quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

FRASES DE UM LIVRO LIDO (31)

A ARTE DE BEBER (ASSIM FALAVA BACO) – MARCELINO DE CARVALHO – 1963
Esse livro foi para mim um verdadeiro achado. Encontrei-o na Feira do Rolo, lá na já tradicional banca do Carioca, com livros sendo estendidos sob uma lona. Ele tem conseguido verdadeiras raridades. Deste gostei logo da capa e do preço melhor ainda, R$ 3 reais. Está num ótimo estado de conservação e pelo que li, o tal do Marcelino (que não conheço) era uma sumidade na época. Muitos capítulos, todos ilustrados pelo desenhista Roland, o que deu um toque de classe no que viria escrito a seguir. Fui ler e devorei numa viagem (isso mesmo, foi vapt-vupt). Áureos tempos da editora Civilização Brasileira e de quando as livrarias colavam na 1ª página uma etiqueta de identificação serrilhada (esse foi comprado na Atlântica, em Santos). Algumas poucas frases sobre o tema, para amenizar a pauleira da semana. Tomemos umas doses juntos:

- "O homem é um animal ingrato. Verdade seja que a gratidão é uma virtude que se pede aos cães e não aos homens e não há o direito de se obrigar todo homem a ser um cão”.
- "Não há no mundo quem beba melhor do que o francês. Filho do país mais beneficiado pela natureza, não lhe foi difícil apreciar tudo que essa mesma natureza lhe concedeu. Carne, pão, queijo, frutas, peixes, caça e vinhos..."
- "Há um princípio na arte de bem beber que deve ser respeitado: garrafa aberta, garrafa bebida. Desse princípio, deduz-se um outro: copo cheio, copo vazio. Não há o direito de alguém permitir que seu copo seja cheio de bom vinho, sem que tenha a certeza de esvaziá-lo. É mau gosto e até falta de educação".
- "Ora, todos nós sabemos que calor e álcool não cabem no mesmo saco. O álcool foi feito pela natureza e aprimorado para defesa concreta dos que sentem frio. Que seria de um nórdico ou de um escocês sem uma tragada, sempre que possível?"
- "Quanta coisa se imagina e se descobre depois de um ou mais cálices de vinho, seja Porto ou não!"
- "A mocinha acha que tomar champagne é esnobe e dá dor de cabeça. O velho bebedor continua achando graça na opinião da mocinha. Só bebida ruim dá dor de cabeça. O mundo continua girando e sempre haverá preconceitos, esquecendo-se os menos afeiçoados que toda bebida tem seu tempo e sua hora e que, se a gente perder um e outra, depois torce as orelhas e leva um tempão louco para compensar a oportunidade que já passou".
- "Nem todos os paladares são iguais e nem um mesmo paladar tem que seguir o mesmo sistema. Se a temperatura muda, por que há de alguém ficar amarrado a uma idéia preconcebida? Cada qual bebe conforme o que lhe pedem a garganta e o fígado".

4 comentários:

Anônimo disse...

“Não há o direito de alguém permitir que seu copo seja cheio de bom vinho, sem que tenha a certeza de esvaziá-lo. É mau gosto e até falta de educação".

"Quanta coisa se imagina e se descobre depois de um ou mais cálices de vinho, seja Porto ou não!"

concordo com o autor plenamente... o bom vinho sem dúvida liberta a alma! e a saga de seu cãozinho,qdo vai contar? Estou curiosíssima... gde abraço!Marisa F.

Anônimo disse...

EU BEBO SIM
E VOU VIVENDO
TEM GENTE QUE NÃO BEBE
E ESTÁ MORRENDO
EU BEBO SIM...

Em certos dias, o faço com moderação.
Noutros, nem tanto.

Para que não me cobrem nada
vai só a inicial

D.

Anônimo disse...

henrique segundo Vinicius os tres melhores amigos do homem:
1º Whisky importado
2º Whisky nacional
3º Whisky falsificado

Anônimo disse...

Tempos que vão


"Há, de um modo geral, uma acentuada tendência para se beber" [...]

(Vinícius de Moraes)




Szegeri



Modernização


O buteco onde bebia
todo dia
Foi vendido
Pr'uma farmácia.

Continua pedindo
todo dia
Sua dose
Encostado ao balcão.