terça-feira, 20 de julho de 2010

UMA CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (29)

TIJOLAÇO, O BLOG DE LEONEL BRIZOLA NETO, TUDO PELA MEMÓRIA DO AVÔ
Não me canso de falar de Leonel de Moura Brizola por aqui. Um brasileiro como poucos e desses a fazer uma falta danada no Brasil atual. Para preencher um pouco da lacuna deixada eis que adentra o gramado político, um da mesma cepa e com o mesmo sobrenome. Para honrar a memória do avô, Brizola Neto está na Câmara dos Deputados e aos 31 anos é destaque, principalmente pela coerência assumida na defesa intransigente de um Brasil que muitos insistem em criticar e perjuriar. Criou um BLOG com um nome que foi uma marca da divulgação do trabalho do avô, o famoso "Tijolaço" (www.tijolaco.com), que durante anos ocupou toda a tira lateral de uma das páginas do Jornal do Brasil, com seu posicionamento contundente, forte e preciso. Criou adeptos e aficcionados, dentre os quais me incluo. Colecionei muitos destes, num tempo onde ainda não existia essas facilidades internéticas. A história de resistência de Brizola é por demais conhecida e dela não preciso me aprofundar. Todos a conhecem. De Brizola Neto, eis que surge um parlamentar de responsa. Quando o descobri, com um blog contendo um texto com a mesma linha de pensamento que a minha, virei fã de carteirinha e na última sexta, no Rio de Janeiro, ao vê-lo participando da passeata pró-Dilma, que culminou no grande comício dela e de Lula na Cinelândia, não pensei duas vezes e fui conhecê-lo pessoalmente.

O bloco do PDT estava coeso na avenida Rio Branco, centro do Rio, unido em torno de um grande boneco simbolizando Lula. Os militantes não arredavam pé de estarem uns juntos dos outros e no centro, comandando tudo, Brizola Neto. Fiz questão de cumprimentá-lo pelo brilhantismo e lisura na defesa do atual governo e ao dizer-lhe isso, sua resposta me enche de contentamento: "Então você acompanha o Tijolaço lá de Bauru. Que bom, faço minha parte e tudo que você vê lá nada mais é do a defesa não só do governo Lula, mas do Brasil". Pronto, a empatia cresceu, trocamos caloroso abraço. Fico a observar de longe o tratamento dado a ele pelos cariocas. Respeito por estar diante de alguém que sabe dignificar um cargo público. É de gente assim que precisamos nos parlamentos. Escrevo essa pequena ODE a esse jovem político, pois ainda tenho esperança de que com gente assim, esse Brasil tome definitivamente jeito, tenha cada vez mais uma cara e postura de grandeza, seguindo altaneiro e pujante. Precisamos é estar unidos e denunciar a cada instante uma mídia perdulária e o conservadorismo tacanho do pensamento único. Brizola Neto segue numa linha que gosto muito e mais, o PDT carioca, brizolista é bem diferente, como da água para o vinho, numa comparação simples entre o partido e sua atuação lá no reduto brizolista e aqui no estado de São Paulo, onde virou mais um partido de aluguel.

Em tempo: A charge postada no alto, em tamanho grande é do criador da Mafalda, o argentino Quino, do qual já tinha conhecimento. Como foi também reproduzida por ele em seu blog, faço o mesmo aqui, para ressaltar novamente termos a mesma linha de pensamento e de ação.

3 comentários:

Anônimo disse...

CARO HENRIQUE

Discordamos el alguns pontos de vista, mas quando relembra o nome de Brizola, concordo com tudo. Foi um estadista como não se faz mais igual. O neto segue no mesmo caminho, com a mesma garra e disposição de luta contra os vendilhões do templo. A luta desse menino é a luta de todos os que ainda acreditam num país mais justo, igualitário e voltado para o social. Como ti, sou paulista, mas adoraria ver Brizola Neto como governador do Rio, seguindo os passos do avô.

Francisco Costa

Anônimo disse...

Caro Henrique, postamos o link de seu blog no mural do perfil da "Galera do Tijolaço" do Facebook, que tem mais de mil amigos. É uma forma de agradecer as gentis palavras sobre nosso novo e bravo líder!

www.facebook.com/galeradotijolaco

Anônimo disse...

Henrique

Cadê aquelas fotos da úniva vinda do Brizola em Bauru, quando veio filiar o Izzo Filho, com festa da USC, que voce ficou de postar aqui? Ainda as tem...

André Bastos