sexta-feira, 22 de junho de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (65)
DAE – UMA SERVIDORA EM SUA DEFESA E OS DOIS LADOS DA QUESTÃO
Pela Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade nasceu e cresce uma polêmica envolvendo missivas de leitores contras os desmandos no DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru, todas respondidas de forma veemente por uma servidora, ressentida pela forma generalizada como estão a tratar o tema. Repercuto isso aqui pelo blog. Tudo começou há muito tempo, pois os problemas do DAE são certos e sabidos, poucas as soluções. Em 17/06, Ana Paula Silva escreve “O DAE que dá medo”, ressaltando: “...hoje uma empresa em cacos ...é falta de competência ...chefes sem qualificação técnica necessária  ...no cargo somente por causa de indicação de políticos demagogos ...até amigos do prefeito ...não existe logística no transporte, tampouco manutenção preventiva ...não há plano administrativo ...tem que afastar pessoas sem qualificação técnica ...feudo que existe no DAE ...o que farão com tantos cargos no DAE?”. No dia seguinte, 18/06, com o mesmo título escreve Flávia Brinner corroborando com o que Ana havia escrito: “...pessoas que não têm o mínimo de conhecimento da área participam de todo o processo de compra ...eles têm o poder de decisão ...encarregados que não sabem nem o que estão fazendo ...como pode, Sr prefeito, confiar processos de compras a essas pessoas?” e por fim, também com o mesmo título, no dia 20/06 escreve Miguel Arcanjo do Amaral e esse tocando em algo mais polêmico: “O DAE não é diferente dos órgãos públicos mostrados na reportagem do Fantástico no que se refere a concursos ...faz parte da família e até mesmo como indicada politicamente ...consegue que filhos, noras e maridos de funcionários consigam entrar no DAE através de concurso ...o MP tem obrigação de acabar com essa farra de concurso no DAE”. Todos se intitulam “daeanos de coração” e acredito.

Aí entra o posicionamento firme e incisivo da servidora do DAE, MARTA RODRIGUES JONAS, que em duas cartas publicadas de forma seguida, a primeira em 20/06, com o título “O DAE NÃO DÁ MEDO!” (aqui na íntegra: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=223657 ) defende a autarquia e dirige-se aos três missivistas: “...hoje está sendo bode expiatório da sociedade bauruense ...não podemos generalizar uma matéria na TV e nem podemos comparar funcionário público que entra pela porta da frente ...nós, funcionários concursados nos sentimos ofendidos com muitas cartas que chegam generalizando a situação ...gostaria que os senhores antes de criticar se inteirassem dos assuntos internos da situação do DAE ...Basta da população bauruense apedrejar os funcionários do DAE” e ontem com “DEFESA DO TRABALHO SÉRIO” (aqui na íntegra: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=223676 ): “Venho reiterar a defesa de todos os funcionários concursados  da autarquia e convidar a todos os bauruense de bem, que felizmente são a maioria, em defesa do DAE, que é patrimônio da população bauruense”.

Li tudo e não tiro a razão, nem de um nem de outro. Ânimos exaltados estão todos os que se interessam pelos rumos do que foi, do que é e do que poderá vir a ser o DAE. O que ocorreu nas três cartas (Ana, Flávia e Miguel) é o desejo de ver uma mudança ocorrendo, de ver o DAE voltando a ser o que foi no passado e eliminar de vez os maltratos atuais. Precisam tomar cuidado em quais são suas fontes de informação sobre o que acontece de fato e direito no DAE, pois a generalização ocorrida é doída para quem o carrega nas costas, seus funcionários de carreira (e alguns dos de confiança também, pois muitos desses envergam e suam a camisa daeana), sem nenhum poder de decisão, ou seja, sem influência decisória nos seus destinos e vida normativa. Trabalham com afinco, enquanto uma casta dirige o órgão, enquanto cargos de confiança flutuam e pululam ao bel prazer do administrador. Aqui falta um posicionamento esclarecedor do Sindicato da categoria, separando alhos de bugalhos. A população precisa entender o que são uns e outros, entendendo também que nem todos os funcionários de carreira são coesos na defesa do DAE, pois é sabido da existência de muitos lá dentro que jogam a favor da privatização e instigam esse clima atual, pois no quanto pior melhor, mais fácil a transição do repasse para a iniciativa privada. Esses, mesmo qualificados, estão no mesmo nível dos desqualificados, pois já não defendem o DAE e sim, os interesses privatistas. Marta é do time dos que trabalham com afinco, “daeana de coração, corpo, alma, sangue e suor de todos os dias”, como escreve numa de suas cartas. Essa nau à deriva precisa retomar seu rumo e ela sabe dos perigos que o lugar onde trabalha corre, pois dias desses ficou famoso o embate verbal que teve com o prefeito na entrada do prédio da rua padre João, quando o interpelou com algo nesse sentido: “Nós sabemos que o Sr já entregou o DAE, ele já não nos pertence. Está só esperando o momento certo de como proceder e divulgar isso. E isso não aceitamos”. Coragem não lhe falta, assim como de tantos outros. O que a população precisa entender é como separar o joio do trigo. Marta é trigo puro e acredito, possa estar se transformando num símbolo desse momento em que o DAE vive.

5 comentários:

Anônimo disse...

não conheço esta moça, mas é corajosa...tommara que não haja represálias, história tão comum na prefeitura e dae.

rosangela maria barrenha

Reynaldo disse...

Henrique, Feliz aniversario.Muita saude e muitas felicidades pra voce.Forte abraco meu camarada.

Anônimo disse...

Prezado amigo Bauruense,
Este como tantos outros desmandos nas empresas públicas, quer seja em que esfera esteja, será sempre MANIPULADA por interesses escusos e sempre haverá o empreguismo de parentes e amigos políticos, sem levar em conta a COMPETência

Paulo Humberto Loureiro - RJ

Anônimo disse...

QUE BOM TER GENTE QUE ASSUE A SUA POSTURA COMO PRETADORA DE SERVIÇO DE
QUALIDADE PARABENS A NOSSA QUERIDA SERVIDORA SENHORA MARTA RODRIGUES
JONA, REALMEMTE AS PESSOAS MUITAS VEZES MANIFESTA DE FORMA ALIATORIA,
SEM MENOS SABER DO QUE ESTA MANIFESTANDO, EU SOU PROVA QUE EXISTEM
SERVIDORES EMBUIDOS DE BOAS VONTADE E RESPONSABILIDADE COM A PRESTAÇÃO
DE SERVIÇOS PARA OS MUNICIPES, ABRAÇO.

WILSON BRASIL ARRUDA

Anônimo disse...

CATASTROIKA

Se você ainda acredita nas políticas neoliberais e nas privatizações, que nasceram nos anos 80, deveria assistir a este documentário. Mostra como o liberalismo econômico arrasou economicamente a Grécia. Mas poderia se estar falando de outros países na zona do Euro ou de vários países latinoamericanos nos anos 90... (docverdade)

http://docverdade.blogspot.com.br/2012/06/catastroika-2012.html

ROQUE FERREIRA