quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CARTAS (130) e BEIRA DE ESTRADA (40)


1.) O “POBRE PAÍS” DE RICARDO COUBE, A REAÇÃO NECESSÁRIA E IMEDIATA e UM ECONOMISTA PREGANDO O MEDO E O CAOS
Ontem na página 2 do Jornal da Cidade – Bauru SP, o empresário Ricardo Coube, também presidente do BTC – Bauru Tênis Clube escreve um tacanho texto com o título, “POBRE PAÍS”, podendo ser lido com um click a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=236299. Pela bestialidade exposta, as reações foram imediatas. Só eu recebi três pedidos para responder ao grotesco do escrito. Minha carta sai publicada hoje, mas antes de sua reprodução abaixo, quero também postar outras com igual teor, todas publicadas na edição de hoje. Claudio da Silva Gomes, do Sindicato da Construção Civil no mesmo espaço, o Opinião responde dessa forma, “Deixamos de ser um pobre país”: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=236309. Na Tribuna do Leitor, além de minha carta, mais essa de Leandro Gavaldão Vilela, com o título “Menos ódio, Sr Ricardo!”:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=236321. O vereador Roque Ferreira –PT, publicou um texto via facebook, o “Ódio, ira e arrogância”, com comentários dos mais interessantes:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=866085633410203&set=a.101141503237957.2236.100000263230735&type=1&permPage=1.

Agora minha carta, “A RIQUEZA DO LADO VENCEDOR”:

Pobre de um país onde um conceituado empresário da cidade escreve no seu facebook, logo após saber da reeleição da presidenta Dilma: “Essa vaca...”. Essa manifestação, além de ultrapassar os limites da civilidade é corroborada por muitos como sendo a coisa mais normal desse mundo, afinal, o seu lado perdeu uma eleição e nem aceitar o tal do jogo democrático é mais salutar. Salutar é desafogar todas as mágoas no adversário, agora já declarado inimigo e mortal.

Na edição do JC de ontem, seção Opinião, a continuidade disso. Num texto de outro empresário, dessa vez podendo ter seu nome mencionado, pois a declaração foi feita no jornal de maior circulação da região. Ricardo Coube, do alto de seu posicionamento, reafirma o que mais se repete hoje dentre parcela significativa dos paulistas: “Como somos muito religiosos, podemos rezar para algum avião cair, mas com as pessoas certas, e não Eduardo Campos, etc...”.

Quando fui ler o conteúdo, primeiro do post no facebook e agora na opinião do empresário, em ambos a mesma interpretação caolha da realidade à sua volta. O mundo só tem valor para esses quanto atende aos seus interesses de dominação, nada mais vale, nada mais é levado em consideração, mesmo que a realidade do país tenha sofrido uma profunda melhora nos últimos doze anos.

Não importa que o pobre hoje possa cursar o mesmo curso universitário que o seu filho, que possa ocupar a poltrona ao lado no mesmo avião, que a saúde ambulatorial melhorou a olhos vistos, que a habitação popular deu uma guinada. Não importa que o país tenha conseguido sua independência financeira junto ao FMI, tenha participado da mais alvissareira iniciativa econômica mundial, o Brics, ou tenha conseguido tornar-se respeitado internacionalmente pelas suas posições firmes e altaneiras. Nada disso é sequer enxergado. O que vale é a sua situação, a do empresário que não quer dividir mais nenhuma fatia do seu bolo em prol desse imenso país clamando por mais e mais.

Ainda bem que o lado mais palatável venceu a contenda. A corrupção não é exclusividade desse ou daquele, sendo endêmica, pois não vive sem o capitalismo, aliás, faz parte dele. Já as realizações de cunho social possuem um lado e, quando atendidas, esse outro mostra-se como sempre arrogante, impertinente, insensível e retrógrado. A hegemonia está por um fio e isso é inconcebível. Pelo que vejo, para esses, três séculos e meio de escravidão é muito pouco. Manter tudo como dantes na ‘casa grande e senzala’ é o que vale. Esses querem sempre mais e não possuem escrúpulos para conseguir isso. Até rezam pela morte dos adversários.

