sábado, 10 de julho de 2010

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (25)

DILMA ROUSSEF EM BAURU - O COMEÇO DA VITORIOSA CAMINHADA É AQUI
Quinta à tarde quem circulou pela cidade de Bauru foi a futura presidente da República, Dilma Roussef. Veio junto dos também candidatos ao governo estadual Mercadante e ao Senado, Marta Suplicy e Netinho de Paula. Meus votos são para eles todos. Ontem ao chegar no Rio, vejo fotos dela nos dois maiores jornais cariocas, no JB, com a legenda correta, dela passeando pelo nosso calçadão e no O Globo, a bola fora, numa foto dela tendo ao fundo a catedral da cidade, a legenda da foto com a informação de que ela estaria em Jundiaí. A campanha começou e ao dar uma espiada nas capas das revistas semanais nas bancas, como sempre, a Veja, na falta de qualquer escândalo inventado, sai com uma manchete mais ou menos assim: "Lula conseguiu controlar a hidra esquerdista, mas Dilma não teria a mesma habilidade". A intenção é colocar medo na população, mas novamente darão com os burros n'água, pois seria ótimo para o país uma esquerdização, com os olhos do governo federal voltando-se mais para as questões sociais, do que a atender os de uma cruel e insensível elite, a pensar somente no próprio umbigo. Torço por isso e mesmo diante do meu materialismo, cruzo os dedos. Retroceder jamais.

Da passagem da Dilma pela cidade, não li os jornais de Bauru (nem de sexta, nem de hoje), pois daqui do Rio, ando envolvido com outras leituras. Vamos aos fatos. Fui convidado também para o almoço regional com Dilma, que foi realizado para mais de 400 pessoas, mas abdiquei. Na correria da viagem, preferi priorizar o que, para mim, seria o mais importante, o contato com o povo nas ruas. Perdi sua fala no microfone, mas leio daqui partes já reproduzidas pelo youtube. Nas ruas, não achei muito legal da parte dos organizadores, do qual credito a pisada na bola para Estela Almagro, quando levaram a candidata direto do almoço para dois outros compromissos, ambos em redações da imprensa local, primeiro no Jornal da Cidade e depois na TV Tem. Quando ela chegou no cruzamento das ruas Agenor Meira e Batista de Carvalho, estava mais do que atrasada, devido a outros compromissos. Mal pode caminhar tres quadras, chegou até a praça Rui Barbosa, nem pode subir no caminhão palco. Teve que escapulir de van, na correria, direto para o aeroporto, para cumprir outro compromisso, esse no Rio de Janeiro (um jantar na casa de Lily Marinho). Privilegiaram dois órgãos de imprensa que de certa forma a criticam, desmerecendo o contato popular. Falha dos organizadores locais. Só deles.

Do povo nas ruas, presenciei das 15h30 até por volta das 17h20 algo a impressionar. Dilma empolga. Lula fez um governo como nunca tivemos na história deste país, principalmente para os menos favorecidos. O reconhecimento está estampado na face das pessoas mais simples. Sinto isso no contato popular. Senti isso em todas as conversas efetuadas nas ruas. E todos já sabem que Dilma é o prosseguimento do governo de Lula, um dos únicos de toda a República brasileira a olhar com outros olhos para a imensa massa, a maioria da população. Reencontrei gente que não via há muito tempo, principalmente de toda nossa região. Foram momentos muito agradáveis, principalmente notando que todos estão mais do que empenhados e envolvidos em atuar na campanha por um simples motivo, acreditando que o melhor para o país será uma continuidade de tudo o que Lula fez. De todos os que conversei, nenhum estará atuando na campanha de forma remunerada e sim, por defender a proposta ideológica apresentada. Nisso Dilma está muito na frente de Serra e do PSDB, pois nesses momentos ainda noto a força de uma militância, que eles não possuem. Temos que estar preparados para a sujeirada que virá, tipo a estampada na capa da Veja desta semana. As pisadas na bola desses repugantes personagens terão que ser repudidas e respondidas com a elevação do nosso tom. Temos tudo para ganhar mais essa. Percebo o que vem pela frente ao ler O Globo de hoje aqui no Rio, quando dona Lily Marinho, a viúva de Roberto Marinho, o patriarca de todo o conglomerado Globo, recebe Dilma em sua mansão e declara voto para ela. O jornal escamoteou a declaração de voto. Desconversou. Termina a Copa e começa de fato e de direito a campanha política de nossas vidas. Eu estou me preparando para a contenda.

Da Dilma em Bauru, consegui tirar duas fotos, ambas diante e no meio de uma multidão. Todas as demais publico para reverenciar o reencontro com as pessoas que estiveram na rua.

NOTÍCIAS DA COPA 6: Sou um apaixonado por futebol, mas provo nesta Copa não entender nada sobre o assunto. Primeiro torci para o Brasil, decepção. Depois me posicionei ao lado da vizinha Argentina, outra decepção. Vibrei com todos os latinos. Na ausência deles, vibrava com o avanço do Uruguai, mas via na Alemanha o melhor time do mundial. Nem um, nem outro. Agora, torço pelo Uruguai no terceiro lugar e pela Holanda como a campeã, não pelo futebol atual, mas pelo apresentado nas Copas de 1974 e 1978. Vamos ver se acerto pelo menos no final.

2 comentários:

Anônimo disse...

meu caro

Sei que você não está por aqui nesses dias, mas quero comentar algo de hoje sobre o aeroporto de Bauru, o grande elefante branco, vendido a preço de ouro por um grupo político, ou pessoas.

Aquilo é mais do que um elefante branco, muito maior do que aquele que está de bunda virada para a pista na estrada que leva ao aeroporto. Veja o que aconteceu aqui. A imprensa cobra de todos que passam por aqui um posicionamento sobre o tal aeroporto, mas Dilma na hora do aperto, preferiu descer no velho, bom, aconchegante e seguro aeroporto central, no meio da cidade. No corre-corre, diante dos problemas que sempre lá ocorrem e pela demora em chegar até a cidade, a melhor solução sempre é descer onde a coisa funciona.

Esse aeroporto precisa ser mais discutido. Querem impor algo que ele não conseguirá ser nunca.

Um abraço a ti meu caro

Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS

Como eu mesmo havia dito no post, após ler a capa de manchete da última Veja nas bancas: "O monstro do radicalismo - A fera petista que Lula domou agora desafia a candidatura Dilma". Fui ler o editorial da revista e percebi que a preocupação da revista reside no fato numa provável perda da liberdade de expressão (sic), quando no seu programa a Dilma diz que a imprensa são "pouco afeitos à qualidade, ao pluralismo, ao debate democrático", sendo necessário, portanto "compensar o monopólio e concentração dos meios de comunicação". Mêdo deles, só deles, dos capos de perder privilégios e benesses.

Abro o blog de Eduardo Goldemberg, o Buteco do Edu e de lá copio para leitura de voces:

"ASSIM AGE A TUCANALHADA
Diretamente do blog do Nassif:

"Há uma semana, Gabriel Priolli foi indicado diretor de jornalismo da TV Cultura.

Ontem, planejou uma matéria sobre os pedágios paulistas. Foram ouvidos Geraldo Alckmin e Aloízio Mercadante, candidatos ao governo do estado. Tentou-se ouvir a Secretaria dos Transportes, que não quis dar entrevistas. O jornalismo pediu ao menos uma nota oficial. Acabaram não se pronunciando.

Sete horas da noite, o novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, chamou Priolli em sua sala. Na volta, Priolli informou que a matéria teria que ser derrubada. Tiveram que improvisar uma matéria anódina sobre as viagens dos candidatos.

Hoje, Priolli foi demitido do cargo. Não durou uma semana.

Semana passada foi Heródoto Barbeiro, demitido do cargo de apresentador do Roda Viva devido às perguntas sobre pedágio feitas ao candidato José Serra.

Para quem ainda têm dúvidas: a maior ameaça à liberdade de imprensa que esse país jamais enfrentou, nas últimas décadas, seria se, por desgraça, Serra juntasse ao poder de mídia, que já tem, o poder de Estado."

Voltando a mim. Tenho mais medo do que o tucanato faça com a liberdade de imprensa e de expressão do que qualquer alteração petista. O que aconteceu nesta semana é a prova cabal do quefalo.

Abracitos do Henrique