução" já está preparada antes mesmo do protesto começar, não é fascismo isso?? Quando matamos identidades e colocam-se as pessoas com uma face única caminhando em direção a um gigante processador para serem carne moida na sociedade, não é fascismo??

E me preocupa muito ver pessoas vagando num utópico vazio virtual, sem viver as experiencias do viver que formam o ser, aceitando todo tipo de reformismo e distorções históricas, incapazes de analisar o mundo real, perdendo-se num profundo sectarismo. Antes debatíamos "face to face", hoje perde-se tempo nesse grande campo de concentração virtual, imposto por esse sistema que tanto "criticam", chamado de rede social com gente que escreve mais "......" do que palavras. É preocupante ver como este tipo de dominação foi tão facilmente aceita de forma prazerosa e numa velocidade que mina qualquer forma pensamento mais profundo.

Anônimo disse...

Só queria entender o por que de pessoas que tem uma vivência enorme, que presenciaram muito da história de uma geração que chacoalhava o mundo, por que dão exposição a este tipo de movimento inócuo, onde podem até surgir oportunistas eleitoreiros de plantão e escondem os verdadeiros movimentos de nossa américa Latina?? Por que essa censura??? Esse medo de mostrar as lutas guerrilheiras heroicas deste continente?? Por que essa aceitação da "demonização" por parte do imperialismo dos grandes líderes que aplicaram as revoluções comunistas e conquistaram avanços nunca vistos antes dentro de um conceito de sociedade?? Por que fizeram e tiveram que sujar as mãos de sangue ao invés do jeito bunda mole, paz e amor, e discursinho verde de hoje em dia e não causa nem cócegas ao sistema e só serve de trampolim politico??

O corpo do marxismo é fantástico justamente por ser científico e não utópico a entender e descrever a sociedade, constitui-se como a concepção materialista da História, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a ideia, sendo esta possível somente com o desenvolvimento daquela, e a compreensão das coisas em seu movimento, em sua inter-determinação, que é a dialética. Portanto, não é possível entender os conceitos marxistas como forças produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histórico, pois não são conceitos abstratos e sim uma abstração do real, tendo como pressuposto que o real é movimento.

Agora se formos ficar nos abstratos é melhor que o mundo acabe mesmo em 2012.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação