quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (20)

NOSSOS DOIS JORNAIS LOCAIS EM DOIS FATOS RECENTES E PICANTES
1. Manchetes enganam muito. Dia desses cai numa dessas. Quem me deu o puxão de orelha foi o vereador Roque Ferreira. Conto o caso para entenderem como a maioria dos brasileiros lê jornal hoje em dia. No corre-corre, uma passada de olhos pelas manchetes, sem se ater ao conteúdo do texto. E muitas vezes a manchete engana, é facciosa e quando se lê o texto num todo, o sentido é até outro.

Vamos ao me caso particular. Manchete de primeira página do diário bauruense Bom Dia em 13/11/2010 foi “Bauru no Preju – Faltaram projetos para o governo federal. Resultado: cidade agora receberá R$ 1,6 milhão do PAC, muito pouco frente aos R$ 63 milhões de Marília”. Encontrei o Roque e fui comentar que Bauru carece de um setor específico para confecção de projetos, pois Marília deu de goleada na gente. Ele concordou sobre o setor de projetos, mas perguntou se havia lido a matéria interna. Disse que não. Daí me informou que ambas as cidades estão parelhas em projetos e que a diferença é um feito para o tratamento de esgoto. Fui ler e é isso mesmo. Eu, que me considero macaco velho nessas coisas ainda caio nessa, imagina quem só vive de ler manchetes? Reconheci o erro e prometo ainda mais atenção. Isso não quer dizer que a Prefeitura não esteja eficiente nesse setor, o de elaboração de projetos, que praticamente inexiste. Deixo uma pergunta no ar: Esse tipo de manchete é mais para elucidar ou confundir o leitor?

2. Do final de semana outra coisa a comentar. Acontece na cidade um grande evento, o denominado SP ONLIVE. Não quero discutir aqui se ele é abrangente, quem o patrocina, essas coisas. Isso posso até fazê-lo em outra oportunidade, o quero ressaltar dele é algo que ocorre em toda a dita imprensa ameaçada e amordaçada (sic). Ela documenta só o que lhe interessa e da forma como interessa. O evento foi grande, trouxe grandes astros nacionais e até um ator de cinema e cantor (sic) do country norte-americano. Manchetes variadas pelo Brasil todo. Por aqui, na imprensa escrita, o Bom Dia deu amplo destaque, com chamadas de capa todos os dias ( o SP Onlive pertence ao mesmo grupo do jornal) e o Jornal da Cidade ignorou a existência do mesmo ocorrendo aqui no nosso quintal. Foi como se não estivesse ocorrendo. Seus leitores foram muito mal informados sobre o mesmo. Tiveram que publicar algo no domingo (reproduzido ao lado), quando deram um destaque para Viola saindo da Fazenda e Encontro de Música Goospel.

Isso me faz lembrar os tempos em que a TV Globo transmitia a Fórmula 1 e durante alguns anos a Band TV ganhou os direitos de transmissão. De algo muito divulgado, quando a Band transmitia nada saia na TV Globo. Depois com o retorno para a plim plim, novamente o estardalhaço de divulgação. Como poderíamos denominar isso? Percebo o mesmo ocorrendo hoje, ainda numa proporção pequena, mas acontecendo, quando o Bom Dia fala de um projeto férreo regional entre Bauru e Agudos e o Jornal da Cidade não tocando no assunto. Isso ocorre muito quando um jornal dá um furo grandioso. O outro fica na encolha e prefere nada publicar sobre o assunto, acredita-se que para não levantar a bola do outro. Volto a perguntar: Como denomina-se isso no amordaçado e ameaçado (sic) jornalismo brasileiro?

Perguntas como essas cairiam como uma luva para alguém com a perspicácia de um Ernesto Varela. Mas não se fazem mais Varelas como dantes, pois nem mesmo Marcelo Tas, seu criador possui o tino de antes. O CQC faz anedotas e sabe muito bem a quem cutucar, bem diferente do saudoso estilo vareliano.

