quarta-feira, 3 de março de 2010

UMA CARTA (44)

UM COMEÇA E O OUTRO NÃO QUER SABER DE CONTINUAR - VERGONHAS POLÍTICAS
Como já escrevi por aqui, estive no último sábado (27/02) na Barra Bonita, num encontro com petistas em torno do deputado federal Vaccarezza, líder do governo federal na Câmara dos Deputados. De sua fala algo significativo e uma grande preocupação: todo o empenho de militantes, que estão sendo reunidos Brasil afora, tudo para que o país, após os oito anos com Lula não sofra uma interrupção maléfica, daquelas quando um outro segmento político vence o pleito e dá aquele breque em tudo de bom que foi feito. Uma insanidade, que acontece muito, não só a nível federal, como em todas as instâncias (o caso mais gritante a nível nacional é o abandono dado aos CIEPS no RJ, obra de Darcy Ribeiro e Brizola). Na reunião, a grande preocupação de Vaccareza e de todos os atuais governistas é sobre um provável retrocesso, principalmente nos projetos sociais em andamento, isso sem contar a entrada em cena do modelo privatizante do PSDB (toc toc toc). Daí a necessidade de reuniões como a ocorrida lá na Barra e do empenho eleitoral, tendo Dilma como candidatíssima. Estou nessa.

Ainda na Barra, presencio no próprio local escolhido para a reunião algo bem em cima desse tema. O local escolhido a dedo foi a antiga sede da Legião Mirim daquela cidade, que nos últimos quatro anos havia abrigado um projeto social dos mais edificantes, o do CICRABB – Centro de Integração da Criança e do Adolescente de Barra Bonita. Um amplo espaço com quadra de esportes coberta, salas de estudo diversas, academias e até uma big-band. O mandato do prefeito anterior terminou e durante o ano passado, só para não levantar a bola do sucessor, tudo foi fechado e mais de duzentas crianças se viram na rua da amargura. Um despropósito sem fim. Sem contar que o local foi entregue às moscas e tudo foi depredado. Virou um lixão e até dois vagões da antiga Sorocabana lá recuperados foram dilapidados. Tudo em petição de miséria, até que Marcelo Cavinato, decide abrigar ali a sede de um Ponto de Cultura e com a ajuda de antigos diretores da entidade desativada, dá início a uma nova cara ao local, sem contar com nenhum tipo de ajuda do poder público municipal. E a tal da cara nova já pode ser sentida pelos participantes da tal reunião.

E aproveitando a deixa sobre não dar continuidade ao trabalho anteriormente feito, divulgo aqui uma carta assinada pelo engenheiro Ricardo Bagnato, endereçada a autoridades do município de Bauru sobre os atuais caminhos trilhados pelo Projeto Trem Turístico de Bauru. No domingo passado, 28/02, o Estadão publica matéria sobre o tema, com destaque para a situação de Bauru, o grande motivador para o teor da carta, reproduzida abaixo:

Prezados Senhores,
Não podemos mais desperdiçar o potencial turístico e econômico latente de possuir uma Locomotiva Histórica a Vapor e Carros de Passageiros antigos, um Trem Histórico da NOB completo, material este restaurado em plena condições de operação. São muitas as Prefeituras em nosso estado, e em todo Brasil, que estão investindo milhões de reais para ter uma estrutura próxima a da cidade de Bauru, e criar Projetos de Passeios Turísticos Ferroviários.

Precisamos agir de forma premente, e tornar o “Projeto Ferrovia para Todos”, que na verdade hoje é de ninguém, pois não é operante, em um amplo “Projeto Trem Turístico de Bauru”. Não vemos nenhum interesse, muito menos foco, por parte da Secretaria Municipal da Cultura, especialmente pelo seu Secretário, hoje detentora do Projeto inoperante, em implementar a operação dos passeios ferroviários, pois não vemos ações práticas e efetivas para tal.

O “Ferrovia para Todos” precisa ser revisto com urgência, e sua gestão mudar de mãos sob pena de Bauru continuar ficando à margem da História e da Preservação Ferroviária, e negligenciada por desperdiçar tal Patrimônio. Em tempos de mudanças e definições dos órgãos como o DNIT, IPHAN e Liquidação da RFFSA, Bauru corre o risco concreto de ter esse Patrimônio Histórico Ferroviário estagnado, reivindicado e confiscado por outras cidades ou Associações de Preservação Ferroviárias, que vêem nesse material, grande valor Histórico e econômico.

A Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, bem como da EMDURB, têm total apoio da APFFB - Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru, na modificação desse quadro deprimente, principalmente por sabermos que temos tudo nas mãos. Vamos juntos transformar essa situação estática e projetar Bauru na posição que faz jus, como a de principal entroncamento ferroviário do interior do estado de São Paulo, onde se valoriza e se investe no Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário, e promover a implantação do “Projeto Trem Turístico de Bauru”, devidamente autorizado pela ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres, e credenciado pela ABOTIC – Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais.

Para nós da APFFB - Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru, preservacionistas que somos, e que amamos Bauru, será uma grande conquista ver nossa cidade incluída no holl restrito de cidades detentoras de Trens Turísticos, como as abaixo mencionadas no artigo “Trens turísticos avançam pelo País” - 28/02/2010 - O Estado de S.Paulo.
Contem conosco!

Eng. Ricardo Bagnato
APFFB - Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru / SP
CODEPAC - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru
CMC - Conselho Municipal de Cultura de Bauru
AMB - Associação Amigos dos Museus de Bauru

22 comentários:

Anônimo disse...

henrique..me manda um email pois perdi meus contatos...pcoppieters@gmail.com pois tenho umas coisas pra te enviar...abraço
perci

Anônimo disse...

Henrique

Aqui em Bauru tem um outro exemplo. O de uma grande obra que foi arrumada a verba para sua execução e depois teve que ser parada, pois o dinheiro sumiu. Falo do viaduto inacabado ali sob os trilhos.

Onde está o dinheiro, o gato comeu e ninguém viu. Onde está o dinheiro ?

Paulo Lima

Anônimo disse...

Bela noção de democracia! Tem eleição mas deve sempre ganhar o mesmo.

Cuba é assim... Só um partido e dentro dele, uma só vertente, a do tirano vitalício. Mas não é de admirar, vindo da esquerda. A presença do contraditório, da oposição, sempre lhes será nefasta. Não pode conviver o comunismo com as liberdades democráticas. A idéia dos opositores deve sempre ser esmagada, já que submeter-se à ela seria negar o próprio substrato de sua ideologia: o antagonismo entre coletivos, ou, classes, da sociedade.

Coisa arcaica, claro, mas um conceito facilmente vendável, porque simplista. Se eu não tenho, a culpa é de quem tem. Se o outro tem eu tenho o "direito" de tomar-lhe. O igualitarismo tosco e absoluto.

Incrível que mesmo sendo absolutamente irrealizável - porque em desacordo com a natureza do mundo - tal continue sendo exaustivamente tentado. A cada geração sempre surge mais uma leva de ingênuos. E da velha geração sempre restam os que envelhecem ingênuos, senão incapazes de reconhecer a desonestidade intelectual.

Realmente, a inveja é um poderoso atrativo para açular uns contra outros. Disso sobrevive o vírus do coletivismo.

.
RA

Anônimo disse...

Caro RA, por que não mostra a cara?? Critica o comunismo mas não tem a coragem de assinar o verdadeiro nome, se apega a velhos e alienados clichês reacionários e fascistas. Procure sair mais, beber mais, saboreie a vida, conheça-a melhor, não fique com essas receitinhas prontas porque não está falando em blog idiota, aqui tem conteudo cara palida.
Ligar democracia e eleições "livres" e pluripartidarismo é a idéia doente de quem vive acorrentado a uma caverna.
E engana-se sobre o que é igualitarismo, isso no comunismo é oportunidade social e de consciencia a todos, sabendo lidar com as diferenças naturais da vida.
Quanto a pessoas com uma visão limitada de mundo como a sua, totalmente dogmática e preconceituosa, não acrescenta absolutamente nada, só atrapalha, sem duvida deveria ir picar gelo na Sibéria.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

Aparentemente, para o senhor Marcos, o conceito de democracia deve estar ligado à capacidade dos regimes totalitários em manter isolados os cidadãos que não se coadunam com os preceitos do Partidão.

