terça-feira, 24 de agosto de 2010

UMA ALFINETADA (72)

O COMÉRCIO AOS DOMINGOS E UMA DISCUSSÃO BAURUENSE *
* Esse texto foi escrito após a polêmica sobre Projeto de Lei versando sobre regulamentação de abertura comércio aos domingos. Enviei para o JC, Tribuna do Leitor em 19/08 e no mesmo dia como coluna semanal, mantida no semanário O Alfinete, de Pirajuí. Aqui não foi publicado, lá sim, na edição nº 597, de 21/08. Na edição de hoje, o JC sai com algo novo, fugindo do seu habitual, pois publica um Editorial, algo que não costuma fazer. Ali está expresso a linha de conduta do jornal, o que pensa e como o faz. Reproduzo aqui três opiniões sobre o fato, a minha, o editorial de hoje do JC e a do vereador, recebida via e-mail e publicado em seu blog de campanha. Quem gosta de entender as entrelinhas de um caso precisa tomar conhecimento de todas as versões sobre o mesmo fato. Abaixo minha carta:

Um assunto movimentou a cidade nesta semana. Um projeto de lei, elaborado pelo vereador Roque José Ferreira, do PT, previa uma dificuldade para que o comércio dos shoppings centers ocorresse aos domingos sem que houvesse um acordo pré-estabelecido entre as partes, ou seja, uma decisão advinda de uma convenção coletiva de trabalho celebrada entre as entidades de classe dos comerciantes e comerciários. A entidade sindical patronal, a dos comerciantes disse já existir esse documento e mesmo assim, bateram pé, fizeram biquinho e um estardalhaço sem fim, tudo para barrar qualquer tipo de acompanhamento ou como disseram, “cerceamento” na forma como acreditam deva ocorrer a relação empregado e patrão.

A imprensa caiu de pau no vereador, de uma forma um tanto inconseqüente, pois em nenhum momento alegaram sobre a já existência desse documento. Falaram grosso, alegando que com a aprovação Bauru regrediria, seria um retorno à Idade da Pedra, demissões ocorreriam e as empresas estariam impedidas de expandir seu negócio. Seria lindo, se não houvesse uma pitada de exagero em tudo o que foi reproduzido.

O vereador foi chamado de dinossauro, de aproveitador e até, como texto de um dos jornais apregoou em destaque: “Ainda vivemos o risco de retrocesso com atitudes casuísticas e oportunistas”. Na votação, quer queiram ou não, os vereadores estavam pressionados de ambos os lados, mas diante das duas formas, optaram por permanecerem ao lado da imprensa, pois não queriam esbarrar na possibilidade de serem colocados na mesma situação em que o vereador Roque o foi.

Lamentável, pois o leitor não foi informado de fato do que ocorria e da forma como ocorria. Foi um episódio triste, onde prevaleceu poder do dito “Quarto Poder” a influenciar decisões e distorcer fatos contrários aos seus interesses. A derrota do Roque foi fragorosa, só ele votou a favor, mas para algo serviu. Passou a ser discutido na cidade as condições de trabalho dos comerciários, supermercadistas, frentistas de postos e todos os demais trabalhadores que exercem alguma função aos domingos. E que condições são essas, existe um rodízio, recebem a mais, são levados em suas residências quando deixam o trabalho no meio da noite, etc.

No mesmo dia vou abastecer meu carro num posto de combustível e ouço de um frentista sobre sua situação. “Deixo o posto à meia noite e não tenho mais ônibus. Moro muito longe e a saída é pegar um moto-táxi, a R$ 7 reais todo dia. Se não fosse a caixinha, que em alguns dias me ajuda, seria um desfalque considerável no meu orçamento”, me diz. Essas questões dizem respeito a todos nós e o que o vereador Roque propôs é uma discussão adequada disso tudo, mas foi encurralado por quem detém o poder de fato nessas plagas.

OBS.: Vamos as duas outras reproduções. Na primeira, o Editorial de hoje do JC, "Fúria antidemocrática de um político": http://www.jcnet.com.br/detalhe_opiniao.php?codigo=190082 e na outra, o texto do Roque, retirado no seu blog de campanha: http://comovotarparadeputado.blogspot.com/ . Nesse mesmo blog, nos próximos dias, a versão Youtube de sua fala na sessão da Câmara de ontem, geradora do Editorial do JC.
As ilustrações, exceto à capa d'O Alfinete, são de propaganda sindical variada e aqui estão somente para ilustrar o texto.

29 comentários:

Wellington Leite disse...

weOi Henrique!
Você já ouviu falar que o "sindicalismo" morreu? Se morreu mesmo ou se agoniza não sei, mas o Roque está vivo.
Mas, infelizmente, os próprios trabalhadores que trabalham acima do que deveriam, os que não têm ônibus pra voltar, não fazem nada.
Veja, os coronéis e grupos "exclusivos" de Bauru se uniram e gritaram em uníssono. E os trabalhadores, cadê?
Viva o Brazil!

Anônimo disse...

MEUS AMIGOS BAURUENSES

Me3smo longe da terrinha, vos digo que sempre existiu os a defender o trabalho, seja ele exercido da forma que for, explorativa ou não e os a defender o outro lado, o dos trabalhadores. Um impulsiona o pêndulo para um lado e o outro para o outro. São forças opostas e a cada embate presenciamos quem possui mais força. De uma coisa tenho certeza, o trabalhador, em maioria, se deixa subjugar pelos da minoria, por necessidade e por não estar mais encontrando meios de resistir. E como resistir a isso tudo? 14 x 1 expressa bem o que foi a coisa dentro da Casa de Leis. O pêndulo favorece os que estão por cima. E viva nossa liberdade de imprensa e de expressão.

André Ramos

Anônimo disse...

Confesso que hoje ao ler o editorial no JC, fiquei muito ancioso em saber como seria a "pauta" do amigo Henrique aqui no Mafuá.
Esperava mais, porém digo que é um assunto polêmico e ficou o que sempre penso à respeito deste e de mais "alguns" outros:
- "...Quem pode mais, chora menos!"
- "...A corda sempre arrebenta do lado mais fraco!"

Até quando?

Sou contra este projeto do vereador Roque, e penso que este assunto deveria ter sido melhor discutido entre as partes envolvidas. Da forma como entendi, quem saiu perdendo frente a opinião pública, e muito por sinal, foi somente o Roque.
Uma pena!

Abraços!

ACPavanato

Anônimo disse...

Gente

A ficha deve ter caido para o Roque.
Ele estava meio paradão, aceitando as coisas rolarem lá dentro da Câmara e entrando naquele jogo.
Acho que isso servirá para nos devolver o velho e combativo Roque.
Quero creditar ao Jornal da Cidade essa retomada do Roque às brigas boas em prol desse massacrado povo.
Não gosto de ver o Roque tratando aquilo tudo dentro da Câmara como se fosse a coisa mais normal desse mundo.
Bastou ele cutucar a onça com a vara curta, para perceber de que lado o restante se posiciona e de que lado está a imprensa bauruense. Não adianta paparicar esse povo para obter espaço. O espaço dele, quando concedido não é um espaço sadio e o trabalhador percebe. Eu o achava estranho. Acho que daqui pra frente voltaremos a ter o Roque que conhecemos e gostamos de ver atuando.
Dá-lhe Roque.

Válter Ferreira

Anônimo disse...

Caro ACPavanato: respeito sua opinião, mas a Câmara é parte envolvida.De acordo com a Lei Federal, a Câmara deve aprovar legislação regulamentando o horário de abertura. O que fizemos foi propor um projeto em 14 de dezembro de 2009, estabelecnedo regras equilibradas, com deveres a serem cumpridos pelos empregadores. Sabíamos o que iríamos enfrentar. Em anexo o link do Projeto Origial: http://www.roquevereador.com.br/projetos.php?id=10e também um vídeo que trata do assunto .http://bit.ly/dbLVPp

ROQUE FERREIRA

Anônimo disse...

Camarada Henrique, algumas observações a serem feitas neste episódio pegando até o gancho colocado pelo leitor do blog Valter.

Quando critico a imprensa burguesa, essa imprensa que não tem compromisso com a real informação a não ser aquela que lhe interessa ser mostrada da forma como bem entende para atender os interesses daqueles que dominam a sociedade, sempre recebo espinafradas. Pois bem, as pessoas se iludem com os contos "democráticos" e não enxergam que democracia é só para os bem abastados da sociedade e que as massas não passam de clientela a ser explorada por eles.

No caso do Roque, o JC com esse editorial histórico pois não me lembro de ter feito um ataque tão forte em outro homem publico de Bauru desta forma, mostrou os dentes e a quais interesses eles defendem, esse grupo cidade, assim tb como o jornaleco do JHawilla pois todos defendem o mesmo ideal, mas especificamente este grupo que há tempos domina Bauru e tenta nos impor goela abaixo o seu jeito de agir e dominar, e sim, atende os interesses daqueles meia duzia de elitizados que fazem média em jantares de exposições.
O JC mentiu sim sobre o projeto ao distorcer o que estava em pauta, o conteudo é algo para um debate amplo, claro, mas não foi apresentado da forma que o jornal colocou tentando passar uma informação errada para os leitores.

Agora, falo ao vereador Roque, que um dia fui apaixonado e hj por ter andado um tanto blasé, diferente, tenho ódio por ver certas incoerencias, mas nada que não possa virar paixão novamente, pois confesso que durante 10 minutos de sua fala na tribuna senti de novo ares de paixão revolucionária, acho que é o momento de humildade em reconhecer certos erros e equivocos no tratamento com certas coisas e voltar a ser aquela metralhadora. Recordo de quando o vereador meses atrás foi questionado se o JC fazia parte do PIG, ele contemporizou, eu o critiquei por isso, e me respondeu dizendo que colocar o JC como PIG assim como Veja, Folha etc era uma "insanidade" minha. Taí Roque, enfiaram na sua bunda, assim como os 14 pelegos da camara, sei que sou apenas um comunista nostalgico que tenta manter viva a memoria de belos tempos, não é para mim como homem publico que é neste sistema que deve satisfações ou estar presente, mas aqui Roque, sempre existiu sinceridade que tanto falta na sociedade atual, aqui sempre existiu um camarada de verdade onde a unica coisa que importa é o sentimento revolucionário e esse mesmo sentimento é que percebeu que deveria chamar a atenção naquele momento. Se acontecer mesmo esse seu retorno, será muito bem vindo.
E agora vc tem novamente a chance de repensar e responder de forma diferente se o JC é ou não PIG???

Um abraço com todo fervor revolucionário

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Luchar contra lo impossible y vencer (Comdte Fidel Castro)

Anônimo disse...

Não concordo que o JC não tenha feito editoriais nos últimos tempos. Fez sim, duros, vários deles. Sabem contra quem? Tuga Angerami, um que não se vergou aos seus interesses. Esse, muito criticado, foi bravo e resistiu até o fim. Não nos esqueçamos disso. O último a enfrentar esse jornal e sair de cabeça erguida foi Tuga.

Eu estava lá e presenciei tudo. Sei de muitas histórias. E li editoriais tão duros como esse.

Anônimo disse...

Caro Marcos, dar ao JC a mesma dimensão da Folha, do Estadão e da Veja, é dar uma importância exagerada a quem não tem. Você se engana "não botaram na minha bunda",botaram na deles mesmos.O parlamento não é o terreno de luta da classe, é o terreno do inimigo, por isso temos que fazer o que fizemos, e fazer cada um deles se expor cada vez mais. Isso ajuda, não apartir do discursso, mas de fatos concretos a maioria da população a compreender o papel que joga a imprensa. Temos muitos acordos em vários pontos, divergimos no método, e isso é plenamente normal. Abraço!
Roque

Anônimo disse...

Henrique e Roque

Li o seu texto e o editorial do jornal, além da carta justificativa do vereador. Do editorial, achei que mostraram os dentes para o Roque, pois em todos os momentos acirrararam a questão. Terminou o período de amores e afgos. Não sei como vai fazer para continuar com isso que diz, de "temos vários acordos em vários pontos, divergimos no método". Eles te cutucaram fundo, com "não tendo nem cumprido metade do mandato de verador, apenas com um ano e meio de mandato como vereador, já e candidato a deputado federal" e "sindicalista de carreira, quase vitalício", pegaram pesado e merecem o troco. Será que darão espaço para a sua resposta, caro Roque, com o mesm oespaço e no mesmo local? Quero ver.

Valéria

Anônimo disse...

Roque, é obvio que o alcance de uma Veja, uma folha é bem maior, por serem lidos em todo país, mas o ideal, os metodos, os propositos a que servem são os mesmos, e no caso do JC, onde tudo na cidade é discutido no "cafezinho com politica", onde sabemos que seu proprietário é o barão influente na cidade que dizem amém, é muito mais dificil comprar briga numa cidade do interior, do que brigar com uma Veja por exemplo que nem sabe de nossa existencia aqui, é esse o ponto.

