quinta-feira, 12 de março de 2009

UMA DICA (35)

NOITE DE SEXTA TREZE, CHE E REVOLUÇÃO CUBANA PARA TIRAR O AZAR
Sexta-feira, 19h, antes do rush noturno e da cervejinha, algo mais do que edificante: Palestra sobre os 50 Anos da Revolução Cubana. Isso mesmo, a Esquerda Marxista e Movimento Negro Socialista, com o apoio do Mandato Operário, Popular e Socialista de Roque Ferreira (PT), promovem palestra sobre os 50 anos da Revolução Cubana e os desafios atuais da classe trabalhadora da América Latina, com o professor Mestre em Ciências Econômicas, Daniel Feldman, doutorando na mesma área pela UNICAMP.

Em janeiro de 2009 completaram-se 50 anos da Revolução Cubana, primeiro, e até agora único país a eliminar a propriedade privada dos meios de produção em seu território. Hoje a Revolução Cubana encontra-se ante o dilema de defender suas conquistas ou ceder às pressões externas e restaurar o Capitalismo. O próprio Fidel, em um de seus últimos discursos antes de deixar o poder, na Universidade de Havana, alertou sobre o perigo interno; a Revolução poderia ser derrotada por dentro, e assinalou como problemas centrais a burocracia, a corrupção e os novos ricos.

A palestra ocorrerá dia 13 de março, sexta-feira, no Auditório do Museu Ferroviário Municipal, na quadra 1 da rua Primeiro de Agosto, Centro de Bauru, às 19 horas. Venha participar! Traga seus amigos divulgue. Estarei por lá, pois discutir Cuba, falar de Che e da experiência socialista sempre me é muito grato. Esse será um dos únicos atos, aqui em Bauru, a discutir esses 50 anos. Fico mais motivado para essa discussão, pois ao ouvir numa rádio local sua divulgação, o locutor fez chacota, alegando essa revolução ter dificuldade para chegar aos 51. Esqueceu-se ele de informar que o neoliberalismo, defendido por ele, usou de teoria socialista para tentar salvar-se nos EUA e que esse sim, encontra-se na bancarrota.

2 comentários:

Anônimo disse...

caro Henrique
De onde você tirou isso de um discurso do Fidel. Tem algum equívoco aí, pois o Fidel nunca fez um discurso criticando o seu próprio sistema. Esse pensamento da Esquerda Marxista é limitado, pois desmerece até a luta do próprio Che. O que eles querem? A cultura do nosso povo está tão em baixa que para eles se levantarem serão necessários mais do que uma geração. O levante não virá mais das massas, pois elas foram aniquiladas, emburrecidas e vivem para o consumo. O discurso da Esquerda Marxista precisa ser melhorado, pois do jeito que está não se chega a lugar nenhum.
Carlos Serra

Anônimo disse...

Meninos
Que briga boba.
A direita´mesmo divergindo está sempre unida, coesa.
Nós, os ditos lutadores do social, esquerdistas, estamos sempre procurando nos digladiar com teorias opostas, divergentes.
Desse jeito não chegaremos nunca ondee almejamos.
Tomem tento.

Anônimo