domingo, 1 de janeiro de 2023

UM LUGAR POR AÍ (163)


COM A NOTÍCIA TRISTE DA PERDA DE MEU AMIGO WILSON TUIM
Cursamos História juntos na,USC, foi integrante das Comunidades de Base da igreja católica, seu lado progressista e ao lado do povo trabalhador. Sim, Tuim era comunista e religioso, conseguia juntar - e bem - Teologia da Libertação com o Manifesto Comunista. Foi muito mais, meu contador por anos, abriu e fechou minha HPA Chancelas, me defendendo em alguns dos contratempos vida afora. Foi também advogado e noroestino,. Numa época ia buscá-lo para irmos juntos aos jogos, noutros nos encontravámos lá, arquibancada no Alfredão. Sempre ótimo papo. Foi também um carnavalesco de mão cheia, tendo até ala organizada por ele na escola de samba Coroa Imperial, do Geisel. Todo ano nos reencontravámos no Sambódromo. Petista, como eu, nossa conversa era muito de política. No futebol, além do Noroeste, ele são paulino, eu corintiano, sem rusgas. As lembranças são muitas e começam lá no Gasparini, tempos quando militamos juntos na associação de bairros. Morávamos lá. Hoje, sua casa e escritório ficam perto do Pátio do Detran, onde compareci regularmente pata ele ir dando jeito em alguns dos meus probleminhas envolvendo meu nome comercial. Não sei nem o que dizer. Sabia que passou, tempos atrás por problemas de saúde, mas o via recuperado. Hoje a notícia triste e não posso ir na despedida no Terra Branca, pois vim presenciar a posse do Lula em Brasília. Nota mais triste para começar este ano não pode existir. Se foi um baita amigo. Ele travou a vida inteira a boa luta. Guerreiro incansável das questões sociais. Estou triste e me passa um filme na cabeça, das tantas vezes onde militamos, nos divertimos e mesmo, fui atrás do danado pra me tirar de enroscos. Gratidão e reverència eterna a ele.
Obs: Essa foto tirei dele no Bar do Genaro, em 2/7/2022, ele alegre e entre amigos. Ali caminho de sua casa, lugar onde frequentemente parava para recarregar a bateria. Meus sentimentos pra Márcia, que acompanhou isso tudo.

HPA INDO PRA BRASÍLIA PRESENCIAR A POSSE DE LULA*
* Impossível escrevinhar num dia como hoje. Rua o dia inteiro, então registro mais com fotos.
Zero.) CEIA DE ANO NOVO DE LULISTAS DO BRASIL INTEIRO, DIRETO DE LUZIÂNIA DF, AGUARDANDO A POSSE DE LULA PRESIDENTE
Recinto da Confederação Trabalhadores com mais de 700 pessoas aqui hospedadas e no dia Primeiro de Janeiro tomando a capital fedetal e se juntando à multidão entusiasmada e contribuindo para a reconstrução brasileira. Eis o link do furdunço, local concentrando mais de 700 petistas/lulistas: 
01.) A CAMINHO DA ESPLANADA E FESTA POSSE LULA - ATRASADOS MAS PRESENTES
Hoje a festa é nossa, a festa é sua, é todos nós, quem quiser, quem vier...
Algumas fotos de ontem do reveillon e a primeira, no café da manhã, ainda em Luziânia.
O dia promete...
Vou contando em fotos, ate quando a bateria do celular aguentar.
HPA, 8h33, no buzão e a caminho do reencontro popular

02.) HPA VENDENDO EM BRASÍLIA BOTTONS FEITOS POR ELE COM MOTIVOS DA POSSE PARA CUSTEAR SUA VIAGEM - A CAUSA É NOBRE
GRANDE (3,5 CM) 3 POR R$ 10 - PEQUENO (2,5 CM) 4 POR R$ 10
03.) A CHEGADA DOS BAURUENSES NO FURDUNÇO
Eis o link de gravação feita por mim diante da rodoviária de Brasília:
04.) SOL INCLEMENTE, MAS TODOS CONTENTES - LULA VOLTOU
05.) MUITO EMOCIONADO, ALGUMAS ESTAMPAS DE CAMISETAS E SEUS PERSONAGENS NA FESTA DO POVO EM BRASÍLIA (Fiz ensaio com onze delas, mas aqui publico uma. As demais estão post facebook com este título).
06.) MAIS ALGUMAS DA FESTA DO REENCONTRO DO POVO COM AS RUAS
E na última, aquele encontro inesperado com bauruenses vindos de outros cantos e achados no meio da multidão.
HPA - saindo agora da festa, 19h39 para, contrariado, perder os shows e voltar com ônibus "Pé no Chão" (a identificação na frente).
Volto com aquele gostinho de quero mais.
Este fio o trio percorrendo toda a Espalanada, quiosques e quebradas da festa da Posse, eu Maurício Passos e Vinícius Negrão. Desgarramos dos demais.

Nenhum comentário: