terça-feira, 5 de junho de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (24)
URGENTE: ROTUNDA E OFICINAS DA NOB PEDEM AJUDA...
Com esse título o presidente do CODEPAC, o geógrafo Sérgio Losnak envia ontem a todos os conselheiros uma NOTA com o seguinte teor: “Desde a semana passada a ALL, desmontou toda a sua estrutura de pessoal que ocupava a rotunda, prédios administrativos e oficinas da NOB. A portaria está desativada e não existe qualquer tipo de segurança no local, literalmente o local está abandonado. No passado não muito distante quando da desativação da Rede Ferroviária Federal, vários prédios como a Estações Paulista, Tibiriça e Val de Palmas passaram por este processo de abandono e foram rapidamente depredadas. (...) O CODEPAC, com a tarefa prevista por Lei de zelar pela integridade dos bens históricos da cidade, deve cobrar o cumprimento da lei no que tange a preservação de bem tombado. Assim, proponho que o Conselho protocole junto ao Ministério Público Federal  a abertura de Inquérito civil Público, cobrando dos responsáveis -ALL - o imediato retorno da segurança no local como forma de salvaguarda dos bens públicos em estudo de tombamento, tanto pelo conselho local como o Estadual. Aguardo manifestação e deliberação dos conselheiros para que possamos preparar o referido documento. Atenciosamente, SL”.


Muitos se manifestaram e com um teor muito parecido do que de pronto lhe respondi: “CAROS CONSELHEIROS: Sou favorável a uma imediata atitude junto ao Ministério Público, denunciando a ALL, não só junto a esse órgão, mas também com informação para a imprensa do que fizeram, fazem e continuarão fazendo, pois essa é a prática lá deles, total insensibilidade para patrimônios. Pensam somente nos lucros advindos das instalações cedidas para usufruto dos seus serviços.
Sugam e devolvem sempre o bagaço. Estou enviando cópia desse documento para o vereador Roque Ferreira e solicitando do mesmo a denúncia ainda hoje na Tribuna da Câmara, se possível com imagens. Eu, pessoalmente,
estarei fotografando lá hoje e amanhã publico no meu blog pessoal e envio cópia para órgãos da imprensa local, pois com pressão junto à insensibilidade dessa empresa, talvez na dor, façam algo pelas instalações abandonadas, mas muito úteis até dias atrás. Com esses só essa linguagem, pois por tudo o que já vimos, não entendem outra. Não existe possibilidade de diálogo com eles. Grato HPA”.

Roque responde com cópia para todos: “Boa tarde Henrique. As informações constantes na carta do Sérgio necessitam ser precisadas. No prédio da antiga rotunda as operações continuam normalmente. Lá está instalada a sessão de pessoal e a agência de Estação. No prédio onde era feita a revisão de manutenção de locomotivas e vagões, está
sendo instalada a sessão de via permanente, o que de certa forma ajuda na preservação do local, onde também ficaram os postos de manutenção de vagões e locomotivas. A empresa de fato retirou a segurança patrimonial diária, mas existe um grupo que executa a ronda dentro do patrimônio. A entrada existente fica anexa a um prédio já cedido à prefeitura a mais de três anos para instalação da SEMMA. Temos acompanhando todos estes procedimentos, saudamos a preocupação do CODEPAC, e informamos ainda, que os outros barracões foram solicitados pela prefeitura, havendo no momento ações do MPF para que a ALL faça a manutenção e recuperação dos mesmos. Como ferroviário, dirigente sindical e também como vereador temos acompanhado, cobrado e proposto ações em relação a ALL e suas responsabilidades. Esta tem sido nossa prática desde 1988 quando se iniciou o processo de privatização da RFFSA, obra retomada em 1996, quando muitos silenciaram e até apoiaram as medidas neoliberais do governo FHC. Como vereador , e como dirigente sindical sempre adotamos todas as posturas de defesa da ferrovia, dos ferroviários e do modal de transportes. Saudações fraternas, RJF”.
Diante do exposto pelo vereador Roque, Losnak decide realizar uma vistoria no local, marcada para os próximos dias. Eu ontem, 04/06 estive no local junto de um funcionário da SMC e circulando constatei que o prédio da Diesel, um dos maiores barracões da cidade, está quase vazio e caminhões continuam retirando o que ainda resta de servível. Ali, se for efetivado o abandono, um perigo, pois poderá ocorrer uma rápida deterioração. A rotunda ainda com alguns serviços, mas bem esvaziada. A segurança é praticamente inexistente, pois em nenhum momento vislumbrei algum deles ou fui abordado, como fatalmente ocorreria meses atrás. Não deixar que ocorra o mesmo que em outras edificações é mais do que necessário. Ver a edificação de entrada das oficinas da NOB ainda vazia, com um imenso auditório, tudo clamando por utilização e nada de concreto sendo feito é triste, lamentável. Burocracia é resolvida com algo muito simples: Ocupação. Do contrário, a degradação será eminente. Agilidade, presteza, rapidez e coragem nas ações, isso se faz necessário.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

