sábado, 31 de maio de 2014

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (47)


ESTOU ME VIRANDO COMO POSSO PARA ESTAR EM ALGUNS LOCAIS DA “VIRADA”

Tenho que confessar. Sou um velho e cansado lobo, “carente de cerveja e velhos amigos” (como na música). Não dou conta de 30% de tudo o que gostaria de fazer na vida. Quando as opções acumulam-se então, salve-se quem puder, fico perdidinho da silva, como hoje. Nem bem a Virada Cultural Bauruense começou e já estou tentando me desdobrar para poder tentar botar o ar da graça em alguns lugares.
Neto Amaral canta e curte o Rubom

Para mim tudo começou bem cedo e acho que ainda nem era a tal Virada, mas o que presenciei durante meu almoço se não faz parte da programação, acho que alguma coisa está mais do errado nisso tudo. Fui com a família almoçar no Rubom – Comida di Buteco, lá na Castelo e vejo numa mesa o Neto Amaral todo pimpão, queixo caído para um grupo de quatro músicos tocando chorinho e música brasileira da melhor qualidade. Almoço de “frente para o crime”, ou seja, de frente para a magnitude ali presente. No intervalo vou até eles e faço a reverência de quem estava mais do que agradecido, pois diante do que de melhor ocorria em Bauru naquele momento. Falo do BORRACHA no violão sete cordas, no RENAN BRAGATTO no bandolim, no ANDERSON DE PAULA no pandeiro e no EDUARDO (Du Ellington, me disseram) no trombone, num ajuntado ainda sem nome, que de improviso acabei os chamando de EM TRANSIÇÃO. Parabenizo o Rubom (ampliando a casa, começando a abrir a noite e prometendo manter a música ao vivo de qualidade) por tudo o que está presenciando, primeiro na forma da boa comida e depois no som que tem trazido para dentro do seu estabelecimento. Não podia ser melhor, aliás, não existe melhor. Minha virada começou ali e aqui um bocadinho do que vi por lá.

Agora sim, faço um apanhado de onde acho que terei condições de ir entre hoje 18h e amanhã final da noite.

POSSIBILIDADE 1 - Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil convidam Dona Inah - Eduardo Gudin é compositor, cantor, arranjador, violonista e letrista paulistano, com mais de 40 anos de carreira. Parceiro de nomes como Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Toquinho e Elton Medeiros, tem obras gravadas por intérpretes e grupos de grande expressão no cenário musical. Atualmente, Gudin divulga músicas de seu primeiro DVD: Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil – 3 Tempos, lançado pelo Selo Sesc. No show, Gudin será acompanhado pelo grupo Notícias Dum Brasil, com participação especial da cantora Dona Inah. Duração: 80 min. Dia 31, sábado, 20h. Praça de Convivência do SESC.

POSSIBILIDADE 2 - Em um reencontro com os fãs, a banda IRA! volta aos palcos, depois de quase sete anos separada, para uma apresentação que marca o início de uma nova turnê. Alguns dos hinos do rock brasileiro como “Vejo flores em você”, “Envelheço na cidade”, entre tantos outros, serão ouvidos em alto e bom som. Edgard Scandurra e Nasi retomam a banda, um dos ícones do rock paulistano, e fazem a estreia da turnê “Núcleo Base” no palco da Virada. Para a volta, escolheram a dedo seus parceiros: Evaristo Pádua, que assume as baquetas; Daniel Scandurra é o baixista, e Johnny Boy Chaves lidera os teclados. Show histórico à vista! – Dia 31, sábado 0h no Parque Vitória Régia.

POSSIBILIDADE 3 - 40 Anos Sem Pixinguinha - Vânia Bastos (nossa vizinha de Ourinhos), Selma Reis (um vozeirão de endoidecer gente sã) e Marcos Paiva: Para homenagear o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha, os músicos Vânia Bastos (voz), Selma Reis (voz) e Marcos Paiva (Baixo Acústico), se reuniram para criar um show de choro que revive seus grandes clássicos como Carinhoso, Lamento e Rosa em arranjos poéticos e inusitados. No show, os músicos serão acompanhados do grupo Marcos Paiva Trio. Duração: 80 min. Dia 01/06, domingo, 11h30. Área de Convivência do SESC.

POSSIBILIDADE 4 - Artista que formou a banda DonaZica no início dos anos 2000, Iara Rennó é a primeira atração musical a se apresentar no domingo (1/6), às 15h30 NO Parque Vitória Régia. A cantora apresentará ao público sucessos do seu último disco, batizado com seu nome, I A R A, com canções de sua autoria, representando a música popular brasileira.

POSSIBILIDADE 5 - Ainda no domingo, a mistura entre a MPB de vanguarda de Lucas Santtana e o som já consagrado de Jorge Mautner leva a Bauru o show “Encontro de Gerações”, que promete surpreender o público. No palco, Lucas Santtana (guitarra, cavaquinho e monome) e Jorge Mautner (violino e voz) são acompanhados pelo duo formado por Bruno Buarque (MPC, samples e efeitos) e Caetano Malta (guitarra e baixo) com repertório que passeia pelos discos de Lucas Santtana e por clássicos da trajetória de Mautner como “Maracatu Atômico”, “Homem Bomba”, entre tantos outros. Domingo, 01/06, 17h, no Parque Vitória Regia.

POSSIBILIDADE 6 - Para encerrar a Virada de Bauru, o violeiro Almir Sater exibe a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas em uma apresentação que não deverá deixar ninguém parado. Um dos ícones da música brasileira, ele reúne influências das culturas fronteiriças do seu estado, o Mato Grosso do Sul, como a música paraguaia e andina. O resultado é único e encanta públicos de diversas idades, regiões e estilos. O repertório contra com suas antigas canções, tais como: “Cavaleiro da Lua”, “Trem do Pantanal” e as clássicas "Cabecinha no Ombro" e "Tocando em Frente". O show mescla, com o CD “7 Sinais” e sem deixar de lado a técnica impar e o magistral toque de viola indispensável nas suas apresentações. Domingo, 01/06, 18h30 Parque Vitória Régia.

Daí eu descanso um pouco e dia 05/06, quinta, 20h, Circuito SESC de Música apresenta SAUDADES DOMINGUINHOS, com YAMANDU COSTA e TONINHO FERRAGUTI NO Teatro Municipal.

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE
E eu perdi...
Rose Barrenha