domingo, 3 de fevereiro de 2008

UMA MÚSICA (16)

LEVANTANDO O ASTRAL - BLOCO SIMPATIA É QUASE AMOR, IPANEMA, 1989

Esse CD eu adoro ouvir todo Carnaval, não só pelo conteúdo, muito alto astral, como pelo local onde comprei, lá no meu amigão Rodrigo, da Livraria Folha Seca, no Rio de Janeiro. O Bloco Simpatia é quase amor, cujo um dos fundadores é o mestre Aldir Blanc, sai todos os anos pelas ruas de Ipanema, mostrando até que ponto pode chegar a irreverência carioca. Isso acontece há muitos e muitos anos. Em 1999, foi lançado um CD com alguns dos sambas-enredos da história do bloco e nas vozes de cobrões da MPB. Só ouvindo para perceber o quanto é valioso tudo isso.

Destaco um samba lindo, o "Levantando o astral", do Noca da Portela e do Roberto Medronho, cantado no CD por nada menos que Luiz Carlos da Vila. Vejam a singeleza da letra:

Tá na hora, na hora de mudar/ De sair dessa pior/ De partir para melhor/ Para a crise superar.

Oh, meu Rio/ Vamos levantar o seu astral (na moral)/ Vem cair nessa folia/ Vem brincar no Simpatia/ E fazer meu Carnaval

Chega de trsiteza/ Chega de sofrer/ Com meu Rio na falência/ E com tanta violência/ Não há jeito de viver.

Quero voltar a sorrir/ Quero voltar a cantar/ O meu voto é de mudança/ Essa é minha esperança/ Do meu povo melhorar.

Bloquearam a nossa conta/ E o Rio faliu/ Incompetentes, vão pra longe do Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

Querido Henrique, este último carnaval estive no RJ e tive a possibilidade de participar de varios blocos inclusive o que vc menciona. O Simpatia levou 20.000 pessoas, Ipanema foi pq para tanta folia. Como é de comum ao carioca "sempre damos um jeitinho..." Mas o meu comentario é para vc pesquisar os temas deste ano,explorado por quase todos os blocos....(felicidade e alegria que tanto precisamos p/ encarar o rojão) e com muita irreverencia harmonica bem daquele jeitinho carioca q tanto gostamos...dançamos, cantamos, lenvatamos a poeira rememorando e reverenciando o sentido do carnaval...
(esta é uma carnavalesca de alma)