quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ALGO DA INTERNET (22)

USC, CHILE, PINOCHET, OPUS DEI E ALGO QUE POUCOS SABEM
Estudei História na USC – Universidade do Sagrado Coração e foi lá, com professores de fibra que aprendi a questionar as coisas e não me acomodar diante dos poderosos. Todos sabem que a Universidade passou por problemas financeiros e sua direção foi totalmente substituída. Veio um grupo chileno e pouca coisa foi explicada para a comunidade bauruense. Comentou-se que chegaram para sanar déficits enormes, após problemas administrativos da direção anterior. Passados alguns anos e após transformações dantescas (fim da editora, aulas todas gravadas, demissões e medo), ouve-se que a situação começa a se normalizar (a que custo?). Nos bastidores pouco se comenta sobre o assunto, todos falam em off e apurar alguma coisa por aqui é coisa para detetive. Não cumpro esse papel.

Reencontrei hoje um professor (a) aposentado (a) da USC na porta de um supermercado e recebo uma dica de como saber de algo mais. Informações detalhadas do reitor/chanceler Rodrigo Rocha e o grupo que representa é simples. Clique no site: http://www.prensaescrita.com/america/chile.php e depois na linha onde está citado o site do jornal La Nación: http://www.lanacion.cl/ e quando a página abrir, lá na parte superior clique o nome RODRIGO ROCHA no Buscar. Logo na primeira linha, numa matéria publicada em 24/05/2009, clique no “El outro Rocha”. Pronto, uma imensidão de informações irá surgir à sua frente e tudo aquilo que foi omitido dos interessados bauruenses estará à sua disposição como num passe de mágica. Eu desprezei as informações sobre problemas conjugais, questões de ação por pensão alimentícia e fui direto para saber do grupo que acabou se incorporando com o Sagrado Coração, constituído daquelas irmãs que nos ensinavam a rezar na cartilha da luta do bem contra o mal e do céu contra o inferno. A matéria escrita por Carolina Rojas y Darío Zambra tem no subtítulo, “El historial de violência, infidelidades y pleitos econômicos del hermano de Gerardo”. Logo no começo: “Rodrigo Rocha Vera siempre vivió a la sombra de su hermano mayor. Hablaba con mucho cariño y admiración de Gerardo. Era su modelo a seguir”.

Nossa USC é citada num único momento: “Según los cálculos de Caro, su marido una de las máximas autoridades de la Universidad del Sagrado Corazón de Sao Paulo, en Brasil tendría ingresos mensuales cercanos a los diez millones de pesos y un patrimonio que ascendería a los cuatro mil millones de pesos”(para entender o contexto leia o texto todo). Muito me interessou o subtítulo “Los benefactores del Opus Dei”, com detalhes de ligações pouco ortodoxas para nós simples mortais: “La familia que integra el pacto controlador de Entel tenía hace rato la idea de ampliar sus negocios al ámbito de la educación. Su única experiencia en esta área la tienen en el Colegio Monte Olivo, en Puente Alto, establecimiento que financian a través de la Fundación Consorcio Nacional Vida. A eso se suma su colaboración permanente con la Universidad de los Andes, que pertenece a la prelatura del Opus Dei. De hecho, en 2007 el supernumerario Nicolás Hurtado Vicuña donó a título personal 30 millones de pesos para el fondo de becas de este plantel. Es que los Hurtado Vicuña son una de las familias más comprometidas con las actividades de la Obra al interior del empresariado chileno”. O grupo educacional foi muito beneficiado durante a ditadura militar de Pinochet, pertencendo a família Rocha a esse agrupamento. Nada a acrescentar.

Nos “Comentários” feitos logo abaixo do texto dá para se perceber como a família Rocha é conhecida lá no Chile. Outros textos também estão disponíveis e para quem estiver interessado em pesquisa, o fio da meada está sugerido. Não reproduzo nada inventado, saído da minha imaginação, portanto não me cobrem nada. Reproduzi o que li publicado num jornal, do conhecimento público (chileno) e que é do interesse do povo de Bauru. Minha mãe, também ex-aluna da antiga, saudosa e singela FAFIL ao ver o que lia na internet, não se conteve: “Coitada das irmãs, onde foram se meter. Elas precisavam mesmo disso?”. Outras considerações ficam a encargo de quem se meter a ir à busca da leitura sugerida.

11 comentários:

Anônimo disse...

Aí, Henrique!!!! Belo detetive voce , heim??? Adorei essa!

Márcia Nuriah

Anônimo disse...

Santa mãezinha voce tem, pois hoje não se fazem mais irmãs como as de antigamente. A maioria aderiu à modernidade.

Cristiano
UNESP

JOSÉ SOUTO- SP disse...

