sábado, 23 de fevereiro de 2008

UMA ALFINETADA (20)
Quem me lê por aqui sabe que toda semana publico um texto n'O ALFINETE, aquele que "pica mas não fere", lá de Pirajuí. Todo sábado o jornal está nas bancas daquela cidade e hoje, juntinho com o exemplar dessa semana, sai aqui o texto publicado lá. Confiram:

UMA HISTÓRIA URBANA E FIDEL


1. Vou ao supermercado com minha mãe. Na saída, já no caixa noto uma senhora de uns 50 anos indagando de forma acintosa a funcionária do balcão de atendimento, sobre o paradeiro de um par de óculos. A moça diz não tê-lo visto por ali e que devia ter esquecido em outro lugar. A senhora estava um tanto inconformada e dizia que, "todos devemos ter Deus no coração, sermos mais honestos com o semelhante e não ficar com nada que não nos pertence". Um belo discurso, feito com a voz um tanto alterada, quando sua acompanhante adentra o mercado dizendo: "Você não vai acreditar, achei seu óculos pendurado no cinto de segurança do carro". Com a cara mais lavada desse mundo, ela ainda tem o disparate de falar olhando para a funcionária: "Pois, estava agora mesmo brincando aqui com a moça sobre esse assunto".



Não deu outra. Lembrei de um texto que havia lido recentemente, uma história chinesa contada pelo escritor uruguaio, Eduardo Galeano: "Na hora de ir para o trabalho, um lenhador dá falta do machado. Observa seu vizinho: tem o aspecto físico de um ladrão de machados, o olhar e os gestos e o modo de falar de um ladrão de machados. Mas o lenhador encontra sua ferramenta, que estava caída por ali. E enquanto torna a observar seu vizinho, constata que não se parece nem um pouco com um ladrão de machados, nem no olhar, nem nos gestos, nem no modo de falar".
2. Fidel solicita aposentadoria aos 81 anos, gerando comentários dos mais variados. Um deles repercuto aqui. O Estadão, na sua capa, em 20/02, numa fala entre aspas do dono, o Ruy Mesquita profetiza: "O regime castrista é a maior tragédia política da história da humanidade". Eu, cá do meu canto, retruco. Tragédia? O país tem todos seus problemas de educação (totalmente gratuita e abrangendo 100% da população), saúde (mais médicos por habitantes do que nos EUA) resolvidos, não existe desigualdade social, muito menos problemas de moradia e de emprego. Fazem frente a qualquer outro país do continente em qualquer modalidade olímpica. Todos comem o suficiente, sem excessos. São é pobres, mais pobres do que esse Brasil e infinitamente mais que o vizinho rico do norte. E, como pobreza é uma espécie de doença para o neoliberal modelo vigente, dá-lhe críticas. Porque Cuba deveria alterar seu ritmo? Acho que por lá a coisa não anda nada ruim. Façamos nossas comparações com os demais países do planeta e veremos quem é que precisa de abertura e de modificações profundas. Experimente perguntar para um catador de papéis, para um frentista, um balconista ou para a grande maioria de nossa população, que vive com menos de R$ 600 mês, o que lhe falta. Lá não falta e não se faz necessário essa busca incessante e doentia pelo vil metal. Reflexões...


Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos, mais brasileiro do que nunca, mas sem a mediocridade de criticar por criticar um outro modo de vida, mais saudável e menos estressante que o vivido por aqui. Sejamos sensatos.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom mano
gostei do discurso pró fidel
ele sempre será um dos nossos
cuba precisa resistir
f.