quinta-feira, 8 de julho de 2010

UMA MÚSICA (62)

SEXTA ESTRADEIRA...COM BENZETACIL
Estou na estrada, à caminho do Rio de Janeiro, eu, Ana Bia e o filho. De uma lan house, paro sob reclamações gerais, só para publicar esse post aqui no mafuá. Reverencio amigos e um lugar que gostaria de estar.

Não me canso de falar aqui de José Esmeraldi, um radialista da velha guarda, que cansou de dar murro em ponta de faca nas rádios “legalmente constituídas” e está em vias de legalizar uma comunitária. O seu programa “Rádio Saudade” está no novo site, o http://radiogalenafm.blogspot.com/ . Conferir o trabalho desse incansável homem do rádio é quase obrigatório. Ele é daqueles que se lhe falta espaço, cava o seu próprio. Mais valoroso impossível.

Festa de aniversário do Grupo Elite, tradicional com samba verdadeiramente de raiz, do amigão Sílvio dos Santos Pereira. Sua festa de 22 anos de batalha, de estrada será com feijoada no domingo, 18/07, no Fusion Bar. Mais detalhes no cartaz anexo. Samba de qualidade junto com feijoada é tudo de bom. Se der tempo, no retorno da viagem, passo por lá.

Gilson Dias, amigo de todas as horas é um músico de mão cheia e agora bate cartão quase toda semana lá no Dom Armando, no Bela Vista, pertinho de sua casa. Recebo dele um instigante convite para ir vê-lo cantar e tocar violão. Repasso a todos.

Todos que me seguem por aqui, sabem de meu total apreço a um dos mestres da MPB, João Bosco, um dos poucos que tenho tudo, desde os LPs aos CDs. Vê-lo ao violão e com aquele jogo de vozes que só ele sabe fazer, é algo que perco só em caso extremo. O faço dessa vez, pois ele está hoje tocando em Bauru no Alameda (tenho amigos que lá não pisam o pé, como Marcão e Roque Ferreira – abro exceções), num show intimista (caro para minhas atuais condições). Na estrada, impossibilitado de lá estar (ontem no SESC foi dia de Elba Ramalho e no Alameda ainda mais, Arlindo Cruz e por fim, Orquestra Tabajara - ufa! Haja folego e grana!), deixo aqui registrado sua presença e uma música, dentre tantas que não se cansam de pairar no ar do meu mafuá. Para os que forem ao show, peçam para ele tocar Benzetacil (Composição: João Bosco & Francisco Bosco):

Tem dor de dente, dor-de-cotovelo/ Tem dor em tudo que é lugar/ Dor de barriga, asia, queimação/ Tem a dor-de-facão/ Mais conhecida por “de veado”/ Calo, nó, tostão ou dor muscular/ E bico-de-papagaio/ Dor de cabeça, sinusite, febre/ Cólica, enxaqueca, mas vai melhorar, porque/ Pra toda dor existe um bom remédio/ Toma, deita, espera, tenta esquecer/ Mas na verdade tenho que dizer/ Tem uma dor tão vil/ Que dói só de pensar/ Você não sabe amigo o que é levar/ Um Benzetacil naquele lugar/ Ai, ai, ai…/ Esparadrapo, calminex, gelo/ Boldo, sal de frutas, cafuné de mãe, não tem/ Nenhum remédio pra essa dor maldita/ Vira, abaixa as calça, entrega a Deus e amém".

Do Youtube, ouçam ele com Yamandu Costa: http://www.youtube.com/watch?v=GHWZP-aE_Xk

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Querido amigo Henrique,
Constantemente entro em seu "Mafuá" pra poder colher mais um pouco de força lendo seus textos inteligentes. Hoje, 9 de julho, data magna do estado de São Paulo, deparo-me, mais uma vez, com "minha fuça" estampada, ilustrada compalavras que, tenha a mais absoluta certeza, me ajudam a "cavar o tal buraco" que você, de forma tão clara, forma a imagem.
Lembrar-se do seu amigo aqui, ambos na "sem limites" já seria uma honra mas, na estrada, sob os protestos dos "indignados acompanhantes" (risos), já é algo que penetra direto no coração de alguém sensível como o "gajo" que agora escreve, não habituado à elogios.
Muito obrigado, amigo querido, tenha uma boa estada no Rio e, se visitá-lo, transmita minha saudade e meu beijo afetuoso ao eterno Tito Madi!
Zé Esmeraldi

Mafuá do HPA disse...

caro amigo Esmeraldi
Para mim, vir ao Rio e não visitar o querido Tito é como ir à Roma e não ver o papa. Claro que irei vê-lo.
Abracitos cariocas
Henrique - nesta semana longe do mafuá

Anônimo disse...

Que bom ter notícias do Gilson Dias. Gostava muito dever ele tocando nos bares da cidade e junto do Kiko Zambianque. Sumiu ele. Quando tocar de novo nesse lugar que ainda não conheço vou lá espiar e dar uma abraço.

Paulinha

Wellington Leite disse...

Oi Henrique!! Salve Esmeraldi!
É um professor de rádio e música brasileira!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Camarada Henrique, ir a Roma e não ver o papa é a melhor coisa a se fazer rs.

abraços amigo

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

com certeza...compartilho da msm opinião,indo a Itália seria a única coisa q não faria questão nenhuma de ver!tanta coisa boa por lá...rsrs.Marisa F.

Mafuá do HPA disse...

meus caros Marcos e Marisa:
Desculpe pelo ato falho.
Hoje mesmo falava com o filho sobre algo parecido. Tanto eu como ele, materialistas, ainda damos uma pisada na bola ao utilizar em atos falhos de expressões como "se deus quiser" e "deus nos ajude".
Concordo em genero, numero e grau que indo a Roma, a última coisa que faria era ir querer ver esse papa facista.
Abracitos
Henrique