Bom, essa minha carta e depois no mesmo JC, edição de hoje, também no Opinião, texto tacanho de Reinaldo Camafeu (sic), "E agora, como fica a economia?" (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=236310), apregoando estarmos na pior das inflações, mercado incontrolável, desemprego galopante, setor externo despirocado, déficit puxando desempenho da balança comercial para baixo, nervosismo dos investidores e o precipício logo ali na curva da esquina. Esse cara deve morar em outro país, ou enxerga esse aqui com os mesmos olhos do Ricardo. Não pode ser. Tem algo de muito errado com esses economistas ligados umbilicalmente ao neoliberalismo. São uns cagões ou nos querem dependentes e servis de corpo e alma ao deus mercado dinheirista. Não pensam em outra coisa. Merece outra resposta amanhã no jornal, mas essa eu não posso fazer de novo. Eles não me publicariam dois dias seguidos. Quem se habilita?


2.) MEU TEXTO NO JORNAL DE PEDERNEIRAS “PEDRA DE FOGO”, DOIS DIAS ANTES DA ELEIÇÃO
Chu Arroyo é um jornalista do balacobaco. Meses atrás estava em Jaú envolvidíssimo com uma nova cria, fruto de sua lavra e criatividade, o ‘República Jahuense’ e agora está também em Pederneiras, num outro aprontamento bem ao seu estilo, o jornal PEDRA DE FOGO. Três dias antes da eleição dominical do dia 26/10, nos falamos e ele me diz desse seu novo projeto. Pinta um convite para um texto sobre a cidade vizinha. Topo a parada e envio no mesmo dia em que a edição iria para a gráfica. Optei por escrever sobre algo que tenho acompanhado e acredito ter acertado na mosca. São atentas observações de quem está de longe e a observar o desenrolar da trama nesse intrincado jogo de xadrez político. Não sabia de nada do que estaria saindo na edição e me foi dada total liberdade para escrevinhar o que quisesse. Saiu isso aqui:

BASTIDORES DE PEDERNEIRAS: IVANA, CURY E O FUTURO DA CIDADE DIANTE DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
Essa eleição em Pederneiras tem uma conotação um pouco diferente de outras cidades. Quero comentar algumas delas. A ex-prefeita Ivana Camarinha é uma das próceres do PV – Partido Verde, uma sigla que, acabou por se tornar um tanto preconceituosa, conservadora e pasmem, aliada ao governo tucano de Geraldo Alckmin – PSDB em São Paulo. Dentro desse imbróglio todo, Ivana destaca-se por vários tópicos, a maioria deles positivos. Primeiro pela expressiva votação obtida, aproximadamente 40 mil votos. Com essa força de votos por detrás de si consolida-se como uma importante e digna política da região abrangendo Jaú e Bauru.

Ela, mesmo estando nas hostes do PV e talvez sendo pressionada para fazê-lo, em nenhum momento atacou a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. Ótimo isso, demonstrando acima de tudo seriedade no que faz. Muito do que conquistou como prefeita, ela bem sabe disso, foi conquistado às duras penas e na maioria das vezes quando foi em busca de recursos federais. Eles vieram e até por causa disso, sabendo empregar muito bem essa verba recebida, deixou sua cidade com um diferencial das demais da região. Além do toque feminino, o da boa administradora. Foi tida como exemplo, reconhecida competência. Não havia porque mesmo atacar quem tanto lhe ajudou e nunca lhe virou às costas. Passou todo o primeiro turno numa campanha tentando defender o nome do seu partido à presidência, mas sem ferir suscetibilidades em relação à Dilma.

Por outro lado, até as pedras do reino mineral sabem que um dos homens fortes da Casa Civil do governo Alckmin, o também ex-prefeito Cury – PSDB, mesmo não se cacifando para nada nessa eleição via voto, até por residir e ter todo seu ainda reduto eleitoral em Pederneiras, continua merecedor de certa reserva e cuidados especiais. Inegável a existência de um confronto de administrações e nesse quesito, Ivana nada de braçada, elegeu muito bem o seu sucessor e possuiu uma administração comprovadamente realizadora, obra em cima de obra. Já de Cury, exatamente o contrário, pífia administração, o fazendo permanecer mais em São Paulo do que em sua cidade. As rusgas permanecem e pela forma como foram causadas, talvez sejam eternas. Cury possui um estilo, muito mais de bastidor e de salão de convescotes. Gosta de ser paparicado e de se apresentar como eminência parda. Já Ivana é típica executora, dessas que arregaça as mangas, vai à luta, faz e faz bem feito. Daí, quando no confronto, a cidade já demonstrou pender muito mais para o estilo dela. O motivo é simples, ela não enrola, fez e executa exemplarmente o serviço público. Pederneiras vicejou em seu período administrativo.