OLHA OS BLOGs SUJOS AÍ GENTE!
Na última eleição os Blogs ditos Sujos, os que combatiam os ditos limpinhos, tiveram papel primordial no restabelecimento da verdade factual dos fatos, muitas vezes escamoteada nos grandes meios de comunicação. Credito a eles (modestamente me incluo dentre eles) um papel antes reservado durante a ditadura militar à imprensa alternativa. Foi magistral ir acompanhando as manchetes diárias pela Grande Imprensa (sic) e o que nós tínhamos a dizer. Viciei nisso, assim como muitos. Hoje um grande dia para os Sujinhos. É que às 9h, o presidente Lula estará recebendo um comitiva dos mais significativos para uma entrevista exclusiva. Olha só a importância, o presidente da República em pessoa receberá pessoas que dignificaram o último pleito (imagina o que seria dele sem a presença desse pessoal, todos, indistintamente regiamente pagos pelo Ouro de Moscou - ou seria cubano?). Vejam a lista dos sujinhos que hoje sobem a rampa planaltina, limpando os pés no tapete vermelho (oba!) do Governo Federal: Cloaca News (
www.cloacanews.blogspot.com), Altamiro Borges do Blog do Miro(www.altamiroborges.blogspot.com), Altino Machado do Blog do Altino(www.altino.blogspot.com), Conceição Lemes do Viomundo(www.viomundo.com.br), Eduardo Guimarães do Cidadania(www.blogcidadania.com.br), Leandro Fortes do Brasilia, Eu Vi(www.brasiliaeuvi.wordpress.com), Pierre Lucena do Acerto de Contas(www.acertodecontas.blog.br), Renato Rovai do Blog do Rovai(www.revistaforum.com.br/blog/), Rodrigo Vianna do Escrevinhador(www.rodrigovianna.com.br) e Túlio Vianna do Blog do Túlio Vianna(www.tuliovianna.wordpress.com). Estaremos muito bem representados lá e para os que acham que a batalha está vencida, nada disso, a luta continua. Estamos só no começo...

12 comentários:

Anônimo disse...

'REGULAÇÃO DE IMPRENSA NÃO É CRIME LÁ FORA", DIZ LULA
Na primeira entrevista que concedeu a blogueiros desde o início de seu primeiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar poder deixar o governo em ordem para a chegada da ex-ministra Dilma Rousseff. Alegando que espera poder "facilitar" o trabalho de sua sucessora, Lula disse que quer "desencarnar" antes da Presidência para então ter dimensão do que foi feito e do que precisa ser feito. "É preciso deixar ir. Não se pode ser ex-presidente. É que nem vaso chinês, quando você ganha põe no lugar bonito, depois passa a ser um incômodo por não ter onde botar", disse o presidente, repetindo a comparação com uma peça de decoração cujo tamanho mais incomoda do que ajuda.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela internet e atingiu o primeiro lugar nos assuntos mundiais de destaques do Twitter com a hashtag #lulablogs. Lula disse que, além de trabalhar para "facilitar" os trabalhos do governo que o sucederá, ao sair pretende se empenhar a favor da reforma política. "Quero ver se preparo, ainda no meu governo, alguma coisa para deixar para Dilma em termos de marco regulatório", disse o presidente, citando que articulará com partidos políticos e com a sociedade uma reforma ainda em seu governo. “É inconcebível esse País passar mais um ano sem reforma (...) preciso convencer os partidos de esquerda para entender porque eles não querem (...) e a primeira batalha é no PT”, enfatizou.

Ao pedir a palavra final, Lula tocou em um ponto polêmico. Referindo-se ao episódio da bolinha de papel (atirada no então presidenciável tucano José Serra em campanha no Rio de Janeiro) como uma “desfaçatez”, Lula disse que o “povo não merecia aquilo” e que (José) Serra teria que pedir desculpas ao povo. “Fiquei decepcionado porque tentaram fazer uma outra história, mostrar um objeto invisível que não existia. Não precisa gente”.

Comunicação e imprensa
Além de citar os avanços e as deficiências de sua gestão, Lula discorreu ainda sobre a imprensa e o seu papel na comunicação. Citou o último seminário internacional organizado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, na qual participaram países como Estados Unidos, França e Inglaterra, por exemplo. “Eles dizem que lá tem regulação sim, e isso não é crime”, afirmou Lula, sobre a reação da imprensa às iniciativas do governo relacionadas à regulação da mídia no País. “A coisa só pode acontecer quando tem um certo grau de maturidade para acontecer. O mais grave de tudo isso é que a própria categoria tem medo de fazer esse conselho”, ressaltou.

Lula defendeu um “certo controle na participação de estrangeiros no Brasil”. Referindo-se como “o resultado da liberdade de imprensa o País”, o presidente falou sobre as manobras de alguns veículos de comunicação feitas, segundo ele, no passado e destacou o papel na internet nesse cenário. “Agora tem a internet que desmente em tempo real. Vamos trabalhar para democratizar a mídia eletrônica para o povo fique cada vez mais sabido”, disse Lula.

Indicação ao STF
Questionado se tem uma lista de preferidos para indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF), Lula explicou que deixou passar o processo eleitoral para definir com o presidente eleito uma escolha comum. De acordo com ele, é preciso definir o nome para ser votado antes do dia 17, dia em que o poder legislativo entra em férias. Lula destacou ainda a importância do papel do novo ministro, que decidirá impasses como a Ficha Limpa, desdobramentos do mensalão e o caso Batisti.

continua...

