sexta-feira, 2 de julho de 2010

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (15)

SERRA E UM ÍNDIO EM SUA VIDA - TÁ FICANDO FÁCIL ESSA DISPUTA
Se já não bastasse o PSDB estar sempre aliado ao que existe de mais conservador na política nacional, assistimos nos últimos dias, a uma sucessão de erros grosseiros. As ameaças dos democratas (DEM -antigo PFL - ou será Demônios?) de abandonarem o PSDB de Serra à deriva, às vésperas da eleição, demonstra o que? O último lance ridículo protagonizado pelos atores, com a escolha do ilustre desconhecido (e como todo demônio, com passado mais sujo que pau de galinheiro) deputado Índio da Costa para vice-presidente na chapa de Serra, mostra bem a que ponto está chegando o desespero de um candidato.

Ernesto Varela, o intrépido jornalista, infelizmente não mais circulando no mercado, não perderia a oportunidade e sua pergunta seria essa: "Se você fosse compor uma chapa meu caro eleitor, escolheria para ser seu vice, alguém com quem nunca teve uma conversa séria?? Você escolheria alguém para ser seu sócio em algum projeto importante, se tivesse conversado com essa pessoa uma única vez na vida, por apenas 15 minutos? Isso é que é "amor a primeira vista"!!!".

Publico aqui, para que as pessoas se informem sobre o perfil do deputado Índio da Costa, novo – por enquanto (até quando?) – vice do Serra, o que diz dele a ex-líder do PSDB na Câmara quando ele era vereador: “O vereador Índio da Costa encarna à perfeição esse modelo de discurso democrático, prática autoritária. Em seu atual mandato, ele, ocupado com o exercício de secretaria municipal, poucas vezes foi trabalhar na Câmara para a qual foi eleito (...) Pior, mostrou, no cargo, profundo desprezo pelo debate democrático, pela participação popular. Que, aliás, não é favor, mas obrigação imposta tanto pela Lei Orgânica do Município quanto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A Comissão de Orçamento, sob seu comando, não só deixou de tomar a iniciativa de convocar a sociedade para discutir o que lhe diz respeito, como ainda impediu os representantes de organizações sociais que compareceram, de fazer perguntas aos secretários chamados para as audiências públicas".

Índio com Serra? Está parecendo uma velha história, iniciada em abril de 1500, e que resultou no quase extermínio dos índios e do famoso pau brasil. Não são mesmo uns "jênios" os mentores da campanha biruta? Já tá rolando piada por aí: "Pelo menos agora ninguém vai acusar a campanha de Serra de ser formada somente por caciques". Penso que o principal fato a ser destacado em toda essa desastrosa escolha do vice, é que a situação eleitoral do Serra deve ser mesmo desesperadora para levá-lo a esse recuo vergonhoso. É a primeira vez que vejo um dos políticos mais arrogantes, auto-centrados e autoritários deste país ter que abaixar a cabeça, desdizer o que havia dito e ser literalmente OBRIGADO a aceitar - mesmo contra a sua vontade imperial - a indicação de Rodrigo e Cesar Maia "grandes líderes" que até ontem estavam falando cobras e lagartos dele a quem quisesse ouvir. Isso mostra o quanto Serra, até outro dia "todo-poderoso" está enfraquecido e se encontra agora à mercê do partido que sempre foi um coadjunvante obediente, e que a partir de agora está definindo e até IMPONDO seus desejos mesmo à sua revelia. Foi uma espetacular mudança de papéis, bem no momento em que Serra quer se apresentar ao Brasil como o homem forte, decidido, líder e varonil...O homem que "pode mais" não manda nem na sua própria campanha! Essa pode ter sido a pá de cal que faltava nas ambições presidenciais de Serra. Mais "Trapalhões", impossível...
Obs.: Desculpem, mas hoje, dia de jogo nas oitavas da Copa, 11h, Brasil x Holanda, escrevo e gileteio outro tanto da internet nos insensatos questionamentos dentro da campanha tucana. Tem texto de um monte de gente, tudo misturado, mas todos na defesa da mesma causa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Olha só as duas situações mais embaraçosas do tal Índio "ficha limpa":
Primeiro, uma vereadora do PSDB, que era relatora da CPI da merenda escolar quando o vice em questão era secretário, dizendo que vai viajar pra não ter que defender o novo vice serrista. A matéria está aqui (giletada do Azenha): http://www.viomundo.com.br/politica/a-vereadora-que-virou-suco.html
Além disso, é bom que se diga que Índio foi casado com a filha do ilustre presidiário Cacciola... gente da alta, metida com gente suspeita...
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

HENRIQUIETA PESSOA:

Todos os jornais de hoje estão a divulgar que o cacique carioca César Maia, que já foi do PDT e hoje é do DEM, foi quem enfiou goela abaixo do PSDB o nome do deputado carioca Índio da Costa. E o fez de caso mais que pensado. Segundo pesquisas que ele tinha acesso, o seu partido no estado elegeria dois deputados no estado do Rio, Solange Amaral em primeiro e Índio da Costa em segundo, ficando o seu filho Rodrigo Maia de fora. A imposição do nome do Índio resolve o seu problema, pois assim seu filho teria chances de se reeleger deputado no Rio. Demonstra força e enraba literalmente o tucanato.

Daniel Carbone