segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UMA DICA (43)

SACIS DE BOTUCATU DE MALAS PRONTAS PARA APORTAREM EM BAURU
Fico sabendo que a atual Administração Municipal de Botucatu, ligada ao tucanato promoveu em declaração pública via noticiário da TV TEM, o desencanto pela cidade estar ligada aos Sacis. Não assisti à reportagem, mas pelo que entendi, não querem mais que Botucatu continue sendo conhecida como a cidade dos Sacis. Querem dar à cidade uma outra conotação e estão renegando tudo o que foi feito até agora. Uma pena e assim sendo, sempre existe muita gente interessada na repatriação de toda a sacizaiada lá existente e na continuidade de sonhar ao lado deles, de valorizar o folclore brasileiro e principalmente, se der lúdico, crianças com corpo de adulto. O difícil vai ser conseguir juntar todos os que estão lá por aquelas bandas e trazê-los para outro habitat. Sabe como é, a maioria já deve estar ambientada e toda mudança causa algum transtorno, ainda mais em se tratando de sacis. Eles, além de arredios, costumam aprontar das suas, principalmente com aqueles que os menosprezam (podem ir acompanhando como algo de grande complexidade arteira irá acontecer lá pelos lados dos que os renegaram).

Por outro lado, se existe os que querem se ver livres do sacis, um outro tanto quer se aproximar, fazer contato e ir juntando os que estão arredios, possibilitando que vivam felizes em novos locais. Aqui em Bauru, há dois anos atrás, TITO PEREIRA, um malazarte e assumido folclorista, não teve receio de trazer dois para cá, no evento público da festa de 112 anos de Bauru, realizado lá no parque Vitória Régia. Nesse ano, no dia em que os tropeiros fizeram aquela bela caminhada na Nações Unidas, juntou-se a outro, desses também a gostar de uma boa conversa e histórias mil, SÉRGIO COELHO, lá da Texas Ranch e estão lançando a idéia de trazer o batalhão que está sendo desprezado na vizinha Botucatu. De conversa em conversa, parece que existe uma data próxima onde o sonho poderá se tornar realidade. É que no próximo mês acontece aqui em Bauru a 2ª edição do Festival Revelando São Paulo, um evento onde a cultura regional é valorizada em toda sua extensão. Estão sondando possibilidades de durante o evento trazerem uma quantidade maior de sacis para Bauru. O tempo urge, pois o negócio não é tão fácil como parece. Trazer sacis não é um negócio muito simples. Nada é feito como num transporte de gado, o bichinho é arredio e para viver feliz precisa sentir que as condições lhe são favoráveis. Os preparativos andam em fase adiantada e acho que tudo irá dar muito certo. É ver para crer. Sorte para os que estão a trazer a felicidade para cá e MUITO CUIDADO para os que abdicaram dela. E viva o folclore brasileiro!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique:
Quando falamos em sacis, jamais podemos esquecer do imortal Monteiro Lobato, seu grande divulgador.

Feres Abdul, de Lisboa com a antena ligada em Bauru.

Mafuá do HPA disse...

caro Feres
Desculpe a falha.
Tenho aqui no mafuá o imortal livro do Monteiro Lobato sobre os sacis. Ontem ao postar esse texto, por pouco não o fiz com a reprodução da capa do livro. É uma obra que ficará registrada sobre o tema. Foram textos publicados no jornal O estado de SP, nos tempos idos, quando Lobato escrevia para o jornal.
Valeu a lembrança. Fale mais de ti, aí de Portugal.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Amigo Henrique,
Você é gentil nos comentários a nosso respeito. O que não constitui nenhuma novidade, vindo de quem vem...

Achei legal a possibilidade de inserir alguma coisa de nossos Sacis no "Revelando SP" próximo. Conte conosco!
Como você citou, inserimos nossa querida Bauru no roteiro do Saci em 2008, com o Projeto "Protetores do Saci" por ocasião das festividades de aniversário. O pessoal da D'BIKE e outros cicilistas de Lençois Paulista e região participaram desse evento.
Por sinal, estamos programando uma Caminhada Ciclista com o casal de Saci residente em Bauru, do Horto Florestal para a Praça Vitória Régia, dia 3l de Outubro. Qual a sua opinião e de nossos amigos do Mafuá à respeito? Abraços.
Tito, direto de Bauru, nova morada do Saci.