Anônimo disse...

2º parte...

PNDH
Ao falar sobre a terceira versão do Plano Nacional de Desenvolvimento Humano (PNDH) e o crescimento da polêmica de setores conservadores da sociedade, que com base nas mudanças do texto da última versão acusaram o governo de ser a favor de questões como a descriminalização do aborto, Lula lembrou que as versões feitas em 1996 e em 2000, ainda no governo FHC, também abordavam a questão com o mesmo teor. “Cometi um erro porque aprovamos um texto daquela magnitude e não tivemos tempo para discutir”, afirmou. Trazendo à tona as decisões que envolvem a memória dos assassinatos ocorridos durante a ditadura, Lula disse tratar a questão ainda como uma investigação. “Eu ainda não tenho resultado mas até agora não foi encontrado nada, nenhum corpo. (...) Espero que a Dilma tenha mais sorte do que eu”.

Redução da jornada de trabalho e fator previdenciário
Questionado sobre o seu posicionamento relacionado à redução da jornada de trabalho, Lula disse que é a favor, mas que não quer fazer isso por meio de uma medida provisória. “Quando as centrais me procuraram para que mandássemos uma MP, eu disse que era preciso fazer política e sugeri transformar a redução num movimento político, coletar assinaturas em porta de fábrica para levar ao Congresso. Para assim não ser só um movimento do presidente da República”, explicou Lula, dizendo que não acha certo ser o fator dessa conquista. “Será uma conquista dos trabalhadores”, pontuou.

Lembrando que o fator passou a existir por determinação de FHC, Lula disse que eles tinham ciência de que a medida poderia “quebrar” o Brasil. “Vetei porque ia prejudicar mais. As centrais sabem que tanto eu como Dilma tentaremos achar um denominador comum para que ninguém saia prejudicado”.

Polícia Federal
A pedidos, Lula fez um balanço da Polícia Federal em sua gestão. Enfático, disse que sairá do governo com a tranquilidade de que nenhuma gestão investigou 20% mais do que a sua e que a Controladoria Geral da União é exemplo no mundo de transparência. Porém, Lula foi crítico aos deslizes cometidos na Operação Satiagraha. “Não se pode fazer uma investigação e ficar passando coisa pra imprensa todo dia (...) Não se pode colocar em risco a integridade de um inocente”, disse.

Telebrás
“Quando sair da Presidência vou contar toda a briga”, assim Lula falou sobre a “reestatização da Telebrás”. O presidente disse que não vê problemas em trabalhar em parceria com empresas privadas para viabilizar a banda larga no País, porém disse que “não quer enrolar e nem ser enrolado”. “Não quero que o governo seja o dono da banda larga, mas eles devem saber o que o governo pode fazer e que, se quiser, fará”, pontuou

Copa
Lula vê a conquista da sede da Copa de 2014 como muito importante ao País. Questionado se o projeto estava atrasado, Lula negou. “Vários Estados já começaram e eu vou dizer que tenho prazer de ter começado as obras”.

Polêmico, Lula trouxe novamente à tona a opção frustrada do Morumbi como estádio da abertura para a Copa. “Não sei por que o governo de São Paulo não brigou pelo Morumbi. Agora parece que o Corinthians vai fazer um estádio. Mas o Morumbi está pronto, essa coisa de estacionamento é bobagem. A FIFA vem pra cá com essa historia de padrão europeu para nós. Daqui a pouco vão querer fazer um teleférico para levar (o torcedor) direto ao banco.

Participaram da entrevista Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Conceição Lemes (Viomundo), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).

postado por Pascoal M., retirado do site do IG agorinha pouco

Anônimo disse...

Certa feita eu viajava num ônibus para São Paulo e uma pessoa se jogou da janela do banheiro na pista. Saiu em tudo quanto é lugar, menos no nosso jornal. Se fosse numa viagem pela Reunidas sairia. É isso que você fala, não?

Valéria

Anônimo disse...

henrique

Os dois jornais de Bauru são bons e úteis ao seu modo para a cidade. Disso você bem sabe. Isso que você escreve, sabe também, acontece em toda nossa imprensa. Como todos são negócios empresariais, nenhum vai apunhalar seu próprio negócio ou melhor, seu patrão. Esperava o contrário. Você acha que o Bom Dia publicaria algto contra o J. Háwila? Não. A Folha contra o frias? Não. O Globo contra os Marinho. O Estadão contra os Mesquita. A Record contra a Universal. O SBT contra o Silvio Santos. A TV Cultura contra o Serra ou o Alckmin. Essa a cara da imprensa hoje. Tá tudo misturado, patrão dentro da redação. Seguro morreu de velho. Sabe o que faço, leio isso tudo cade vez menos e voltei a ler os clássicos. Estou me sentindo bem melhor.

