quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CENA BAURUENSE (73)
FLÂMULAS DO NOROESTE PARA DAR (NÃO PEÇA, COMPRE) E VENDER
Circulando pelo centro nervoso de Bauru descubro algo a me fazer parar o carro, esquecer por instantes do trampo e querer constatar in loco o que seria aquele diferenciado vendedor de apetrechos noroestinos. Sim, bem ali na esquina das ruas Virgilio Malta com Primeiro de Agosto, com um carrinho a revender água de coco, algo mais do que sugestivo nesses dias calorentos. Conheço ali GILBERTO, que começou com a bebida, depois juntou a tudo isso o que me fez parar ali. Estendido numa espécie de varal, flâmulas e bandeiras do time da cidade, o Esporte Clube Noroeste. Tomo a água de coco e puxo conversa.

“Consegui uma autorização do próprio Noroeste. Passo 20% do que vendo a eles. Tive a idéia da flâmula, bolei o escrito, mandei imprimir com um amigo de uma serigrafia, comprei as rendas e eu mesmo costuro o acabamento. Ando vendendo tudo o que produzo. Já vendi até para o exterior”, conta Gilberto, que está naquele ponto a pouco mais de oito meses. Faz sucesso, pois está nesse momento mandando confeccionar mais um lote, aumentando a tiragem e já possui dois modelos diferentes da flâmula noroestina.
Quando lhe digo que das três flâmulas compradas, todas comemorativas ao Centenário do time, uma é para mim e as outras duas irão para longe, quer logo saber para onde. Explico que uma irá para o Rio de Janeiro, presente para o sogro carioca, que aos 84 anos se mostra interessado nas coisas bauruenses e a outra irá para mais longe, para o Embaixador das coisas noroestinas na terra do Tio Sam, o Reynaldo Grillo (para esse envio junto um DVD com a cópia do documentário sobre o centenário, feito pela ESPN). O preço é dos mais convidativos, meros R$ 5 reais a peça. Tem também bandeiras e já começa a diversificar, pois vejo de variados times. Vi também uma foto plastificada de Pelé jogando pelo Baquinho e sendo revendida pelo mesmo preço para admiradores do astro e colecionadores. Já pensa em diversificar e ampliar o leque de opções noroestinas. A água de coco geladinha é um mero aperitivo.

Querendo encomendar a sua, passe por lá ou ligue diretamente para o celular do Gilberto, 014.81030215. A minha já está na parede do mafuá.

VIAJO HOJE E PERCO ALGUMAS COISAS A ROLAR PELA CIDADE:
Hoje, quinta, bato as asas e junto dos pais e de uma animada trupe, vamos todos para Pocinhos do Rio Verde, distrito de Caldas MG. Muito mato, verde, água de montanha e pés descalços. Voltamos domingo à noite, mas o blog continua com seu post diário sendo acessado do meio do mato.
1. Do evento SP ONLIVE, mega realização lá no recinto da Expo, sinto por perder a aportunidade de rever Zeca Pagodinho. Tudo ocorrerá nesta sexta e sábado.
2. O amigo Ademir Elias está enfronhado até o pescoço com a Semana de Direitos Humanos e na sexta algo sobre a da Consciência Negra e não vou estar aqui para vê-lo nos píncaros da glória.
3. A 2ª Mostra Projeto Bambu ocorre lá na UNESP e não irei presenciar o trabalho dos amigos lá do Assentamento Aymorés e do Taquara, com os alunos de Design. Tudo ocorrerá hoje, quinta.
4. A exposição José Lanzellotti começou dia 16 e vai até o final do mês na Gibiteca. Perdi a abertura, mas vou conferir quando retornar. Esse um verdadeiro artista plástico brasileiro.
5. O amigo Vinagre trouxe para Bauru a banda alemã, que toca bossa nova em português, a "Sessão", que estará se apresentando gratuitamente hoje 20h no Vitória Régia e amanhã, 18h na praça Luiz Zuiani. Confiram mais no site deles, o http://www.sessao.de/
6. Hoje a noite, uma palestra com o venezuelano Euler Calzadilla mostrando a luta do povo venezuelano na conquista do ensino público gratuito para todos. Será na Azarias 7-54, 19h, fazendo parte da luta "Tirem às mãos da Venezuela". Mais no site: http://www.tiremasmaosdavenezuela.blogspot.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

Henricão

Eu já tinha visto esse senhor, mas não tinha tido tempo, nem lugar para parar o carro e ir lá ver o que era aquilo. Parar o carro ali é uma tortura. Voce fez isso primeiro.

