sexta-feira, 20 de março de 2009

CENA BAURUENSE (23)

BETO PAMPA (PARA O RESTO DO PAÍS, XAVIER) LANÇANDO SEU LIVRO NO TEMPLO BAR
Essa é imperdível. Conheço Beto Pampa ainda no tempo que tinha cabelos no cocoruto. Ele já fazia programas na FM 96 de Bauru e numa outra de Jaú. Corria os anos 80. Viajávamos juntos de Reunidas (eu trabalhando no Bradesco e ele na tal rádio) e rolava sempre um papo dos mais animadores. O pessoal queria dormir no ônibus e nós a conversar. Beto criou um estilo e um programa (era o locutor) cheio de bossa e ginga. Virei admirador logo de cara. Lembro até hoje de um dia que fui lá levar uns papéis para ele, quando o estúdio da 96 era nos altos do Parque São Geraldo, junto à torre da emissora. Eu papeando com ele e ao fundo, quem batucava uma máquina de escrever, nada menos que João Jabbour, hoje diretor do JC. Beto não aguentou Bauru, pois incorporou desde muito cedo o gauchismo. Foi em busca do sonho de sua vida, passou por Florianópolis e aportou em Porto Alegre, onde deve produzir um programa com a sua cara. O tempo passou e no ano passado revi o Beto lá no bar Templo, levado pelo amigo em comum, Sivaldo Camargo. Fernando, o dono do estabelecimento paparicou a todos nós. Bebemos algumas e conversamos bastante. Lá, ele já falava do livro, que ainda estava na sua cabeça, todo formatado, mas ainda não parido.

Pois o livro ganhou vida e Beto o está lançando nacionalmente. Deu uma entrevista vista por muitos no programa de TV do Juca Kfouri e nada menos que Rui Carlos Ostermann, o do famoso programa Sala de Espera (que sempre que posso ouço pela internet) escreveu uma das apresentações. O nome do livro é "Futebol no país da música" e o lançamento será no dia 25/03, quarta, às 21h, no Templo Bar (Rua Benjamin Constant 1-34), antecipando-se aos lançamentos nas grandes capitais. A semana que vem será cheia de eventos por aqui, pois no mesmo dia joga aqui em Bauru o time do São Paulo (na qualidade de corintiano, irei ao lançamento do livro), na quinta tem show com Maria Rita e sexta com Ivete Sangalo (nessa tô fora).

Sobre o livro, RUY CARLOS OSTERMANN escreveu: "Faz pouco mais de um século que o futebol se popularizou e, assim, se aproximou do que já estava havia muito tempo no domínio gostoso do povo – a música popular brasileira de origens africana e açoriana, e que logo passou a ter influências europeias. Mesmo provinda, em alguns casos, de ritmos não tão populares como a polca, a música sempre foi popular. Mas a música da elite era outra, de outro ritmo – a erudita. Mas que estou eu a falar do que não entendo se não por gosto e admiração?! É que este livro de Beto Xavier, que faz detida e definitiva pesquisa sobre futebol no país da música, é um esforço em prol de identificar na cultura popular brasileira os seus verdadeiros traços de permanência e valor". Poderia postar aqui o texto todo, mas não tenho autorização para tanto e nem quero estragar o interesse de quem irá lá para comprá-lo. Fica só um pequeno aperitivo.

Sobre o autor, outra fera, JUCA KFOURI desfere :"BETO XAVIER nasceu poucos meses depois de o Brasil conquistar o bicampeonato mundial no Chile, no mesmo ano em que Elza Soares e Garrincha começaram um tórrido romance. Passou a infância e adolescência em Três Lagoas (MS), jogando bola e ouvindo muita música, principalmente brasileira, no rádio e no toca-discos. Em 1981, ano do primeiro título nacional do Grêmio, seu clube do coração, foi para Bauru (SP), cidade onde Pelé marcou seus primeiros gols. Lá cursou Jornalismo, trabalhou no rádio e na televisão, colaborou em jornais e revistas e apresentou vários festivais de música. Ainda na década de 1980, época da efervescência do pop rock nacional, passou algumas temporadas na capital paulista, trabalhando como comunicador e produtor de rádio. Em 1994, duas semanas após o Brasil conquistar o tetracampeonato mundial, mudou-se para Florianópolis, para trabalhar no Grupo RBS, e por lá ficou até a segunda Copa da Alemanha, em 2006. A partir daí passou a morar em Porto Alegre (RS), cidade que ama e frequenta, por questões afetivas e atávicas, desde os tempos em que ainda não havia nenhuma estrela ornamentando o escudo do tricolor gaúcho. Com 28 anos de profissão, tem em seu currículo funções como repórter esportivo, apresentador de rádio, editor de TV, redator jornalístico e produtor de eventos culturais. Futebol no país da música é seu primeiro livro".

Para os amigos estar lá é mais do que uma obrigação. Perco o futebol, atraso o pagamento do crediário, adio a viagem de negócios, invento uma desculpa para o compromisso amoroso, mas não deixarei de ouvir as histórias do Beto (para nós daqui, sempre Pampa), comprar o livro e bebericar umas e outras.
Em tempo: As fotos foram tiradas no Templo, ano passado e após algumas cervejas, tirei foto até do piso do bar, que ainda não beijei, mas não digo que não o farei qualquer dia desses.

6 comentários:

Anônimo disse...

valeu henrique, já repassei para o beto,
um grande abraço
sivaldo camargo

Anônimo disse...

Beto, Beto, Beto, sempre Beto. Como estará nossa gaúcho mato-grossense, de Bauru e dos pampas. Vou lá, pois além de rever o conhecido, rever a voz, rever o texto, reverei amigos e o astral do lugar.
Dalva

Anônimo disse...

É um convite ou uma intimação????????

bjs
Nilma

Unknown disse...

Sei que o lançamento desse craque da bola, da música e agora da letra, foi um sucesso, como não poderia deixar de ser.
Esse meu irmão é o Beto Bom de Tudo....como queria dizer o Moraes Moreira, no comentário do livro.
Parabéns pelo Blog.
Abraços a todos que conhecem esse ilustre cara.
Edu Del Rio

Paulo Tinoco / Macaé.RJ disse...

Olá.

Estou precisando do email do Beto. Já tive contato com ele alguns anos atrás, mas passei a utilizar um outro email e com isso perdi seu endereço.

Meu email é prtinoco@yahoo.com.br

Obrigado.

Paulo Tinoco / Macaé.RJ

Sérgio Jovino disse...

Conheço Beto a mais de trinta quando trabalhava em Bauru, íamos visitá-lo eu e Toninho Porto na Radio, um forte abraço Beto Pampa