HENRIQUE 30 DIA ESTAVA NO ALFREDÃO
ASSITI O JOGO DO NORUSCA CONTRA O LINENSE PROXIMO ONDE VC ESTAVA NO SEGUNDO TEMPO.
AO SEU LADO TINHA UMA SENHORA, NA CADEIRA AO LADO DELA UM SENHOR MORENO E AO LADO DELE, LÁ ESTAVA.
JOSÉ SOUTO- DE SÃO PAULO CAPITAL
COM MEUS CABELOS BRANCOS, ÓCULOS E MUITA TORCIDA PELO NOSSO NORUSCA.
SOU MEMBRO DA SANGUE RUBRO CAPITAL.
GOSTO MUITO DO SEU BLOG, SEMPRE ESTOU VISITANDO E LENDO OS EXELENTES TEXTOS CONTIDOS NELE.
NÃO QUIZ ME APRESENTAR PARA NÃO INCOMODA-LO DE SUA PRIVACIDADE.
SEMPRE ESTOU ACOMPANHANDO NOSSO NORUSCA E NÃO FALTARÁ NOVA OPORTUNIDADE PARA NOS CONHECERMOS.

Mafuá do HPA disse...

caro José Couto
Seria um prazer. Perder essa oportunidade não foi legal. Quando volta para cá? Sabes que nesse domingo o jogo é em Araraquara e no outro aqui, contra a Catanduvense? Se estiver lá (eu só não vou por motivo de força maior - catástrofe, tsunami, terremoto, maremoto...) se apresente e toreceremos juntos. Um abracito imenso do Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Por que a imprensa local não se interessa por essa história, sendo que ela já é do conhecimento público há um certo tempo? Seria porque a USC é anunciante forte em todos eles? Mas que renderia uma bela reportagem, até sobre os reais motivos da troca de poder na Universidade, isso renderia.

Diego

Anônimo disse...

Conheço a história da família Rocha, muito conhecida no Chile, como voce comprovou pela matéria de capa, numa edição dominical de um dos maiores jornais de lá, o La Nación. Aqui no Brasil ele passa desapercebido e ele acha ótima essa situação, pois ninguém lhe cobra nada. Com algumas divulgações a coisa muda de figura.

É sempre muito bom as histórias irem sendo reveladas.

prof. Lemos

professor silvio motta maximino disse...

Não sou advogado de Rodrigo. Por isso isto aqui não se trata de um libelo em defesa de quem quer que seja.
Contudo, observo que misturar problemas da vida pessoal e questões ligadas a outros membros da família com o único fim de tentar denegrir a imagem de uma pessoa, é um "golpe muito baixo", típico do pior tipo de imprensa.
Observe bem o texto referido: note como "faz muito barulho", mas praticamente sem conteúdo algum, no que se refere à demonstrar a incapacidade administrativa de Rodrigo.
Estamos bem acostumados com esse tipo de artigo na imprensa brasileira também.
Textos falaciosos, pródigos em fofocas, mas quando se busca a comprovação do que se escreve, só tem o "diz que me diz"...

professor silvio motta maximino disse...

Li na íntegra o artigo. Sobre Rodrigo mesmo, praticamente nada, a não ser quando menciona seus problemas pessoais, em relação aos quais ninguém tem o direito de se meter.
Note que o texto só tem uma versão. Alguém aqui preocupou-se em conhecer o "currículo" ou os interesses por detrás de Carolina Rojas y Darío Zambra???
Em que momento, essa imprensa respeitou o direito de resposta?

professor silvio motta maximino disse...

Sobre as supostas ligações da família de Rocha com a "opus Dei", nada de concreto o texto traz.
"Opus Dei" é uma Prelazia pessoal da Igreja Católica, devidamente autorizada pelo Papa. Se há prova de ilícitos da prelazia ou de Rocha, por que não aparecem na pseudo-reportagem? Se o objetivo é atacar a capacidade ou a moral de Rocha, por que não mostram objetivamente as "relações ilícitas" de Rocha com a "opus Dei" ao invés de apenas apostar em teorias da conspiração do tipo "Codigo DaVinci"?

professor silvio motta maximino disse...

Poderia continuar aqui enumerando o desfile de falácias presentes no artigo citado, mas como já disse, não sou advogado de Rodrigo.
E creio ser o suficiente para que uma pessoa de bom senso comece a se questionar sobre a "verdade jornalística".

Anônimo disse...

Infelizmente apenas hoje cheguei a seu blog. Em todas ações que tenham a USC envolvidas fala-se de chilenos,na realidade apenas um, administração duvidosa e muito mais. Me perdoe mas acho que o senhor deveria melhorar suas fontes de informação que estão tendenciosas e muito direcionadas. Neste momento não vou me identificar, espero o senhor responder meu comentário e ai sim farei um relato verdadeiro para que realmente o senhor e nossa comunidade conheçam a USC (antes e depois), a gestão DO Chileno (Comparativo CHILENO e atual) e todos os porquês. Não confie nas pessoas que tem por hábito criticar os outros para poder encobrir seus próprios e graves erros. Infelizmente a USC está repleta de pessoas com esta característica.