Um abracito, como voce mesmo diz
do Daniel

Rey disse...

Henrique ...Estou aguardando anciosamente o meu presente... Mas essa dos 20% da venda da flamula para o Norusca foi boa...tstst...Abracao meu camarada

Anônimo disse...

REDAÇÃO DE UM CONCURSO DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Invista um pouco de tempo lendo esta mensagem.
No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: "Você tem experiência"?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.
MARIA CRISTINA ROMÃO DA SILVA

REDAÇÃO VENCEDORA:

Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar.
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto.
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuei andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de doce.
Já me cortei fazendo a barba apressado.
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas.
Já subi em árvore pra roubar fruta.
Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas,
Já escrevi no muro da escola.
Já chorei sentado no chão do banheiro.
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando.
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado.
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar.
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios.
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso.
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua.
Já gritei de felicidade.
Já roubei rosas num jardim particular.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre" pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
Qual é a sua experiência?.
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência...experiência...
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:
Experiência?
Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?.

Anônimo disse...

TUCANO-COMUNISTAS* CRIMINALIZAM A OPOSIÇÃO




Confesso que chego a ter certa admiração pelo prefeito tucano-comunista* João Cury. Embora vocês estejam
se perguntando o que é que ele poderia ter de admirável, sobretudo conhecendo sua vida pública. Refiro-me ao fato de ter conseguido em dois anos de mandato, com o auxílio de uma Câmara Municipal subserviente, desenvolver uma esperteza política que lhe permite “governar” mandando e desmandando, fazendo absolutamente qualquer coisa, sem nenhum compromisso com a transparência e, portanto, com a democracia.
Conseguiu realizar o sonho de todos os pequenos ditadores. Mostrou vocação para o autoritarismo. Aliás, é tão simples que chega ser genial. Claro que aqueles que administram de boa fé não chegam a pensar nisso.
Qual é o truque, afinal? Criminalizar a oposição. Processar, ameaçando com perda de mandato qualquer parlamentar que tiver a ousadia de questionar ou apenas solicitar informação que desagradem a dono do poder.
Aboliu-se o direito dos Vereadores fiscalizarem a Administração. Aboliu-se o direito de questionar o rei. Hoje, por incrível que pareça, virou crime. Vejam o que aconteceu com o Vereador do PT Lelo Pagani e com o Vereador Professor Nenê do PSB. O primeiro ousou solicitar informações referentes a denúncias feitas em carta anônima e o segundo ousou dizer publicamente que os Vereadores só usavam o “Grande Expediente” quando era transmitido pelo rádio. O que, diga-se, é a mais pura verdade. O Lelo teve que se submeter a uma Comissão de Ética por “quebra de decoro” (ora, vejam só!) e o Professor Nenê deverá passar por uma “Comissão de Ética” também. Notem que, não por acaso, os dois Vereadores são de oposição.
Entenderam a tática? Se alguém fizer alguma pergunta ou declaração que não agrade ao rei e sua tropa de choque, processo neles.
Criminalizar a oposição é a nova esperteza deste governo. Mas criminalizar significa também ameaçar, coagir e constranger. E isso é fácil de praticar quando se dispõe uma maioria subserviente. João Cury e sua tropa de choque podem tudo e “ai” de quem discordar. E o povo com isso? O povo que se dane.
Eu não tenho mandato, portanto não corro o risco de passar por uma “Comissão de Ética”. No entanto corro o risco de ser processado por delito de opinião como nas outras ditaduras que existem por aí.
A propósito, graças ao povo a Dilma se tornou nossa presidente. Vocês já imaginaram essa política instituída em nível nacional com o PSDB do Serra?


Tristan Dierckx sobre governo atual de Botucatu.

*Tucano-Comunistas: agrupamento surgido na cidade de Botucatu e que se caracteriza pela recusa em explicar suspeitas de irregularidades. Agrupamento que costuma criminalizar os adversários.

Vânia disse...

Grande Gilberto, divertido, determinado, homem de Deus e lutando por dias melhores, e a água de coco... deliciosa vendida por ele, nesse calor. ..hummmm