Sua manifestação esclarece bem sobre os propósitos e a similitude entre as atuais masmorras cubanas e os gulags da extinta URSS...

Que asco...

.
RA.

Mafuá do HPA disse...

O fato é que esse tal de RA (que imagino quem possa ser) mistura alhos com bugalhos. Tem uma idéia preconcebida e dela faz uso, sempre que for necessário. Toca em pontos nevrálgicos entre ideologias, mas não desce ao cerne da questão, ou seja, aos casos citados.

Seria ou não um retrocesso um governo do PSDB assumir do governo federal? Claro que sim, evidente, pois as questões sociais seriam deixadas de lado e disso tô fora.

Foi ou não um retrocesso o ocorrido na Barra Bonita, quando adentra em cena um do PSDB e veta tudo o que o governo anterior fazia de bom? Mais do que evidente.

E aqui, no caso do projeto turístico, a paradeira diante de tudo o que era feito. Que sentido tem isso? Seria só de inaptidão?

A discussão aqui seria mais proveitosa se fosse feita em cima desses casos e assim sendo teríamos uma noção de como é feita de forma macro. Simples não?

A discussão ideológica, sempre necessária, é também sempre muito instigante, quando ambos estamos numa mesa e podemos saber quem temos diante de nós. Da forma como está sendo feita, um foge do pau e o só o outro se expõe. Não acho justo. Falta coragem em alguns ditos democratas, que na verdade agem de forma muito mais perigosa do que os comunistas. Sempre devemos ter mais medo desses, os que se escondem, pois estão por aí, apregoando uma coisa e praticando outra.

Abracitos do HPA

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA O PROJETO DO FERROVIA PARA TODOS ESTAR PARADO E O TREM MARIA FUMAÇA NÃO MAIS FUNCIONAR. E AGORA ESSA, TUDO MUDARÁ DE SECRETARIA. A CULTURA NÃO DEFENDE A CULTURA NA CIDADE. O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO? ALGUÉM AÍ PODE ME EXPLICAR.

PEDRO E DORA

Anônimo disse...

Pois pois HCA, em que baseia sua afirmação de que "as questões sociais seriam deixadas de lado" - caso viesse a assumir um presidente do PSDB -, a não ser em suas idéias pré-concebidas sobre isso?

Extender à um universo federal, fato isolado supostamente ocorrido em uma prefeiturazinha do interior de São Paulo, não é lá bom exemplo de exercício da lógica.

E mais, por que acha que necessariamente sua opinião positiva sobre o que "o governo anterior" fazia, deva prevalecer? Fosse assim NUNCA poderia haver rotatividade no poder. Claro que que, sempre, quem exerceu um mandato vai achar que seus atos representam o que há de melhor...

Justamente para impedir que se eternizem valores tidos como "bons" por um grupo é que existe a liberdade de agremiação partidária e eleições livres. Se possível, isentas de interferência e uso da máquina estatal por quem ocupa o poder no momento. Coisa que o PT/Lula vem ostensivamente desrespeitando com sua boneca de ventríloco, a candidata terrorista.

RA.

Mafuá do HPA disse...

Não discuto democracia com quem chama de boneca de ventríloco uma candidata a presidência da República com a envergadura de Dilma.

Não tenho preconceito contra os atos do PSDB, são constatações. Até as pedras do reino mineral sabem que se algum outro da mesma envergadura de um FHC fosse eleito, até a Petrobras e o Banco do Brasil não existiriam mais como patrimônio nacional. Teriam sido dilapidados e já estariam nas mãos de empresas privadas. Eis o motivo porque combato os tucanos.

Esse partido faz isso tanto numa cidadezinhado interior de SP como na maior cargo da nação. Essa é a prática da legenda, intrinseca ao seu modus operandi.

Cada caso é um caso e o da Barra foi perseguição pura e simples. Pura bestialidade elevada a sua maior intensidade.

Por fim, todos sabemos que eleição em nosso sistema não é tão livre como parece. Vez ou outra o povo sai ganhando de fato. Na maioria, o poder economico se faz presente até na hora do voto. Por isso defendo Cuba abertamente e sem medo de errar. Lá, mesmo com seus erros (mais acertos, muito mais), a grande massa é atendida e não passa necessidades, privações e nem fome.