Socialismo ou morte!!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos

Como perceberam e assim sempre se sucedeu por aqui, eu deixo a coisa rolar, fluir, idéias são expostas e tendo a minha concordânica ou não, a exposição é livre.

Esqueci de dizer e isso ainda não foi citado em nenhum comentário: o editorial do JC foi escrito após Roque fazer uso da Tribuna da Câmara de Vereadores na segunda e nos seus dez minutos descer a lenha no posicionamento do jornal.
A retalização veio dura.

Minha carta foi escrita bem antes disso, mas sua publicação hoje por aqui cai como uma luva para apimentar a discussão. O meu posicionamento está bem claro na minha escrita. Faltou sensibilidade para o jornal, que jogou duro demais e escamoteou a intenção, ocultando-a aos seus leitores. Pegaram pesado com o vereador antes dele se posicionar contra o jornal. O desenrolar foi inevitável e se por lá algumas coisas que são publicadas aqui não são possíveis, acredito estar prestando um papel dos mais altaneiros.

Que o debate prossiga. Se precisar colocaremos mais lenha nessa fogueira.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Caros, o ponto central desta discussão, não é discutirmos se pegaram pesado ou não. Fariam isso mesmo, e porque o fizeram: Pato da questão do DNA autoritário. O pai de todos eles, cresceu servidno à ditadura militar. Foi porta vós de João Batista Figueiredo. A mesma ditadura que prendeu, matou, estuprou, cortou as liberdades democráticas, em nome do progresso, contra o atraso etc... e tal.Com certeza não me darão espaço para responder. Leiam com atenção, principalmente quando afirma que o jornal tem um posicionamento, comparem a foram do discurso "Eu amo Bauru", com o eu amo o Brasil.
Em nenhum momento disseram a verdade. Levantaram uma série de devaneios (espantalhos), com um único objetivo de tentar desqualificar nossa posição em relação`às regulamentação do horário do comércio. Continuamos o nosso combate, continuamos a defender o direito à informação, a imprensa sem censura, inclusive para que falem o que falaram.
O " Chefe maior, num acesso de fúria quando foi defenestrado do papel de porta vós da ditadura, disse que tinha dinheiro para cercar o município de Bauru com arame farpado como se a cidade fosse uma fazenda, e o povo gado. Não conseguiram, e hoje seus consiglieres tentam de forma mais sofisticada, usando inclusive a "fazendinha" impor um cordão sanitário, a quem não se submete aos seus interesses. Querem governar a cidade. Mas não foram eleitos. Vamos em frente, temos o couro duro.
Roque

Anônimo disse...

Amigos

Eu estava tentando ficar de fora disso, mas não consegui. Só quero dizer uma coisa bem simples. Conheço o Roque há mais de vinte anos, assim como o JC. Sei como um pensa e age, assim como o outro. Eu sei quem está com a razão. Para defender o patrão existe uma infinidade de puxa-sacos, para defender o trabalhador, cada vez menos gente. Esses, mesmo com espaço cada vez mais reduzidos, continuarão passando suas mensagens. Para mim, quem eles acham que saiu ganhando nisso tudo foi quem perdeu e quem eles acham que perdeu foi quem saiu ganhando. A história recnota essas coisas maravilhosamente.

Lídia

Anônimo disse...

mais uma vez, digo e repito: VIVA ROQUE. com dignidade, maturidade política, ação e transparência. se não fosse por meu voto declarado em Gabriela Leite - candidata pelo PV no Rio - autora e protagonista de Filha, Mâe, Avó e Puta (editora objetiva), teria transferido meu título pra cá pra votar em ROQUE. ana bia andrade

Anônimo disse...

ROQUE É MERCADANTE E DILMA

JORNAL DA CIDADE É ALCKMIN E SERRA

Anônimo disse...

Só mais uma coisa, um comentário acima disse que o JC pegava no pé do Tuga, criticas é uma coisa, mas esse episodio de hj é histórico, pois abusou do ataque pessoal, e ao criticar a ideologia de esquerda da forma que fez, finalmente mostrou o lado que servem aos abutres canalhas.

Esses senhores da "fazendinha" podem ter o poder nas mãos, mas sou um trator contra essa imprensa hipocrita e fascista, vamos lembrar que o "grande chefe" Franciscato além de braços dados com a ditadura militar teve tb seu papel no inicio do processo parfa sucatear as ferrovias e sabemos bem pq, lugar de locomotiva pra ele é lá no bosque da comunidade para onde mandou a maria fumaça.

Ódio e morte para os fascistas de Bauru

Hasta la victoria siempre

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

cuidado com suas palavras moleque
guarde sua sanha ditatorial comunista pra vc

ArabeAlli disse...

Válter Ferreira, gostei do seu comentário. Tb cheguei a pensar q houvesse perdido meu voto após um ano de mandato. Mas derrepente..., olha o velho Roque ai gente! Pondo lenha na fogueira, mostrando a que veio. Tenho certeza que não vai parar por aí. Plagiando Tom: Roque é pau, é pedra, é vento ventando,é marcha estradeira, é o tijolo chegando, pedra e atiradeira. O discurso na última seção foi de arrepiar: O que é povo, o que é uma cidade atrasada. Uma verdadeira aula. Roque, crianças estão nos faróis,(culpa da endurb que espalha semáforos pela cidade?), pessoas estão morrendo nos corredores dos hospitais e prontos-socorros sem o devido atendimento,(não seria pq essa gentalha pobre e trabalhadora teima em ficar doente?). Vai lá Roque, faz a tacanha bauruense responder isso pra gente tb! Esse é meu candidato!!

Mafuá do HPA disse...

Sabe gente,
Acabo de voltar do centro da cidade e ao passar na banca de revistas, seu Orlando, que não gosta nem um pouco do PT, mas gosta de Roque, me abordou e disse: "Se viu o JC de ontem?". Disse que sim, que eles foram injustos e perversos com nosso vereador. Que o projeto de Roque não previa o fechamento do comércio aos domingos e sim, sua regulamentação. E que só de tocar nisso, foi atiçada a ira dos conservadores na cidade e assim demonstrado de que lado está o jornal. Disse também que a cidade está atenta e em quase todos que encontro nas ruas, um entendimento do que realmente se passou e de que lado está um e outro. Ainda bem. Nosso povo está sabendo cada vez mais discernir o joio do trigo. Só falta mesmo dar uma banana para esse Alckmin aqui em São Paulo, pois nacionalmente já decidiram que não vale a pena trocar o certo pelo duvidoso.

Outras três pessoas vieram ao meu encontro para conversar sobre esse assunto. Senti a incredulidade no ar e um susto na reação tomada pelo jornal.

Acredito que o projeto do Roque veio à votação num momento ruim, poderia ter outra formatação, mas está sendo revertido. Roque está sendo reconquistado. E o próprio jornal deve estar revendo seu posicionamento, pois foram truculentos demais. Espuseram suas garras afiadíssimas num momento inesperado. Apostar nisso por muito tempo pode acabar dando no que hoje a Folha de SP o é,um arremedo do que foi no passado. Ainda é tempo, mas para isso é preciso rever posicionamentos e abrir um diálogo. Isso seria bom para todos. Já imaginaram um amplo debate sobre isso, envolvendo todos os segmentos envolvidos? Ambos os lados teriam oportunidade de expor bem seus posicionamentos. Não aposto no caos, mas sei muito bem me posicionar nesses momentos. Fico com Roque, pela coerência demonstrada. Era isso, não existe muito mais o que falar.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

2 coisas para encerrar por aqui, mas a briga tem que continuar. Sobre o anonimo covarde acima, sim sou um moleque, rebelde contra as mazelas desta sociedade que se esconde nas sombras como vc, cagão.

Gente não dá para ter dialogo com essa corja, mais do que ficou claro neste episodio, o unico dialogo seria o de contar a real historia de como surgiu este jornal que assim como o globo é filhote dos militares e que o unico crescimento que este senhor fez em Bauru foi para os poucos abastados reacionários da cidade.
Não adianta vir com pressões esdruxulas pq aqui não tememos nada.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Wellington Leite disse...

Lembrando que o "melhor jornal do nosso mundo" tem que beijar todas as mãos mesmo! Afinal de contas, todo mundo sabe que a empresa de ônibus, do mesmo dono do jornal, precisa de autorização anual do governo do Estado para explorar o transporte rodoviário...
Abração!

Anônimo disse...

Não me resta outra alternativa. Leio diariamente o jornal da Cidade e depois desse triste episódio, algo que cosntatei:

não publicaram a resposta, um direito de resposta do vereador

e

só publicam cartas de ataques ao Roque, nenhuma a favor.