meus caros e caras:

recebi do presidente do Codepac, via e-mail o seguinte comunicado, publicado a seguir, para esclarecer algo mais sobre o texto publicado aqui por mim. Não estive com eles na visita de ontem e com o comunicado, minha conclusão é simples. Existem edificações merecedoras de uso imediato e a burocracia impede isso, como o prédio na entrada das Oficinas, inclusive com auditório, tudo fechado e sem uso. Falta coragem da Prefeitura na ocupação do espaço. Quanto a última foto publicada junto ao texto e que foi motivo de interpelação de um amigo na rua, a mostrando um parque, com campos e área de lazer, bem defronte as oficinas e hoje abandonado, mato crescendo, digo que é isso mesmo, tudo foi feito por eles, gastaram um certo valor e o abandonaram. Se existe a possibilidade dele ser reativado e com possibilidade de utilização pela comunidade local, acho difícil, mas esse é um papel da Prefeitura junto à ALL.
Henrique - direto do mafuá



Caros Conselheiros
No dia de ontém estivémos reunidos nas Oficinas da NOB, e foi constatado que:

Na entrada para as oficinas não existe qualquer controle de entrada - segurança

Os barracões das oficinas estão sem controle de acesso e uso.

Em frente aos barracões das oficinas ainda funciona o ponto de abastecimento de combustivel de Locomotivas

Na rotunda encontramos um grande número de funcionários da ALL trabalhando normalmente

Nos prédios localizados ao fundo da rotunda,encontramos grande movimentação de trabalhadores e veículos.

Assim, os Conselheiros presentes constataram que com a permanência das atividades da ALL na área da rotunda o bem encontra-se seguro quanto ao ataque de vandalos. A única preocupação esta quanto o acesso liberado aos barracões das oficinas.

Em tempo, a proposta de acionarmos o Ministério Público esta suspensa.

Atenciosamente,

Sérgio

Anônimo disse...

HENRIQUE

Quer dizer que ali aquela foto de um provável parque, era mesmo um e bem cuidado e de uns tempos para cá foi abandonado pela direção da empresa. Se existem funcionários da ALL ainda por aqui, famílias por trás disso, é nesses pequenos detalhes que a gente percebe o grau de insensibilidade de uma empresa para com os seus funcionários e para com a cidade que os abriga. Quanto custaria manter aquilo impecável como antes? Quase nada, mas preferem deixar tudo se acabar, mato crescer e colocar uma cadeado no portão. O que dizer de quem age dessa forma. No dia a dia devem ser cruéis no trato com os funcionários. Parabéns pela denúncia.

Aurora

Anônimo disse...

Henrique alguns esclarecimentos:

O prédio da rotunta está em funcionamento. De um lado a parte de administração, e no outro lado estacionamento.

O prédio das oficinas Diesel: a parte frontal onde era realizada as manutenções de bitola estreita, está sendo preparado para receber o pessoal e as máquinas de manutenção de via permanente.

O Parquinho foi construído no brejo, e pouco foi utilizado pelos familiares de ferroviários...que procuram manter distância da ALL.

O Prédio da entrada já está de posse da prefeitura há mais de 3 anos. Lá seria instalada a SEMMA.

Hoje haviam guardas na cancela interna. dentro das oficinas existem rondas.

Roque