terça-feira, 26 de junho de 2012

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (35)

UMA JUSTA HOMENAGEM A PAULO FREIRE, PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ALGO SOBRE LUIZA ERUNDINA
"No próximo dia 27 de junho, será realizado um Ato Público em homenagem ao educador Paulo Freire, que em 13 de abril deste ano, recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira, de acordo com a Lei nº 12.612/2012, de iniciativa da Deputada Federal Luiza Erundina. O evento será às 17h, no auditório da TV Câmara.

Natural de Recife (PE), Paulo Freire formou-se em direito pela Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco)  e tornou-se professor de português e pesquisador da área de educação. Uma de suas grandes contribuições para o ensino no país foi a criação do método de alfabetização de adultos, uma prática simples e revolucionária. Também, foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular, que trabalha diferentes conceitos de cultura com vistas a oferecer à população carente a oportunidade de aprendizado, por meio de praças e núcleos de cultura.


A arte de ensinar o povo a ler e a ter consciência de sua realidade de opressão, trouxe uma enorme insatisfação por parte do regime político vigente, Paulo foi perseguido pela ditadura militar e obrigado a exilar-se no Chile. Naquela ocasião, escreveu um dos seus mais famosos livros, a “Pedagogia do Oprimido”. Após 16 anos de exílio, retornou ao Brasil e continuou seu trabalho como professor e pesquisador na PUC de São Paulo.
Atuou como Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo duarnte dois anos e meio na gestão da então prefeita Luiza Erundina, neste período, implantou o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), princípios filosófico-político-pedagógicos, com o objetivo de instruir o educando a identificar a realidade na qual está inserido, dando-lhe ciência da importância de sua atuação no contexto", esse texto entre aspas não é meu e sim, do gabinete da deputada Erundina, recebido via e-mail.
OBS SOBRE ERUNDINA, UMA "ARRETADA" POLÍTICA: Desde que o PT não a incentivou adequadamente e ela perdeu uma vaga no Senado para o delegado e homem da ditadura, Romeu Tuma, Erundina foi perdendo a vontade de permanecer no PT, depois saiu e num dos únicos encontros que tive com ela na vida, disse-lhe ao pé do ouvido: "Somos todos como uma rés desgarrada do PT. Saímos do ninho e não encontramos outro, perdidos no pasto. Vagamos pelo mundo procurando lugar seguro a abrigar nossas idéias. Mas onde estará esse abrigo? Ele ainda existe dentro do quadro partidário existente?". Me vejo assim até hoje e igualmente vejo ela dessa forma. Esquerdistas sem eira nem beira. Na aliança que a tornaria candidata a vice na chapa de Haddad para Prefeitura paulista e após o imbróglio do Lula ter tirado a foto na casa de Maluf, gostei de sua renúncia a essa pré-candidatura, mesmo ciente de que ela sabia do acordo entre os partidos. Em política dentro do capitalismo, engolir sapos é a coisa mais natural desse mundo. Todos os ditos esquerdistas que se prestam a estar dentro desse jogo, sob as rédeas do capital são praticamente obrigados a macularem sua ficha em algum momento. Ninguém escapa, nem o nosso vereador daqui, o Roque Ferreira, nem outro qualquer. Não deixei de gostar dela pelo ato, mas odiaria ver José Serra assumindo a Prefeitura da capital paulista, depois de tudo o que ficou comprovado com a Privataria Tucana e o pouco caso das apurações nas denúncias. Maluf já estava sacramentado no colo de Serra e a mídia calada, bastou Lula ampliar seu horário na TV e pronto, institucionalizou-se a moralidade e tudo voltou-se contra ele. Hiprocrisia pura e retinta. Por outro lado, submeter-se a isso tudo, sendo esquerdista, não é mesmo de fácil digestão..

Um comentário:

Anônimo disse...

meu caro Henrique

Também não gostaria de ver Serra eleito novamente nem para síndico de prédio, fiscal de quarteirão, mas... O povo paulista, como sabemos, tornou-se o mais conservador desse país. Sobre Erundina e também nosso Roque, eles inseridos nesse sistema partidário dentro do sistema capitalista, não posso desmerecer a luta deles, pois sem pessoas como eles, tudo estaria definitivamente nas mãos dos que fazem jogatina com a política. Eles engolem sapos diários, algumas vezes fazem vista grossa, fingem que não estão vendo o que acontece à sua volta, mas tem momentos em que tudo ultrapassa os limites máximos. Aqui em Bauru não estamos acostumados com o prefeito reclamando da atuação do vereador Roque votando contra os interesses da administração, do qual é base de apoio. O PSB não é mais um partido de esquerda e Erundina o usa como trincheira, o PT onde Roque atua a mesma coisa. Voc~e mesmo escrever sobre as reses desgarradas. E onde poderiam atuar se não fosse aí mesmo onde estão? Que bom que exista gente assim dentro dessa bagunça toda.

Aurora