terça-feira, 8 de setembro de 2009

UMAS MÚSICAS (49)

A POESIA DE SUELI COSTA/ALDIR BLANC E A VOZ DE EDUARDO CONDE
No dia da Parada da Diversidade sou abordado na rua por uma pessoa que diz me ler com freqüência aqui nesse mafuá. Algo me marca de sua fala: “Você está muito irado, esbravejando muito, que acontece contigo? Revoltado com o que? O que se passa contigo?”. Expliquei meus motivos, mesmo não me achando irado, nem tampouco anormal (talvez um pouco “tarado, louco, sanguinário”, como numa letra abaixo). Dou a resposta com três letras de músicas, ótimo momento para se lembrar da voz de EDUARDO CONDE. Após uma calma reflexão diante dessas três letras dá-se para entender melhor o que se passa na cabeça desse teimoso escrevinhador:

1. Retrato Cantado (Aldir Blanc/ Marcio Proença) canta Eduardo Conde (LP, Certas Canções – Ao Vivo, 3M, 1987): “Quem me vê sentado/ atrás dessa mesa/ de escriturário/ não vê o tarado,/ o louco sanguinário,/ o bárbaro sem véu,/ e estripador cruel.../ Não me vê no convés/ de um veleiro de três mastros/ me guiando pelos astros/ a caminho de Bornéu./ Não sabem que eu roubo/ meninos na praça/ quando a tarde cai/ e que os vespertinos/ já me apelidaram/ de “mostro Assassino/ do Parque Shangai”.../ Mas eles não sabem/ que eu sou gigolô/ de beira de cais,/ que eu sou o autor/ do Crime da Mala,/ que eu larguei o trapézio/ por beber demais/ e nem imaginam/ as atrocidades/ que vou cometer./ Não desconfiam/ que a causa de tudo/ é não conseguir/ me esquecer de você./ Eu não consegui/ me esquecer de você”.
Achei a música no Youtube, numa interpretação de voz e violão, com o próprio Marcio: http://www.youtube.com/watch?v=vV19hZADgpc

2. Dentro de mim mora um anjo (Sueli Costa/ Cacaso) canta Eduardo Conde (CD, Eduardo Conde - músicas de Sueli Costa, Dabliu, 1998): “Quem me vê assim cantando/ Não sabe nada de mim/ Dentro de mim mora um anjo/ Que tem as unhas pintadas/ E tem a boca pintada/ E tem as asas pintadas/ E passa horas à fio/ No espelho do toucador/ Dentro de mim mora um anjo/ Que me sufoca de amor/ Dentro de mim mora um anjo/ Montado no seu cavalo/ Que ele sangra de esporas/ Ele é meu lado de dentro/ Eu sou seu lado de fora/ Quem me vê assim cantando/ Não sabe nada de mim/ Dentro de mim mora um anjo/ Que arrasta suas medalhas/ E que batuca pandeiro/ E me prendeu em seus laços/ Mas que é meu prisioneiro/ Acho que é bailarina/ Acho que é colombina/ Eu acho que é brasileiro”.
Lucinha Lins também gravou um disco só com músicas da Sueli. Vejam isso: http://www.youtube.com/watch?v=18NoluX0JCw

3. Demoníaca (Sueli Costa/ Vitor Martins) canta Eduardo Conde (CD, Eduardo Conde, Dabliu, 1998): “Sou um bandido que vive escondido/ Dentro do seu melhor amigo/ Você corre perigo/ Você morre de medo/ Você morre mais cedo/ Espelho meu,/ Existe alguém pior que eu/ Existe alguém mais terrível do que eu./ Tudo o que você disser/ Eu usarei contra você, a meu favor/ Uso espanto e horror/ Você morre de medo/ Você morre mais cedo./ Quando você dormir vou entrar no seu sono/ Vou levar sua alma/ Vou roubar sua calma./ Espelho meu,/ Existe alguém pior que eu/ Espelho meu,/ Existe alguém mais terrível do que eu”.
No Youtube achei essa interpretação com a Bethânia: http://www.youtube.com/watch?v=6whJ2aGhG0s&feature=PlayList&p=7C8CC9D050ACF11A&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

Adoro a voz do Eduardo Conde (não achei nada relevante dele no youtube – uma pena), falecido aos 56 anos, com 37 de carreira, em 2003. Foi ator de várias telenovelas, cara conhecida e possuía um repertório dos mais ousados, de doer os ouvidos. Dele tenho um LP e dois CDs, esse citado acima e o “Pra falar de amor (Luz da Cidade, 1995)”. De Sueli Costa e, principalmente de Aldir Blanc, dois mestres, criadores de verdadeiras obras primas, como essas aqui, que retratam um pouco da angústia de vidas mal compreendidas. É disso que hoje vos falo.

Um comentário:

Ricardinho Lira disse...

Simplesmente adorei esta lembrança do saudoso Eduardo Conde. Tinha algumas fitas cassetes antigas dele mas se foram com o tempo. Apesar de rastrear a internet não consigo encontrar a interpretação do Conde para Retrato Cantando e você mencionou que possui o CD. Seria possível gravá-la para mim. Sei que o pedido é um tanto inusitado mas, se for possível, arco com todos os custos dos procedimentos de cópia e envio.
Abraços, Rodrigo Lira
rodrigoanidolira@gmail.com