Dilma foi guerrilheira por uma das causas mais dignas e nobres desse país, tentar derrubar uma ditadura militar nefasta que golpeou e massacrava esse país. Militares eram meros agentes executores de um sistema, que ainda mostra suas garras neoliberais por todos os cantos.

Henrique - diretodo mafuá

Anônimo disse...

O tal RA com certeza tem pesadelos com os gulags soviéticos, pois lá estava os fascistoides contra-revolucionários, a esco´ria da humanidade. Sabe que congelaria lá com sua insanidade.
Querer fazer comparações socioculturais entre os regemis comunistas e as bestialidades de regimes como o tal anonimo defende não quer, só fala as mesmices conservadoras sem informação factual.
E mais, não vamos ficar perdendo tempo em debater com gentinha que nem se identificar tem coragem de fazer, mas nós sabemos quem é o seguidor do Fuhrer na cidade que escreve anonimamente aqui.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

Então, Marcos, O Nacional Socialismo alemão conseguiu manter seu füher por pouco mais de uma década.

Infelizmente, o Socialismo Cubano, requentado em banho maria pelo - enquanto durou - Socialismo Soviético, já mantém sua tirania por mais de cinco.

Sei que no primeiro caso matou-se bem mais, mas uma conta de mais 100.000 cadáveres - tá bom!, todos contra-revolucionários, eu sei... -, para uma ilhota pacata no meio do Caribe, não deixa de ser um número bem significativo.

RA.

Anônimo disse...

Henrique

Tem gente aqui desviando o foco da discussão. Isso me parece proposital. O tema é um, sobre o abandono de ações iniciadas em administrações anteriores e um chato de galocha vem com o tema de Cuba, que poderia ser discutido em outro texto. Observo que o cara faz isso para não ter que discutir a merda que é o seu partido, o PSDB e suas ações sempre contrárias aos interesses de uma nação onde o social deve ser a questão principal.
Cuidado Henrique, eles são useiros e vezeiros em agir assim. Desviam o foco e não se discute o cerne da questão.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Entendo, Paulo, "os interesses da nação" são os interesses do SEU partido. Nenhuma novidade nisso. A utopia socialista não contempla mesmo a possibilidade de conviver com os contrários.

Mas não têm tido muitos escrúpulos em se utilizar dos mecanismos democráticos para galgar o poder nessa onda retrógrada latino-americana, preconizada pelo Foro de São Paulo.

Uma vez instalados, destroem o próprio sistema que os alimentou, em favor de totalitarismos toscos, convivendo com o que há de pior no mundo, do terrorismo internacional ao banditismo puro e simples do narco-tráfico.

Se quer falar em partidos, acrescento que não foi a política externa de outros partidos, que não do PT, que nos meteu junto à essa escória.

Ademais, Paulo, evite medir os demais com a sua régua simplista: não sou filiado a qualquer partido neste país. Mas compreendo que gente como você viva esse conceito primitivo de "êles e nóis"...

RA.

Anônimo disse...

O fascista covarde RA insiste em aparecer por aqui com seus comentários odiosos, anonimos e sem fundamentos, a velha hipocrisia de sempre.
Qualquer pessoa com uma analise honesta percebe as conquistas sociais do comunismo.
Tá achando que em Cuba a população está atolada na mediocridade como aqui?? Não meu caro, lá encontramos pessoas cultas, com amplo acesso educacional e cultural, não encontramos pessoas morrendo em filas de hospitais, crianças abandonadas nas ruas, não há violencia urbana, gangues, trafico, nada, mas para mediocres como senhor isso não importa surgir num debate de idéias, se apega a falsos conceitos limitados em sua cabecinha sectária.
A história das sociedades são feitas por conquistas e conflitos, algo natural, onde o comunismo conquistou o valor social sempre foi grande, onde o capital conquistou está a bosta que vc vê todos os dias e acha ser uma democracia. Discutir idéias sempre é bom e engrandece, mas isso são para os sábios e sensatos, coisa que o senhor não é, ainda mais por não mostrar a cara, por aí já mostra qual é o seu tipo.
Dizem que burrice não dói, porque senão burro viveria hurrando, mas ao ver este blog sendo bombardeado diariamente com suas bobagens, parece que aí a burrice dói, porque está hurrando feito burro com esses delirios reacionários.
Para os insignificantes e raivosos como o senhor, não tem jeito, não há contribuição para a sociedade, só resta a ti, el paredón.

