quinta-feira, 10 de setembro de 2009

RETRATOS DE BAURU (65)

RICARDO BAGNATO E SEU DESMEDIDO AMOR PELA FERROVIA
Esse agitado engenheiro não é daqui de Bauru, estando entre nós há pouco mais de uns três anos, mas já se fazendo notar com um diferencial muito grande, faz e acontece. É muito organizado, possui uma meta de vida e gosta desmedidamente do que faz. E vai atrás do seu sonho, com os pés no chão, de forma incessante. É daqueles que não param um só instante. Nasceu em Limeira, viveu em Sampa, depois Prudente e agora, Bauru, onde trabalha na divisão de obras da Portobello e no Instituto Teológico da Igreja Batista. Porém, a grande paixão de sua vida é a ferrovia. Isso o movimenta quase que às 24h do dia. Quem já ouviu o toque do seu celular sabe do que estou falando. Hoje é o grande diferencial da Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru, sendo seu diretor mais ativo, responsável pela realização do II Encontro Ferroviário de Bauru, junto com apoiadores. Ano passado, lançou a idéia e junto com a Secretaria de Cultura foram colocadas mais de 5000 pessoas na Estação da NOB para o evento. Nesse ano, sem apoio da Cultura (o que não é novidade, pois a pasta está acéfala), foi em busca do apoio de outra Secretaria (a de Desenvolvimento Econômico) e do JC, estando nos preparativos para triplicar público e participantes, com ampla divulgação de mídia. Seu amor pela ferrovia o faz ir em busca de outro sonho, a criação de um grande Museu do Trem dentro das instalações das antigas Oficinas da NOB. Já tem tudo pronto, desde projetos à movimentação com museólogos e contato com leis de incentivo. Quem ainda não o conhece, recomendo acompanhar de perto a sua movimentação, para não perder o ‘bonde’ da história. Esse caminha a passos largos rumo à realização de seus objetivos e vê-lo em atividade é um exercício de aprendizado contínuo. Faço isso rotineiramente e vos digo que, para acompanhar seu ritmo se faz necessário um folêgo mais do que extra. Talvez só possível com a utilização de balões de oxigênio. Que folêgo, meu!

Em tempo: O II Encontro aconteceria em Bauru dias 26 e 27/Setembro/2009, mas foi adiado para OUTUBRO, dias 17 e 18. Aguardem...

Um comentário:

Vinagre disse...

Tive a chance de trabalhar ao lado do Ricardo na organização do evento de Ferromodelismo no ano passado (o primeiro). Pude perceber o seu comprometimento com a causa ferroviária, a sua dedicação e a sua competência. Em outubro Bauru receberá a segunda edição do encontroo e se alguém merece o reconhecimento pelo sucesso, que com certeza premiará o evento, será o Ricardo.