Daí Alckmin ganhou a eleição paulista no 1º Turno e Cury deve continuar fora da cidade e ocupado em fazer o que gosta, freqüentar os salões refinados da paulicéia. Ivana perdeu a eleição, devendo também continuar executando tarefas distantes de sua cidade e à serviço do seu partido, mas já pensa no seu futuro político. E no 2º turno presidencial, Cury está lá com Aécio, mesmo a contragosto, pois todos sabem que Alckmin nunca fará força para elegê-lo ciente de que, se eleito Aécio atrapalhará seus planos daqui a quatro anos. Ivana, respeitosamente não consegue e nem deve acompanhar o que seu partido determina no momento, o de se posicionar ao lado de Aécio. Naturalmente, mesmo que de forma não incisiva, modesta, sem presença ostensiva, Ivana deve estar ao lado de Dilma, pois com toda a certeza sabe que, para sua Pederneiras, a vitória dela será a possibilidade concreta da cidade continuar recebendo verbas e mais verbas do Governo Federal. Ivana pensa sua cidade e sabe o que é melhor para ela. Daí, não tem como ela votar junto de Cury nesse e em todas as demais eleições. Até porque, como é sabido, tucano não gosta de privilegiar com verba cidade onde exista Prefeitura que tenha alguém deles como adversário. Pederneiras padeceria demais da conta com Aécio.

14 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria Henrique. Recentemente vivenciei isso quando de um voo de Campinas para Bauru. Muitas crianças que vinham para o Centrinho estavam lá. Antigamente teriam de vir em ônibus ou ambulância cedida por prefeitura.
Darcy Bernardi Jr

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Henrique e faço minhas suas palavras ...este é o exemplo dado por alguém que carrega apenas e tão somente um sobrenome, pois fosse "algo a mais" perante a sociedade, jamais pensaria desta forma ...e jamais escreveria um texto idiota como o que escreveu!
Tenho apenas a dizer que ...TENHO DÓ DE GENTE ASSIM!
Antonio Carlos Pavanato

Anônimo disse...

Parabens Sr Henrique.....A que ponto chega o Sentimento Humano de algumas pessoas da classe eletista ....Isso porque e religioso.....Enquanto for religioso vai desejar a morte de alguem mesmo VC precisa ser CRISTAO para que sua mente e seu coracao sejam transformados...Egoista. Que mau exemplo esse.
Ana beatriz Moreira

Anônimo disse...

O que me deixa mais indignada Henrique Perazzi de Aquino é o destaque POSITIVO que o Jornal da Cidade de Bauru deu para a corja tucana durante TODA a campanha eleitoral!! Como se fossem uma filial do comitê de campanha do Aécio!! E passada a eleição ainda publica com destaque essa manifestação infeliz do Sr. Ricardo Coube como se fosse uma opinião compartilhada por aquele jornal!! Repúdio!!
Lucia Francisco

Anônimo disse...

Me aliviou essa matéria feita pelo Sr. Henrique..Muito boa!!!Parabens!
Vera Padilha

Anônimo disse...

Saiu hj na tribuna? não encontrei no jornal "físico". e parabéns Henrique, precisávamos de uma resposta lúcida e realista tamanha incoerência odiosa proferida.
Amanda Rocha

Anônimo disse...

parabens, henrique!!!! adorei!!!
Vilma Padilha

Mafuá do HPA disse...

Gostaria de parabenizá-lo por seu artigo de hoje do JC

Parabéns mesmo! Esse cidadão merecia uma resposta à altura.

Representante da elite que não aceita a derrota e destila e propaga o ódio, racismo, facismo e outros pensamentos perigosos que me deixam assustado...afinal, são pensamentos assim que costumam dar força às ditaduras e golpes militares.

Duvido que ele se defenda...se fizer isso, será um mea culpa, porque pegou muito mal...bem feito...

Não importa...me senti de certa forma representado por seu pensamento, pq qdo li o artigo do nobre empresário fiquei revoltado...parabéns mesmo

E muitos tb devem ter se identificado com o que vc escreveu...sinceramente, creio que nestas eleições a direita, especialmente a ultradireita, resolveu mostrar sua cara novamente com esses pensamentos reacionários, racistas, conservadores e xenófobos. E esses pensamentos estão ganhando proporção e eco em várias instâncias. Tenho medo disso ganhar corpo e animar militares a novo golpe. Confesso que estou temeroso.