Marcos Paulo
Mov.Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

Raivoso, eu? Que é isso...

Só uma questãozinha: onde é que o "comunismo conquistou"? Cara, você parou no tempo! Deve ter hibernado desde 29 de novembro de 1989.

No mundo, sob tacão comunista, só restam dinossauros decrépitos como Coréia do Norte e Cuba. Regimes totalitários risíveis, se tal não fosse trágico.

E não venha falar de Venezuela, aquele lugar infeliz onde até estudantes de esquerda já se engajaram contra o facínora maluco, que fez do país piada em todo mundo.

Sorry...

RA.

Anônimo disse...

RA, Seria um deus egipcio ou uma sigla de uma fundamentalista direitoso.
Errei em te comparar com o Fuhrer, pois fascista ao menos mostrava cara, vc nem coragem pra isso tem.
Não há consistencia no que diz, sua visão é limitadissima, pensa que o comunismo é apenas um regime de estado quando está bem a frente disso, o ser comunista é algo bem mais complexo, uma forma de relação social totalmente diferente, até porque antes de qualquer coisa Marx mostrou através da dialética materialista como funcionam as bases das sociedades, uma coisa são fatos outras o mundo de mentira que vc vive.
É dificil sim revolucionar, mas conquistas nós já tivemos muitas e se hj temos um mundo onde a maioria das pessoas se encontram num pesadelo profundo, onde tantas mazelas acontecem devemos tudo isso as "conquistas" de seres inescrupulosos como ti, já andei muito por aí caro anonimo e nunca encontrei uma sociedade tão consciente, tão digna como em Cuba e lugares que tiveram as mesmas oportunidades.
Prisão tem que existir para aqueles que infelizmente não tem mais jeito, seres como vc, que preso em seu sectárismo não consegue ver além das barreiras.
No final de 1989 canalhas que tanto gosta festejaram e esse é o mundo de fome e desgraça que vcs construiram.
Eu até te desafiaria para um debate sobre esse tema numa universidade, mas como vc aparenta morrer de medo de comunistas, não se mostra nem aqui no blog.
Então procure relaxar mais, gozar mais, saia mais de casa, leia mais, curta um bom sexo, que sabe assim vc possa melhorar um pouco, só um pouquinho, talvez tenha um insight.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada
"Pioneiros para o comunismo seremos como Che Guevara"

Anônimo disse...

Se é tão bom em Cuba, por que é proibido sair?...

Consigo imaginá-lo - à exemplo de seu herói fedorento - estourando os miolos de um soldado raso por haver roubado um pedaço de pão.

Consigo também imaginar seus "debates" ridículos em universidades, cercados por sua indefectível claque universotária e seus previsíveis apupos animalescos.

Sabe, né? Essa gentinha que depois cai em si quando realiza que o mundo NÃO é igualitário e que há de se disputar com - e ser melhor que - outros para pagar as contas de modo honesto.

Claro que alguns sempre poderão filiar-se ao PT e, com sorte, ajeitar-se em alguma mamata às custas do erário.

Não sei se esse seu clubinho "revolucionário" comunista é coisa de nível básico, mas suas convicções me parecem um tanto infantis...

RA.

Anônimo disse...

