domingo, 7 de novembro de 2010

UMA CARTA (55) e UMA ALFINETADA (77)

O FILHO DO JORNALEIRO E O CARLINHOS DO PS - texto publicado na Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade - Bauru SP, edição de hoje e no semanário O Alfinete, de Pirajuí, edição de ontem, 06/11/2010.
Afinal, qual a real função de um vereador? Semana passada estava numa banca de revistas e o filho do dono, meninão com 18 anos completados meses atrás, falante e popular, enturmado com uma galera que adora Tropa de Elite, rodeio, pagode, carrões novos, MSM e bermudões transados já fazia campanha para o próximo pleito. “Sabe, Henrique, ele conhece muita gente, quero incentivá-lo a entrar para a política. Ele leva jeito. Quem sabe vereador”, foi o que seu pai me disse. Comprei minha revista e cai fora rápido.

Tem quem se elege com esse exato pensamento. Não sabe nem pra que chegou lá, mas possui o direito de fazê-lo, sem reclamações. Isso não é questão de estudo, o buraco é mais embaixo. Existem exemplos aos borbotões de vereadores que extrapolam o cargo, prometem mundos e fundos, atendem no atacado e varejo, praticam um deslavado assistencialismo e não estão nem aí para os avanços e retrocessos da cidade. Pensam somente no seu futuro político. Criam complicados mecanismos de sustentação do seu mandato, catalogam eleitores como clientes, que atendidos, podem lhe favorecer lá na frente. Balcão de negócios da pior espécie. E agem tão naturalmente que nem percebem o mal que causam para o sistema político num todo.

Aqui em Bauru um vereador subiu na tribuna nessa semana somente para reclamar que o presidente do DAE – Depto de Água e Esgoto não lhe atende os telefonemas, ou seja, não atende seus pedidos de atendimentos preferenciais. Os que lhe procuram no gabinete e que deseja passar na frente dos que, na fila buscam a autarquia para resolver algo estavam a reclamar. Faz isso descaradamente. E acusa: “O DAE está medonho”. Pressão como moeda de troca. Ou seja, faz parte da base aliada do atual governo e quando não atendido, sugere que pode votar contra os interesses do prefeito. Perguntam-me se vai conseguir seu intento? Claro, sempre consegue. Usa as armas que possui e as manuseia com habilidade. Sabe onde pisa.

O mesmo vereador, Carlinhos do PS (PP) possui essa prática enraizada no seu modo de agir. Assessores seus são habituês nos Postos de Saúde da cidade a conseguirem guias de atendimento, furando fila. Até quando? Que raios de forma de exercer a vereança são essas? Vota numa pessoa assim quem quer e se utiliza das benesses oferecidas pelo mesmo, idem. Não entendo ser essa a forma mais adequada de fazer política, de fiscalizar o executivo. Uso a fala do mesmo na tribuna para denunciar sua prática como algo mais do que condenável.

Não tenho nada contra analfabetos se elegerem, iletrados, incultos, gente de toda espécie, enfim, desde doutores a gente sem estudo algum, aliando o conhecimento acadêmico com o popular. Quero vê-los todos lá. Quanto mais melhor. O que sou contra é com aqueles que desvirtuam a função da vereança. Desses quero distância. Não dá mais para fazer visto grossa com isso. E o filho do jornaleiro vem aí, mas ainda dá tempo de transformá-lo numa pessoa consciente e ciente do que poderá fazer por sua cidade. Dele eu vou tentar me encarregar, mas do resto, quem se encarregará? E dos que lá já estão?

TRÊS TOQUES DOMINICAIS:
1. Imaginem aqui no Brasil um dia do jornaleiro ou do distribuidor de jornal, onde esses não trabalhassem e os jornais não fossem distribuidos. Os barões da mídia não permitiriam tamanho acinte. Pois na Argentina, onde a representação sindical deles é mais do que respeitada isso acontece. Hoje é o DIA DEL CANILLITA (chico de piernitas flacas que vendía diarios) e os jornais não são distribuidos no país todo. Um dia só por ano, em algo que fui pesquisar e acabei por gostar muito.

2. Preparem-se todos para algo grandioso na terça, 09/11, no Templo Bar, aqui em Bauru. É a primeira apresentação de mais um musical dirigido pelo competente SIVALDO CAMARGO, que dessa vez preparou com esmero uma reinterpretação do famoso musical DOIS NA BOSSA, que tanto sucesso fez nas vozes de Elis Regina e Jair Rodrigues. Um time de peso está à frente desse, como do último, o Opinião, tantas vezes comentado aqui. Além do Sivaldo, Denise Amaral e João Paulo Biano (vocais) e os músicos Norba Motta (cordas), Toninho Martins (bateria) e Neto (pianista e marido da Denise). Peço antecipadamente, não me convidarem para mais nada na noite de terça. Fila do gargarejo.

3. Para quem reclama da falta de algo sobre Patrimônio Cultural na cidade, eis que a FAAC-UNESP Bauru estará de amanhã, segunda, 08 a 12/11, promovendo o VII Encontro de Arte e Cultura, nessa edição trazendo a temática "Arte e Patrimônio". Logo na segunda já tem palestra da melhor professora que tive em História, LÍDIA POSSAS. A programação é extensa e coordenada por Nilson Ghirardello. Para saber mais cliquem no: www.faac.unesp.br/noticias/357

3 comentários:

Sivaldo Camargo disse...

grande Henrique, obrigado pelo competente, mas com um time desses qualquer técnico se torna um vencedor, espero voçe lá, é bom chegar cedo, pois acredito ue vamos ter um grande público, a direçãomusical é do Norba Motta e viva a Música Populoar Brasileira.
abraço

Anônimo disse...

Sr Henrique:

Sou servidor do DAE.

Passamos uma semana de muita pressão após o pronunciamento do vereador, primeiro na tribuna da Câmara e depois pelos jornais.

O DAE não é uma maravilha, mas a ação deste não está vindo para tentar resolver nossos problemas e sim, complicar ainda mais. Ele não busca com sua atitude entender o que se passa no DAE. O que ele busca com suas ligações é o atendimento da clientela, como voce disse, que o procura no gabinete de vereador.

Ele esbravejou de forma violenta até com o Isaías Daiben, foi muito grosso com ele. Deu uma entrevista para a TV Preve onde continuou nos atacando, mas em nenhum momento os repórteres perguntaram sobre isso que voce abordou no texto. Mostraram que são bastante amigos dele. Não questionaram o seu posicionamento.

O que lemos na sua carta devolve e recoloca tudo no seu devido lugar. Espero que mais gente pense dessa forma e olhe para a questão com esses olhos. O DAE tem um monte de problemas a serem resolvidos, mas não será com atuações com a desse verador, só pedindo favores para seus eleitores, que eles irão se resolver. Como o senhor diz no texto sobre outro assunto, mas que pode ser usado para esse, o buraco é bem mais embaixo. Ouvimos nas rádios, principalmente no noticiário da 94 no horário do almoço algo bem dentro disso que o senhor está escrevendo. Tudo isso serve para mostrar quem está certo nessa questão.

Obrigado por enquanto.

RFT

Anônimo disse...

Boa tarde mafuadohpa !

Gostaria de desejar uma ótima sexta-feira e uma maravilhoso final de semana prolongado.

Atenciosamente,

João Netto.
Diretor de Negócios.
Agência Kryzalis.
sac@kryzalis.com.br
www.kryzalis.com.br