Aurora

Anônimo disse...

Todos os jornais qie servem ao capital são uns lixos, sensacionalistas, alienantes, péssimas páginas culturais e na grande maioria com criticos de quinta categoria.
Se algum desses citados por exemplo realmente engrandecem as manhas de seres humanos eu juro que guardaria todos ao invés de destiná-los ao uso do banheiro dos cães.


Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Caro Henrique e caro Marcos Paulo:

O Henrique cutuca, mas não vai ao cerne da questão. Doura a pílula, ainda pisa em ovos. O Marcos não, ele já não tem mais paciência e crava a estaca no coração do mal. Não quer nem saber se vão gostar, se vão ficar melindrados ou não. Ler um e depois o comentário do outro é algo prazeiroso, a se completarem.

Marisa

Anônimo disse...

HENRIQUE

Jornal tem muito mais utilidade do que a prescrita pelo seu amigo, o Marcos. Que eles não refletem a verdade como realmente acontece, isso é ponto pacífico. Cada um age de acordo com a sua concepção e querer que tudo reflita a forma como a gente entende ser a correta, também não é lá muito salutar. O bom do jornal, mesmo com seus problemas é que permite aos que o lêem, entender as entrelinhas, ou seja, com ele eu vou atéonde o jornaL quer chegar e vou alem disso, extrapolo. Daí sempre tiro bons resultados. Faço isso com tudo. Não aceito mais verdades prontas e acabadas.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Se um jornal ao noticiar um ocorrido sem dar o efeito de causa, ele mata a informação. Se articulistas de um jornal escrevem as "entrelinhas" as distorcidas opiniões para levar o leitor a moldar a opinião como querem, eles matam a informação. Quando um jornal deixa de fazer cadernos realmente culturais em troca de colunistas socialites de fofocas e criticos de quinta categoria que nada sabem de determinado segmento, eles matam a informação.
Então vejo o meu uso ser a melhor opção para certos papéis.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Essa pergunta é para o sr Marcos Paulo, o comunista:

Tudo bem, aceito seus argumentos. Fortes, por sinal, mas o que me diz de jornais do tipo Pravda e Gramma? Esse seriam os modelos ideais de jornais? A verdade contida neles também não mostram só o que interessa ao partido comunista a comandar os países onde circlaram ou circulam?


Que me diz disso...............

Prefiro não citar meu nome para que não se irrite comigo

Anônimo disse...

Meu caro anonimo derrubo facil essa sua ironia. Já respondi isso mil vezes.
Para começar a primeira diferença dos jornais de paises comunistas é justamente o "mostrar da cara", eu faço isso, muitos que nos criticam não fazem, os jornais comunistas são isso, claramente mostram o que defendem e são organizados pelos segmentos populares que constituem o estado, devia estudar mais meu caro, a ideologia está exposta, zero de hipocrisia, agora vc pode dizer o mesmo dos jornais daqui por exemplo??? O JC ou o BD vem estampados que são orgãos representativos da burguesia nacional??? Eles mostram claramente que defendem os interesses das oligarquias?? Outra coisa meu caro, no quesito informação nem queira comparar, através do Granma por exemplo que vc citou, os cubanos conseguem saber muito mais do que se passa no mundo, em nosso país mesmo do que qualquer cidadão do Brasil, eles tem tanta informação que vc pode facilmente discutir Foucault ou Weber com qualquer cubano, jornais que falam de cultura, ai meu caro, vc não faz ideia como dão banhos nos daqui, colunistas então, vixe nem se compara.
Essas são algumas razões que me fazem defender ideais marxistas ao invés da hipocrisia dos tabloides das opiniões insanas.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

FABI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FABI disse...

E como tem gente que ainda acredita em papai noel, jornal nacional, revista veja,e tantos outros meios mentirosos que manipulam as noticias é preciso que esses " anônimos" voltem a usar o cérebro, pensar não doi!!! exercite a sua mente !!!!
O granma mantém seu povo informado de forma honesta e digna , é assim que age um governo comprometido com o seu povo, é assim que age um líder único como Fidel Castro sempre mantendo seus ideais e nunca se curvando diante das intrigas e mentiras invejosas dos ianques que até hoje tentam difamar a imagem de Cuba e dos seus heróis revolucionários.

Fabi