segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RETRATOS DE BAURU (71)

ROSA TOLÓN, A EXCELÊNCIA NO PIANO
Rosa Maria Tolón Marin está em Bauru a aproximadamente uns dez anos. Veio a convite e acabou ficando. A USC – Universidade do Sagrado Coração queria uma professora com larga experiência e talento. Ela caiu como uma luva. É de longe, da ilha de Cuba, com o regime revolucionário castrista tendo-lhe proporcionado ser o que é, uma expressão no cenário musical clássico. Graduou-se em Música e Piano pelo Instituto Superior de Artes de Havana, com doutorado na Academia Russa de Música de Moscou. Veio dar aulas no Brasil e hoje em Bauru, torna o curso de Música da USC uma referência. Segue seu ritmo, participando de congressos, concertos e festivais mundo afora, tais como os últimos na Espanha e nos EUA. Volta constantemente ao lar materno e, conquentemente à sua pátria. Até três meses atrás sua mãe, Olga Marin, 84 anos, estava por aqui, em férias, desfrutando de alguns meses em sua casa, comprovando que sair de Cuba é quase igual a aqui, basta ter dinheiro para o custeio das despesas. O viajar aqui não é a mesma coisa? Lá idem. Rosa trabalha intensamente, quase sem tempo para mais nada e junto do filho Amílcar, já integrado à cidade (um de nossos mais agitados instrutores de auto-escola) e da sobrinha Viviana Serra (professora de inglês), procuram se integrar aos usos e costumes de um país parecido em algumas coisas e bem diferente noutras. Uma elegante dama, excelência diante de um piano e excelente pessoa humana. Pudera, vindo de onde veio e com a formação que teve, só podia dar no que deu. De sua boca ouvi algo a me tranqüilizar por sentir um certo relax durante concertos: “A arte é hoje a única coisa a acalmar o mundo. É ótimo dormir em concertos. Ele nos proporciona um relaxamento que não alcançamos no dia-a-dia”. A lamentar só o fato de Rosa, por não ser brasileira, talvez nos deixe um dia. Enquanto esse dia não chega, ressalto ser ótimo desfrutar de sua amizade.
OBS.: As três últimas fotos e as postadas dentro do texto foram tiradas ontem, domingo, 13/12, quando do seu Concerto, dentro do projeto "A Música Erudita - O Prazer de Ouvir", no SESC Bauru.

9 comentários:

Anônimo disse...

por que fugiu então? o paraiso comunista não é bom?

Mafuá do HPA disse...

Caro Anônimo:
Onde se falou aqui de fuga?
Quem fugiu e de onde?

Acho que está sendo inoportuno, inadequado e inconsequente.

Está desviando atenção para outro tema, bem diferente do postado aqui.

Trabalhadores cubanos estão espalhados pelo mundo todo, prestando um relevante serviço educacional. São profissionais altamente qualificados e assim como o de muitas outras nações, exercendo suas funções como qualquer outra. Existe algum erro na saída de um cubano para trabalhar aqui, desde que exista uma solicitação? Nenhuma.

Rosa merece todo nosso respeito.
Dificilmente excluo algum texto dos Comentários deste blog, mas o faço sem maiores delongas, quando anonimamente algum despeitado quer conturbar tudo.

Acredito estar no lugar errado.
Se quer discutir esse tema, acrescente seu comentário no texto do Diário de Cuba, mais adequado e terei todo o prazer do mundo em debater, no linguajar que achar conveniente.

Aqui não. Aqui quero falar de uma grande pessoa, grande amiga e grande figura humana.
Entendido...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Rosa é tudo de bom.
Professora altamenta qualificada, uma entendida na temática m´suica clássica. Uma pessoa singular, que se dedica ao que faz como poucos. Vive para o trabalho, tanto que regularmente muitos de seus alunos estão em sua casa, exercitando na prática o conteúdo de suas aulas. Não mede esforços para fazer o que mais gosta e o faz apaixonadamente.
Isso gera ciúmes, principalmente dos que não se dedicam tanto.
Percebam que ela é tão elegante que não discute, em hipótese nenhuma a questão política. Prefere não ferir ninguém com o seu posicionamento. Vive para o trabalho e é sobre ele que gosta de falar. Gosto muito de sua atuação e de sua postura.
Falar o que mais de uma pessoa tão brilhante e digna.
Repito, ela é tudo de bom.

Amauri

Anônimo disse...

Caro Henrique
Acabo de ler RETRATOS DE BAURU COM ROSA TOLON sobre essa grande artista. Já havia lido no Jornal da Cidade de ontem sobre ela. Obrigado pela gentileza da mensagem e pela homenagem que você faz à ela que realmente é merecedora. Valeu a pena. Um abraço
Isaias Daibem

Anônimo disse...

HENRIQUE,
adorei, pois fui dos artífices em trazê-la de Cuba...
É excelente !
Abs.
MURICY

Anônimo disse...

Excelente saber sobre a Rosa Tolon - grande pessoa e enorme talento - ; precisamos conversar com ela, saber mais pq tb deveremos ir à Cuba, se der, em 2010! Que tal a sugestão, caro colegae e amigo Henrique?!!!
Abraço cordial do professor Rubens Colacino

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Obrigado pelos elogios e pela tua presença no Concerto. Fizestes um retrato da famila em Bauru, que facilidade para escrever! Eu também te admiro muito, eres um grande escritor e de muita coragem. Gostei de te ver no Concerto.
Abraços, Rosa Tolón

Unknown disse...

Sou amiga pessoal da Rosa Maria ha ja muitos anos ... desde o tempo em que fazia seu doutorado em Moscú. Os valores pessonais i professionais da Rosa lhe ten permetido que sempre esteja no lugar e no momento adequado ... e sempre deixar sua impronta, sua pegada ... em Cuba, em Moscú, em Baurú ... sim ... el ciume não permete a muitos apreciar pessoas i coisas especiais ...

Parabéns Rosa por essa fotografia que tens recebido en Baurú

Alexis, arquitecta cubana desde Barcelona

MusicosinFrontera disse...

E navegando encontro esta materia lindissima dobre a Rosa.Um grande prazer depois de muito tempo sem noticias.Rosa é gente que faz.Parabéns.

Fernando Paluan