terça-feira, 2 de março de 2010

ALGO DA INTERNET (29)

UMA COISA MUITO LEGAL E OUTRA MUITO TRISTE
Primeiro a triste. Anunciei aqui ontem, num texto no blog o falecimento da professora ADRIANA CHAVES, da Unesp Bauru. Tinha uma profunda admiração por essa verdadeira mestra, com todo seu trabalho voltado para o lado social e pelo muito feito pela educação e concepção de idéias. Nem sei o que escrever dela. Não tive o prazer de conviver com ela na Universidade, nem na primeira administração de Tuga como prefeito, mas sim na segunda. Ela abrilhantou com sua postura um dos momentos mais dignos de como deve ser o trabalho dentro de uma administração pública. Adorava subir no terceiro andar da Prefeitura, só para dar uma paradinha lá na sala onde ela trabalhava, sempre cheia de questionamentos e proposituras. De sua cabeça iluminada fervilhava projetos mil. Vibrava nessas poucas passagens e saia de lá revigorado. Ela, sempre rodeada de projetos, de idéias e fazendo sempre questão de instigar quem ousasse pisar no seu recinto de trabalho. Aprendi a gostar ainda mais dela e de sua postura, pela forma como deixou seu cargo e reassumiu a cátedra na universidade. Estava numa festa entre amigos ao saber da notícia de sua morte e isso bastou para me estragar o dia. Tenho certeza, perdi muito ao me distanciar dela quando venceu o dela e logo a seguir o meu prazo de trabalho na Prefeitura. A velha mestra deixou um belo legado por aqui e alguns ainda estão predispostos a tocar o barco para a frente, haja vento a favor ou não.
Obs: Na foto, Adriana, à direita, ao lado de Ana Daibem e outra professora (retirada de um site da Unesp).

Agora a bela notícia. Passo ela adiante com um certo atraso, depois que muitos já o fizeram, mas não deixo de ajudar a divulgar um fato inédito no cenário do futebol brasileiro. Já nutria um profundo respeito e admiração por PETKOVIC, o jogador sérvio que faz sucesso no futebol brasileiro. Um craque como poucos. Foi o responsável pelo título do Flamengo ano passado, muito mais do que o Adriano, dito Imperador. Agora fico sabendo que ele também bate um bolão fora de campo. Dia desses foi convidado a aparecer no programa da Ana Maria Braga. Na apresentação, ela lê um breve histórico do que foi a antiga Iugoslávia, nação onde nasceu o jogador e o que virou hoje, sendo dividida em seis nações. Ao jogar a bola para ele a loira platinada lhe faz a seguinte pergunta: “Como foi nascer na hoje Sérvia, um país com grandes dificuldades?”. A resposta foi linda e rápida, pois afirma que seu país não tinha “dificuldade nenhuma, todos tinham emprego, viviamos bem, num regime socialista. Os problemas vieram depois”. Isso mesmo, vieram com o fim do socialismo. Depois dessa acho que nunca mais dará entrevistas para a TV Globo e já aguardo para ver quando se iniciarão as perseguições. Adoraria ver a cara da loira, mas o vídeo do Youtube vai só até esse momento. Confiram: http://www.youtube.com/watch?v=B80AsDP2IaM

3 comentários:

Anônimo disse...

O problema da Adriana Chaves na segunda administração do Tuga tem nome: Canalli. Esse o motivo de sua saída da adminstração. Não suportava ter que submeter tudo o que fazia para esse personagem. Bateu as asas e o fez acertadamente.

Era do terceiro andar.

P.

Anônimo disse...

Se era tão bom o regime coletivista, por que terminou?...

Já as dificuldades posteriores são previsíveis. Claro que não é fácil sair de um regime baseado em engenharias sociais, para disputar a vida em outro que traduz a realidade das coisas.

RA.

Anônimo disse...

Respondendo a pergunta ironica do anonimo acima.
Cansa ter que responder perguntas sem nenhum fundamento, pessoas que vivem num mundo de ilusão se acham entendedoras de tudo, o problema da antiga Iugoslavia não foi o regime que havia, procure saber das guerras separatistas no final dos anos 80, procure estudar todo um contexto histórico e estruturas vigentes na época sem preconceitos e receitas prontas que verá algo factual.
Petkovic é craque, viveu e tem consciencia do que era seu país, num mundo onde ninguém tem coragem de defender nada real, Pet fez um golaço.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação