segunda-feira, 18 de junho de 2012

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (38)
PASSOS DE TARTARUGA NAS DECISÕES PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL EM BAURU
Guardião, o super-herói bauruense adora folhear jornal velho, conferir se promessas são cumpridas e nos dois locais, algo a demonstrar a morosidade de algumas decisões políticas na cidade de Bauru. Na primeira, no Jornal da cidade de 17/08/2011 (http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=239513) e no Bom Dia de 24/01/2012 (http://www.bomdiabauru.com.br/noticia/detalhe/11054/), ambos anunciando a instalação da primeira Universidade Federal na cidade. O IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (http://www.ifsp.edu.br/) estava sendo anunciado com oito novos campus para o estado, um deles em nossa cidade. “O fato é que o tempo não para e Bauru não decide o mínimo para que a construção ocorra. Falta a Prefeitura definir o terreno e também efetuar a doação, a transferência para o Governo Federal. Para outras instalações tudo ocorre mais rápido, principalmente quando envolve a iniciativa privada e nessa a predominância do PASSO DE TARTARUGA. Por que? Em Marília tudo já foi definido e a construção está em estado adiantado. Qual seria a urucubaca bauruense?”, pergunta nosso super-herói.
“A demora possibilita especulações circulando pela cidade. Filtro aqui algumas delas. 1) As universidades privadas da cidade fazem jogo pesado e consistente lobby para que tudo fique do jeito que está (não faça o jogo deles, Sr prefeito); 2) Por ser iniciativa do Governo Federal e não do Estadual muitos fazem corpo mole na agilização do processo (não entre nessa, sr prefeito); 3) A gleba do terreno reservado para doação seria muito maior que a área necessária e já dizem que poderá ser dividido para construção do novo Fórum (decida logo, Sr prefeito); 4) Nossos governantes não estariam preocupados com a instalação de mais uma escola pública por aqui (mostre que não é isso, Sr prefeito) e por fim 5) Simplesmente, esqueceram de dar prosseguimento da questão (ainda dá tempo, Sr prefeito)”, são as indagações do sempre atento Guardião.

Quando do anúncio, após o pontapé inicial dado pelo deputado Nelson Marquezelli, até uma comissão foi criada na cidade, reuniões múltiplas e variadas, visitas à Brasília (muitas delas, vai e vem interminável) até a definição de uma área junto da avenida Nações Norte. Depois o tempo passou e tudo caiu no esquecimento. O processo ainda nem foi encaminhado para nossos vereadores aprovarem e isso, todos sabem, depende também da boa vontade deles (Ioutro empurrãozinho se fará necessário). “Estariam esperando completar o primeiro aniversário do anúncio para definir algo? Estariam esperando tudo cair no esquecimento para sepultar o assunto? Estariam esperando o enfezamento do Governo Federal e o cancelamento da concessão? Estariam capinando tudo lentamente, sem pressa e só depois de tudo limpinho, medição feita com fita métrica o anúncio definitivo seria feito? E de estariam em estariam a cidade continuaria na espera”, essas as conclusões do nosso atento Guardião. O fato é que o assunto está esquecido e como o que mais se tem visto nos últimos dias é dizerem que a pauta da Câmara de Vereadores está fraca, eis aí um bom tema para uma profícua discussão.
Em tempo: Guardião é criação do traço do desenhista González (www.desenhosgoncalez.blogspot.com), com pitacos desse mafuento escrevinhador, o HPA.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Henrique:

Leio aqui que a situação de Marília é bom diferente da daqui, com a reforma em estado adiantado, até com previsão de entrega e início funcionamento. Lá, pelo que si, tudo está sendo adaptado a um prédio de uma escola que estava fechada. Não é isso? Mas isso não inviabiliza a crítica da demora aqui, onde nem a área está definida. Até para mostar como estão correndo todos os oito processos, seria inbteressante verificar o andamento de cada um desses lugares, para na comparação, explicitar ainda mais o caso da morosidade de Bauru. Quem poderia fazer isso?

Elisa Nigro

Mafuá do HPA disse...

cara Elisa

Essa era a situação inicial, segundo fonte do Governo Federal:

"No estado de São Paulo, serão instalados, até 2014, unidades do Instituto Federal nas cidades de: Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Francisco Morato, São Paulo (Zona Noroeste), Bauru, Marília, Itapeva e Carapicuíba

Outros oito campi fazem parte do plano de expansão 2011/2012: Jacareí, Avaré, Campinas, Hortolândia, Registro, São Carlos, São José dos Campos e Avançado de Matão.

Os Campi Matão, Avaré, Hortolândia e São Carlos já tiveram suas atividades iniciadas. Os demais devem ser inaugurados nos próximos semestres".

As informações que me pede são facilmente encontradas na internet e poderia ser o foco de uma boa matérias jornalística. Quando feita, a comparação com a situação de Bauru será um bom questionamento: Por que tudo ficou para trás? Por que a demora?

Henrique - direto do mafuá

Ricardo Oliveira disse...

Prezado HPA, parabéns pela coragem de jogar luz sobre outro tema de enorme interesse para nossa Bauru, porquanto cidades até menores já dispunham de um Campus do IFSP. Trata-se de mais uma opção para os nossos jovens buscarem ensino técnico-profissionalizante, voltado para áreas que se destacam em Bauru e Região, gerando ótimas oportunidades de emprego. Parabéns por lembrar que o início dessa conquista se deu pelas mãos do nosso Amigo e Companheiro, Dep. Nelson Marquezelli (PTB/SP). Infelizmente, tenho a lhe dizer que a morosidade também atinge outras conquistas obtidas com auxílio do Dep. Nelson Marquezelli, incluindo a Praça do Mary Dota e creches...recursos já liberados para Bauru dormem na Caixa Federal há mais de ano! Seria retaliação política de algum partido, ou grupo do Governo Municipal contra o PTB/Bauru? Mas, o que o povo tem a ver com disputas políticas? Nosso povo não pode, nem deve ser prejudicado! Abraços!

Anônimo disse...

Uma pena que os políticos de Bauru tenha m sua ação centrada na lerdeza. Mas como escapar dessa gente? Se um dos candidatos é assim, o que poderíamos dizer se chegasse ao poder alguém com a varinha de candão de uma oligarquia educacional de Bauru? Se correr o bicho pega, se ficar o bicho engole. Lerdez é só um dos menores problemas, outros piores, como a defesa excludente de uma minoria, em detrimentro da maioria. VOTAR EM QUEM?

Leandro