Para os ignorantes qualquer coisa que esteja além de seu mundinho dogmático vai parecer infantil. São pessoas que vivem sembre a ver sombras na caverna como escreveu Platão, e não há como mostrar a realidade tamanho é a lavagem cerebral. Vai morrer vivendo na mentira.
Sobre sua pergunta sobre Cuba, mostra o quanto desconhece os fatos, quem disse que é proibido sair do país?? Existem aqui mesmo na cidade professores cubanos que receberam convites de universidades para darem aulas na cidade, vão e voltam todos os anos, e detalhe, são professores com educação de primeira, educação esta gratuita e para todos os cubanos, isso o senhor não quer nem saber não é mesmo???
Quanto ao meu herói fedorento, este sim é um exemplo, porque nunca ficou acomodado como o senhor sentado ao frescor do ar condicionado, suou nas montanhas dando a vida pelos povos da america latina.
Não tenho meu caro nenhuma claque, os poucos mas autenticos camaradas que tenho como o Henrique aqui, que nem universitário é, conquistei pelas atitudes autenticas que tenho, coisas que meu heroi fedorento me ensinou muito bem.
Se hoje não temos jovens nas universidades para prosseguir com uma luta é graças ao lixo cultural alienátório que vcs jogaram, dê arte, cultura a um jovem e ele irá contra vc não é caro fascista elegante???
Vc não aprendeu nem um pouquinho neste pequeno debate, as idéias são bem complexas e não se escrevem em 3 linhas, provavelmente vc nunca tenha estado de frente com um comunista de verdade, por favor não confunda e nem generalize as coisas, não pense que pelegos que se utilizam de discursos para beneficio proprio sejam de esquerda, sou totalmente contra essas tolas eleições do estado burgues, contra os que se integraram a este sistema, sou contra os que se encastelam nos cargos publicos e nada fazem. Sou contra os politicamente corretos, porque estes que o são estão abraçados com as desgraças do sistema, tb sou contra os que discursam sobre pagar contas e ser honestos, estes são os mais perigosos, os falsos moralistas.
Cuidado para não se tornar um seguidor do czar Ivan, o terrivel.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada
"Hasta la victoria siempre"

Anônimo disse...

Rapaz, você é contra tudo...

Evidente que há "iguais" mais iguais que outros, tanto em Cuba como houve na antiga URSS. O tirano Fidel foi filmado sendo adulado por Lula, recentemente, bem em frente a uma linda piscina. Quantos têm isso na ilha?

Óbvio que entre os "mais iguais" que outros, sempre haverá os cooptados, esses que são autorizados a fazer proselitismo no exterior. Mas é muita cara dura afirmar que "não é proibido sair de Cuba", quando há poucos anos (2003?...) um grupo foi fuzilado, depois de julgamento sumário, por tentar fugir para Miami. Até o velhote Saramago, empedernido comunista, deixou cair a ficha na ocasião.

Nem falemos das recentes fugas em território brasileiro entre esportistas e músicos cansados do paraíso socialista...

Capacho nenhum cubanófilo - ainda que em estado de embriaguês de margaritas ou rum puro - vai conseguir justificar ou negar o tráfego perene de balseros, muitos comidos por tubarões, tentando chegar ao reino demoníaco do norte...

Tem que ser muito alienado para interpretar o noticiário do mundo inteiro (Le Monde, El Pais, El Mundo, New York Times, BBC, TVE e centenas de outros)como "mentiras", "armações", campanhas contra".

Mas compreensível em gente - como os petistas que ora infestam o poder - cujos heróis são psicopatas como aquele "presidente" do Irã, que hoje se saiu com a pérola de que o atentado às torres gêmeas foi "armação" dos EUA. Sim, claro, o governo Bush deve ter combinado tudo com os milhões de habitantes de NYC... Até as fotos de satélite, os filmes - tudo "armação". Inclusive os 3.000 cadáveres calcinados...

Guri, devo dizer que o veneno ideológico que lhe foi injetado desde a infância, lhe oblitera a percepção da mais gritante realidade factual. E fala em Platão..., que piada. Não é com "hurros" (sic) fanáticos que vai conseguir negar os fatos gritantes do mundo palpável.

RA.

Anônimo disse...

Caro anonimo neonazi, até agora vc só esbravejou mas não argumenta com nada palpavel, não debate idéias, não se aprofunda em nada. Já disse que vc se equivoca no entendimento da igualdade que defendemos, pois pessoas são diferentes, veja o Henrique aqui do blog e eu, somos diferentes em muitas coisas, conversamos, discutimos muitas coisas, brigamos, mas tudo num debate profundo, conhecendo não só idéias, mas o campo onde dirá das possibilidades ou não de realizações, e isso nos faz grandes amigos como poucos são, uma sinceridade enorme, pensamos muito diferente em diversas coisas, e é aí que entra a diferença contigo, nossa capacidade de aprender um com o outro, coisas que sectários carolas como vc já recebem receitinha pronta e não há que faça mudar de idéia, conhecer a real vida.
A dialética materialista me ensinou uma coisa que esta sociedade tira das pessoas, o questionamento, a pesquisa de campo, saber se idéias não passam apenas de idéias ou se podem se tornar materiais. Leio tudo sem preconceitos, questiono e reflito sobre tudo, inclusive o marxismo, e toda a consciencia que tenho hoje é tirada de tudo que vivenciei que busquei vivenciar para aprender como é a natureza meu caro.
Agora pergunto, quantas vezes vc foi para Cuba estudar, conhecer o país para ficar dando essas opiniões distorcidas??? Ora, aqui no tal "país livre e democrático" que vc diz ser, vivemos reclamando sobre corrupção, sobre saúde e educação precárias, sobre violencia nas ruas, pessoas vivendo como baratas nas ruas revirando lixos atrás de comida, olha meu caro enigmático, no caso de Cuba andei pelo país todo, vivi intensamente com os cubanos e não vi nada destas merdas que tanto reclamamos por aqui, fora saude, educação que já falamos tanto de Cuba, lá eu pude desfrutar de uma vida cultural incrivel, debater nas ruas com o povo sobre um Foucault, um Baudelaire, encontrar uma penca de bibliotecas, teatro, cinema, escolas então nem se fale.
Paraíso meu caro, não existe, a não ser nas mentes lavadas com dogmas toscos de 10 mil anos atrás.
Todos estão satisfeitos em Cuba?? Lógico que não, unanimidade não existe, ela é burra como disse um direitoso uma vez não é?? Mas a maioria esmagadora da população apóia a revolução, tem consciencia de todos os beneficios que ela trouxe, a dignidade para os que realmente querem viver.
Quando um cubano deixa o país a imprensa faz um sensacionalista do caralho, agora, quantos brasileiros tb se mandam daqui todos os anos indo viver ilegalmente em outros paises??? Conheço muita gente que já se aventurou a sair daqui ilegalmente por não ter dinheiro para pagar as caras passagens de avião. Procure ser sensato na hora de pronunciar suas opiniões.
Quanto aos cubanos executados em 2003, Saramago desfez a critica ao saber depois o que realmente aconteceu, aqueles cubanos sequestraram para sair do país colocando em risco várias pessoas, sem hipocrisia, matar meia duzia para defender a dignidade de milhões é mais do quem bom senso, é melhor do que países onde milhões morrem de fome, não tem acesso a nada em favor de que meia duzia tenham de tudo, não vejo este seu fervor em criticar país que invade outros sem motivo, destrói com uma nação e nenhum momento se vê a imprensa e caras como vc tratar isso como um grande absurdo.
E não sei porque vc tenta ligar minhas idéias com partidos daqui e com o presidente do Irã, já que sou crítico de tudo isso, agora vc não pode ser incoerente, porque se acha aqui ser um estado democratico e eleições corretas, então não pode reclamar se a maioria esmagadora da população elegeu um candidato X, onde está o seu senso "democrático"???
Acho que vc deve ir procurar sua turminha chata, sem sal, aqui é lugar para se debater grandes idéias e para pessoas que tenham a coragem de fazer e aparecer, vc não consegue ganhar um pingo de respeito pois a sua atitude covarde de se esconder nas sombras mostra que não tem razão nenhuma de ser. Para o paredão deveria ir meu caro.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada

Anônimo disse...

" (...) Conheço muita gente que já se aventurou a sair daqui ilegalmente por não ter dinheiro para pagar as caras passagens de avião.(...)"

Que coisa mais absurda! Samba do negrão doido?...

Desde quando é ilegal sair do Brasil? É muito para o bom senso!... É muito comum barnabés brazucas invadindo a Europa - daí sim: ilegalmente - em busca de mamata, achando que no mundo todo leis são sujeitas ao "jeitinho", como aqui. Aqueles beócios que são barrados em Barajas e depois ficam esbravejando "indignados" quando voltam para cá com cara de "tacho".

Mas, sair daqui "ilegalmente"?... Como?? Só se for feito aqueles estúpidos que são encontrados congelados em trens de aterrissagem de jatos de quando em quando...

Já quanto às últimas barbaridades em sua amada "disneyworld" da comunistalha (com salários de 40 reais ao mes e onde é ilegal captar sinal de parabólicas e fazer uso de internet - que são coisas permitidas aos estrangeiros em turismo na ilha, como no seu caso...), deixo aqui um link de um jornal espanhol (Santander), ao acaso, já que, claro, toda nossa mídia é burguesa, falsa e detratora das grandes realizações do comunismo, certo?

RA.
---------------------

http://www.eldiariomontanes.es/v/20100307/internacional/destacados/regimen-cubano-impone-silencio-20100307.html

Anônimo disse...

Quando falo que vc vive num mundo irreal é mais absoluta verdade.
Vc é um babaca reacheado de cliches imperialistas, compra receita pronta de jornalões, sites e não verifica a veracidade, os fatos. Acha que a imprensa não é burguesa?? Não defende um ideal??? Me diga então quem são os donos dos grandes meios de comunicação da terrinha aqui e do país???????
E me diga então como bloquear sinais de parabólica, vc deve ser um especialista, pq para bloquear qualquer sinal vindo de miami só se cobrisse Cuba toda com um grande emaranhado de arame. Lá radio e tvs são bombardeados diariamente com canais vindos da mafia de miami fazendo propaganda safada ao estilo de Hearst contra o regime. Tb é mentirosa a sua informação, coisa de gente sem escrupulos, safada, sobre a população cubana não poder usar internet, ora, a maior opositora hj tem um blog, onde escreve diariamente ataques a Cuba e faz isso de seu computador direto de Havana, peço tb ao Henrique, o grande camarada de Bauru, se possivel num proximo diario de Cuba reproduzir fotos que tiramos de alunos nas escolas nos computadores conectados na internet, ou seja, ideologias a parte, uma coisa é mentir outra é a verdade factual.
Quanto a sair do país, lá e cá são iguais, e para sair tanto de lá como cá tem que haver sim tramites legais, não basta comprar só passagem, vc tem que passar pela policia federal para tirar passaporte, e se tiver qualquer pequeno impecilho vc sabe muito bem não se emite tal documento.
Já te dei exemplos de cubanos residentes aqui, mas vc ignora fatos já percebeu isso???
Eu gostaria de viajar muito, não faço pq vivo a maior parte do ano quebrado tentando pagar contas, o cubano tb tem dificuldades de pagar o absurdo que as companhias cobram, mas quando tem oportunidade como dos professores daqui, onde a faculdade pagou a passagem, não há, repito, não há nada que impeça-os de sair do país, isso eu provo facil e esfrego na sua cara, embora vc não tenha coragem de mostra-la, como se vê não tem honra, e acha que pode sair criticando aqueles que lutam.
Sobre os salarios cubanos vc converte a moeda de forma errada, se quiser por em reais vai dar uma media de 120 reais, por mes, mesmo assim dirá só isso!!! Pois é meu caro, só que o cubano não paga aluguel, não paga escola, não paga planos de saude, não paga impostos, os unicos são agua,luz e telefone e com valores irrisorios, ipva, iptu i isso i aquilo eles nem sabem o que é isso, sem contar que o basico alimentar é subsidiado pelo estado. Pegue um explorado daqui que mora na favela e leve para passar um mes em Cuba para ver o que ele acha, claro que frescos como ti, os esnobes, já com seus preconceitos se sentirão no inferno. Vc não argumenta nada, fica atirando coisas totalmente absurdas aqui.
Vc deveria andar mais por aí, ouvir histórias, conhecer pessoas que no momento de desilusão, sem dinheiro, viajaram escondidas em trens, cruzaram fronteiras ilegalmente na esperança de tentar algo melhor. Vc não conhece o povo, vc é desses que desce a lenha em organizações como o MST, mas não buscam conhecer a fundo a história da questão agrária do país.
Pessoas assim não tem valor, não aprendem nunca e acabam sendo uma ameaça para um estado social justo, por favor faça uma viagem e atire-se dentro de uma cratera dum vulcão, a humanidade agradece.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação - A Retomada
"Luchar contra lo impossible y vencer" Cmdte Fidel Castro