quinta-feira, 4 de setembro de 2025

ALFINETADA (257)


A CARTA DE UMA DILETO AMIGO, AQUI COMPARTILHADA
"ANTES QUE O MONSTRO CRESÇA DEMAIS... - Esta carta foi escrita em 27/07/2022 e encaminhada à Tribuna do Leitor na mesma data. Não foi publicada. Talvez parecesse alarmista demais... Transcorridos 3 anos, quando assistimos o julgamento daqueles que arquitetaram um golpe de Estado, convido os leitores a avaliarem se eu estava errado.

Há tempos, venho alertando sobre o fato de que estamos assistindo, passivos, a um golpe em andamento. É provável que, para muitos, pareça algo exagerado - mas não é... Uma das últimas “pérolas” de nosso presidente foi: “Quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as suas Forças Armadas”....

E esse discurso não é novidade... apenas reflete um desejo antigo, expresso em 1999, quando, ao ser perguntado o que faria se fosse eleito presidente, o então Deputado Jair Messias Bolsonaro, respondeu ao repórter: “daria o golpe no mesmo dia”.

Hoje, quando assistimos o que vem ocorrendo nos EUA, tudo parece mais óbvio e cristalino. Basta se verificar que na invasão ao Capitólio, entre os terroristas travestidos de nacionalistas, encontravam-se policiais e militares – ativos e da reserva, unidos a supremacistas brancos, neonazistas e todo o tipo de grupo antidemocrático de fanáticos seguidores (que é diferente de apoiadores), revelando o terrorismo extremista semeado internamente, no país.

Observem ainda, que a trajetória aqui é muito semelhante, alimentando-se um público específico com discursos de ódio e de divisionismo... grupos que podem, um dia, ser um braço armado de um ditador, concretizando o sonho que Trump não conseguiu concluir por lá.
E tudo ocorre na nossa cara, com ares de legalidade: flexibilização total para o acesso à compra de armas (que sabemos muito bem na mão de quem vão estar), alteração do status de algumas categorias paramilitares à condição de polícia, aparelhamento administrativo do Estado com militares e agora, dois projetos de lei que retiram a autoridade dos governadores dos Estados da Federação, sobre as polícias (civil e militar) colocando-o à disposição da União...
EU E BENEDITO FALCÃO

Infelizmente, não se observa resistência nem da população, nem das instituições, responsáveis pela preservação do Estado Democrático de Direito. O silêncio é assustador... A polarização criada artificialmente pela extrema direita brasileira nas últimas eleições presidenciais foi só a ponta do iceberg... Lembram-se da “greve dos caminhoneiros” que, a pretexto de defender reivindicações legítimas, foi manipulada e transformou-se em carreata e palanque? E o que dizer das mídias utilizados por títeres para divulgação da mentira e da desinformação? O que dizer da campanha sistemática contra Congresso, STF e imprensa? O que dizer da perseguição sistemática contra ex-aliados e possíveis concorrentes?

É preciso levar essas coisas a sério... Há quatro anos, apostava-se que Trump não chegaria ao fim de seu mandato... Em 1923, muita gente riu quando um lunático lançou um fracassado golpe em uma cervejaria de Munique... Hoje, um monstro está crescendo a olhos vistos no lado obscuro da sociedade brasileira... Só não enxerga quem não quer enxergar...
Por isso é hora de uma basta! É hora de uma atitude firme dos órgãos constituídos, com o apoio da parcela lúcida da população, antes que o monstro cresça demais... Antes que seus tentáculos sufoquem nossa liberdade.. e que, sua fome de poder, acabe devorando o que temos de mais precioso: nossa democracia.
BENEDITO JOSÉ ALMEIDA FALCÃO".

Benedito Falcão é mais que amigo, pois comunga comigo as mesmas inquietações sobre algo que, infelizmente, avanço sobre nós e, como vaticinou em 2022, pouco temos feito para conter o impeto fascista. O ovo da serpente vem sendo chocado faz tempo.

SUÉLLEN VIVE DE REPETIDAS MENTIRAS
TORRARAM os recursos da Prefeitura com a criação de novas secretarias, criação de CENTENAS de cargos de livre nomeação (SEM CONCURSO PÚBLICO), duas dezenas de secretários adjuntos e não fizeram NADA para melhorar o sistema de reservação.

Ás vésperas da eleição, MENTIRAM trazendo uma máquina dizendo que iriam fazer o desassoreamento da represa de captação e passada a eleição a máquina foi embora e tudo continuou na mesma.

MENTIRAM dizendo que iriam aumentar a altura da barragem para aumentar a reservação e não fizeram NADA.

O Plano Diretor de Aguas já deu há mais de 10 anos a solução TÉCNICA para resolver a falta d'água, mas se negam a cumprir.

Querem o CAOS para venderem a ideia que só a privatização irá resolver o problema da falta de água em Bauru. MENTIRA!
texto de LUIZ PIRES, diretor do Zoológico Municipal por mais de uma década.

SAI A EDIÇÃO DA CARTA APÓS FALECIMENTO DE MINO E ESTE HPA, CITADO NO COMENTÁRIO DO EDITOR RODRIGO MARTINS
https://www.youtube.com/watch?v=fd-fCOHOZhg&t=1210s

Eu sou leitor confesso de Carta Capital, para mim, a revista é mais que única, sendo a melhor de todos, pois Mino Carta sempre a conduziu atuando dentro da verdade factual dos fatos. Toda edição é divulgado com o "Fechamento", como denominam sua divulgação chegando às bancas. Nessa edição, Rodrigo fala algo a meu respeito dos 18m20 até os 18h50. Aguardo sua chegada para ser inserida como mais uma das peças raras deste leitor, colecionador e divulgador da revista, que me abriu espaço para publicação de uns 15 artigos na seção Brasiliana. Sou muito grato a Mino, desde que o trouxe para Bauru, ano 2007, quando o trouxe para fazer a abertura do OLA - Observatório Latino Americano, lotando o Teatro Municipal de Bauru. A verdade factual sempre presente na revista e no posicionamento do melhor jornalista brasileiro.

SE ATÉ DELFIM NETO JÁ HAVIA RECONHECIDO...

Nenhum comentário: