domingo, 7 de março de 2010

UMA ALFINETADA (65)

ESCRITOS RÁPIDOS NUMA MANHÃ DE SEXTA (E UMA CONTINUAÇÃO DOMINICAL) - parte desse texto foi publicado originalmente n'O Alfinete, de Pirajuí, edição ontem, de 06/03
1. Escrevo essas poucas linhas ouvindo uma voz maravilhosa, a de Johnny Alf, que ontem faleceu aos 80 anos. Esse sim foi um dos precursores da Bossa Nova. Duas rádios de Bauru tocam música de qualidade, a Veritas e a Unesp Fm e ainda conseguimos escutar essas preciosidades. Nas demais, aquele batidão de doer os ouvidos e quase nada para se aproveitar. Johnny é da mesma geração de Tito Madi, o pirajuiense que aprendi a gostar e não paro de reverenciar. Vou estar com ele neste mês e só por poder vivenciar isso nos meus poucos retornos ao Rio, sinto-me um privilegiado. Vê-lo resistindo, fazendo sua fisioterapia e com uma fonoaudióloga a lhe atender todos os dias é algo para encher os olhos d’água. Tito vive uma situação privilegiada, conseguindo se recuperar, de forma lenta e gradual, mas segura e percebida por todos ao seu lado. Johnny sofreu um bocado nos últimos tempos, meio que esquecido numa casa de repouso na grande São Paulo. Como é triste ver a situação dessa maravilhosa geração musical.
Na foto, a capa de um dos LPs que tenho dele aqui no mafuá e gasto de escutar aqui na reclusão do mafuá.

2. Continuo viajando por essas estradas paulistas e não me conformando com a quantidade de novos pedágios. Antes só num sentido, agora de ida e volta, ininterruptos e arrancando de nós, pobres usuários, nossos suados caraminguás, sem que tenhamos estradas de primeiro mundo. Como é rápido o processo para se erguer um posto de pedágio e como é lento o processo de revitalização de nossas estradas. Fujo o mais que posso desses urubus em cima de nós e virei adepto das estradas vicinais. Estou até preparando um roteiro com algo de cada uma delas, particularidades, paradas de lazer, essas coisas. Em quase todas observo placas do Governo do Estado de SP sobre algo que não consigo visualizar na prática: sua recuperação. As placas estão lá, junto dos buracos, lado a lado. A placa avisando chega muito antes do dinheiro da recuperação. Desvio de buracos mil e outros tantos pedágios. Desses, como já disse aqui, parecem urubus enfileirados a espera de nossa obrigatória contribuição. E o manager disso quer ser Presidente da República? O Brasil vai se transformar numa imensa praça de pedágio. Preparem-se ou fujam de riscar um “xis” no seu nome na próxima eleição.

3. Falo aqui de pirajuienses. Semana passada cruzo com um que ainda não conhecia pessoalmente. Marquinhos do PT estava na Barra Bonita quando da passagem por lá de Cândido Vaccarezza, líder do governo federal na Câmara dos Deputados e batemos papo alongado sobre seus projetos e esperanças mil para sua cidade. Conheci também o vereador de Reginópolis, o Iumir Raduan, que me falou bastante da exposição do cartunista Fausto em sua cidade. Também na semana troco e-mails acalorados com Francisco Bonadio Costa, um pirajuiense radicado em São Paulo. Preciso aprender a sintonizar seu programa de rádio semanal, uma preciosidade, de muito bom gosto. Por fim, Omar Khouri, o professor da FAAP, que adora sua terra e após férias por lá, volta para Sampa. Dele, escreverei aqui em breve. Acabo de ler todas as obras reunidas do dr Ângelo Monaqueu, reunidas por ele, afinal é fiel depositário de sua vasta obra. Leio muito de Pirajuí em todos esses livros e acredito ser esse o mais polêmico personagem da cidade. Aguardem o que escrevinharei dele e desde já aviso, tirem seus filhos da sala, pois esse tipo de leitura provoca desvios em comportamentos ditos "prontos e acabados". E viva a irreverência!
OBS.: O texto para o Alfinete termina aqui. Aproveito o domingo, com mais tempo livre e publico mais dois breves relatos:
4. O jornal BOM DIA em sua edição de hoje, 07/03, publica como principal manchete, “Burocracia impede passeios da Maria Fumaça em Bauru” e com o subtítulo, “Exigência de seguro e nova documentação atravancam projeto cultural” (http://www.redebomdia.com.br/Noticias/DiaaDia/14176/Burocracia+impede+passeios+da+Maria+Fumaca+em+Bauru ). Matéria assinada pela jornalista Cristina Carmargo, dá uma espécie de desdobramento para o que havia escrito aqui em texto do dia 03/03, o “Um começa e o outro não quer saber de continuar”. No texto do jornal a citação da carta de Ricardo Bagnato e algo muito bom de ser visto no jornalismo, todos os lados da questão ouvidos. Falta só a agilização para solucionar as pendências e recolocar nosso trem turístico nos trilhos. Em tempo: O pau come lá nos Comentários desse meu texto entre dois representantes do que conceituo como Direita Raivosa X Esquerda Consciente. Toma lá dá cá entre um, que assina o nome e outro a se esconder atrás de uma sigla, RA. Chegaram aos 20 comentários.
Na foto, Alex Gimenez, do Projeto Ferrovia para Todos, em foto do BOM DIA.

5. Não posso deixar de fazer menção aqui ao show do Salsaloka, ocorrido na última quinta, 04/03, no Jeribá Bar. Pronto para deitar, a mana Helena e a amiga Zezé Ursolini me ligam e me forçam (nem precisaram colocar arma na minha cabeça) a lá comparecer. Adoro o som da batera do Ralinho e a voz da Denise Amaral. Casa não muito cheia, vi e escutei maravilhado, quase na fila do gargarejo o belo som do grupo, espremidos num pequeno palco. Música cubana, caribenha para amenizar o ânimo dos contendores da nota de cima. Tudo muito contagiante, como pode ser sentido pelo vídeo que fiz de uma das últimas músicas:

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique! Tudo azul?
Rapaz, uma pena esse lance do Johnny Alf... quando soube, toquei um monte de músicas dele e com ele aqui na Veritas... devido ao descaso com ele, acabei escrevendo um texto, um desabafo, que o pessoal do JC teve a gentileza de publicar. Se quiser, clica aqui pra ler! Abração
http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2010.php?codigo=178098
W.Leite

Anônimo disse...

Henrique

Achei a reportagem do Bom Dia pouco contundente. Nem resvalou no desleixo de se manter uma situação dessas por um ano e meio. Se a culpa é mesmo de outras instâncias, porque não ocrreu nenhuma denúncia pública até o presente momento. Isso a reportagem não tocou.

FGT

Unknown disse...

Os vídeos estão muito legais. Continue. Esse com essa banda tocando salsa foi muito dez. Seu blog é dez.

Deguinha