Estranho. No mínimo, estranho.

Que acham???????????

Daniel

Anônimo disse...

Lá no comentário de numero 22 o Daniél pergunta se nao é estranho a postura do jornal,eu acho que nao, estranho seria se ele fosse democratico e imparcial, todos nos conhecemos a postura politica do "pesadão" que é direcionar a sociedade local é so publicar coisas de seu interesse,acho que mordemos a isca e demos moral demais pro "marronzão" um abraço a todos,,, lazaro carneiro

Anônimo disse...

Nessas horas que falta faz o Brizola, ele já teria entrado na justiça pego um direito de resposta e deixado um micão pro jornal assim como fez com a rede globo. Mas, foram-se os bons tempos.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique, o Projeto de Lei deu entrada na Câmara no dia 14/12/2009. Passou por todas as Comissões que solicitaram informações. Recebeu dois pareceres de ilegalidade do vereador Segalla que contestamos e derrubamos, passou por todas as comissões que solicitaram informações, por isso demorou tanto para ir voto. Não queriam votar, este é o fato.
Vai o link do vídeo com nosso pronunciamento na Tribuna na Segunda feira.
Roque

http://comovotarparadeputado.blogspot.com/

ArabeAlli disse...

Henrique, tenho conversado com alguns comerciantes da rua Batista. Raros a favor de Roquemas A maioria, prefere ler pelas páginas do jornalzinho sem sequer tomar conhecimento da proposta original do Roque. Não se dignam a nem mesmo ler ou ouvir o que Roque tem a dizer. Uma pena. Mas isso me dá uma certeza: Se entre duas partes conflitantes, uma se recusa terminantemente ao diálogo, é prova clara e cabal de que para esta parte a situação esta muito confortável, esta gozolândia. Não fosse isso teria proposto um diálogo ao menos. Mas não. Negócio é bom, quando é para dois.Na verdade os comercários (trabalhadores) estão tomando um fumo atraz do outro. Mas onde se encontra o Sr. Benone neste mexido que tb não põe a boca no trambone? Roque levantou a bola, agora o sindicato na pessoa de seu presidente tem de por a pelota em jogo. Não li nada no jornalzinho de uma resposta a altura do Sr. Benone. Como matéria paga mesmo. Até parece que não é com ele. Talvez estejamos precisando de gente nova e atuante no sindicato dos empregados. Assim como no sindicato dos comerciantes (patrões), onde há pouco assisti uma entrevista do Sr. Wallace Sampaio combatendo a lei do Roque e já antecipando ter preparado não um, mas vários sucessores a sua altura para substitui-lo quando assim o desejar. E na Associação dos comerciante do calçadão, a cada período de dois ou tres anos salvo engano, há uma eleição onde são escolhidos novos presidentes e traçadas novas diretrizes.Dinamismo. O que de forma alguma vejo no sindicato dos comerciários, onde o marasmo reina. Passou da hora de ver o que há de errado lá. Lembremo-nos que nosso presidente Lula saiu de um sindicato que contra todas as previsões possíveis fez dobrar imprensas de verdade, multinacionais poderosissimas e governos coniventes e insenssíveis. E não apenas a meia dúzia de sobrenomes falidos e sem expressão alguma ou a um jornalzinho pelego de uma cidadezinha atrasada como bem disse Roque. Este é meu candidato!!

Anônimo disse...

Prezado.
Vai aí algumas pitadas.
Obvio,ideal seria publicar lá, mas enfim...

Ultimas Noticias

De Saúde
Vírus da “Emynênchia Parda”, transmitido por “Imprensons Marrons”, contamina e “ofusca” principais casas do lugarejo, lançando-o nas “Trevas”.

De entretenimento.
Realeza decreta que, Comércio é o Circo da Província, e que, para terem o Pão, os Comerciários sejam os Bobos da Corte (Palhaços) .

De Futebol.
Veja, na Globo: Tabelinha na “estrema direita”, não funciona mais, e equipe leva de goleada.

Carlos Alberto Moratelli.

Anônimo disse...

Cadê a publicação do Direito de Resposta do Roque?
Quando sai...

Daniel

Anônimo disse...

na minha opiniao se nao aprova-se o pedido que o roque propos pelo menos fize-se uma lei para deixar os comercios aberto das8:00as13:00 pelo menos seria mais cabivel para todos