Certamente...não se pode esmorecer nesse sentido...ditadura nunca mais...pior é que tem gente cada vez mais defendendo o retorno dos militares no poder...santa ignorância.

e parabéns novamente...lavou a alma dos dilmistas como nós...e que venha Lula 2018! Abs

ESSA MENSAGEM EU RECEBI VIA BATE PAPO DO FACEBOOK E VINDA DE UM CONCEITUADO JORNALISTA BAURUENSE, COM UM PEDIDO DE QUE NÃO QUERIA SER IDENTIFICADO. PUBLICO SEM SUA IDENTIFICAÇÃO.

Mafuá do HPA disse...

Sensacional seu texto meu amigo!!!!
Por isso que nutro uma admiração imensa por ti.Argumenta com categoria,faz jus o cartucho acadêmico em "História"que adquiriu e a sua convicção política é o mais importante.Vc é "macho pra burro"pra arcar com consequências possíveis.....Parabéns seu "Henrique Perazzi de Aquino".

Boa Noite!!!

ESSE RECEBI VIA EMAIL DE ALGUÉM QUE NÃO QUERO IDENTIFICAR

Mafuá do HPA disse...

ALGUNS COMENTÁRIOS DA PUBLICAÇÃO DO FACEBOOK:

6 h · Curtir · 5

Leandro Vilela · 15 amigos em comum
E isso aee, contra esses hipocritas, esse ae vai ter uma dor de cabeca nesses 3 dias!!
5 h · Curtir

Claudemir F. Sandrin Quando a esquerda revolucionária através de Lula manifestou-se contra o plano real e a bolsa escola, esse mesmo que ele usufrui até hj, dizendo ser marketing eleitoreiro, tava tudo na boa "o cara" estava certo em seu descrédito econômico, mas a direita qdo. critica e discorre sobre fatos provados e verídicos, ahh, são uns neoliberais, estimuladores do ódio e do caos... francamente, precisamos de pensamentos mais produtivos nessa nossa cidade!
5 h · Curtir

Luciana Covolan Desejar a morte é asqueroso
5 h · Curtir · 2

Gilberto Truijo TIPO ESSE EMPRESARIO DR. E QUE SE DIZ RELIGIOSO.
5 h · Curtir · 2

Claudemir F. Sandrin Também acho Luciana Covolan, mesmo sendo sobre a Dilma, uma ex guerrilheira que participou de atentados e sequestros, contra a ordem pública afrontando a soberania nacional e, com isso colocou em risco milhões de brasileiros inocentes, jamais devemos cultivar esse desejo, aqui acho que ela deva pagar as contas através da justiça dos homens, a divina deixa em seu momento quando o ser supremo resolver...!
5 h · Curtir · 1

Gilberto Truijo ÓTIMA MANIFESTAÇÃO Henrique Perazzi de Aquino, esses caras pensam que nos amedrontam com sua publicações nos jornais. Tenho dó desse empresário, não sabe o que diz, fala que é religioso.
5 h · Curtir · 1

Gilberto Truijo UÉ DR. O VICE DE VOCES TAMBÉM FOI "TERRORISTA' E O SR. NÃO FALA NADA. POR QUE?
5 h · Curtir · 1

Claudemir F. Sandrin Até que enfim concordamos em algo heim caro Dr., isso é um grande progresso, pq já admite que a sua "ídola" "TAMBÉM FOI TERRORISTA"...!
5 h · Curtir

Gilberto Truijo COM A GRAÇA DE DEUS E HOJE ESTAMOS AQUI DISCUINDO GRAÇA A ELA E AO SEU VICE ENTRE OUTROS, SE FOSSE NAQUELA ÉPOCA EM QUE SEUS AMIGOS MILICOS ESTIVESSEM NO PODER, EU, VOCE E O PERAZI ESTARIAMOS PRESOS.. LIBERDADE É TUDO AMIGO. MAS CONHEÇA O SEU VICE TAMBÉM, ELE ROUBOU BANCO POR FALAR NISSO LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO............
5 h · Curtir · 1

continuação

Mafuá do HPA disse...

continuação

Claudemir F. Sandrin Só nos resta saber quem se arrependeu..."Arrepender-se do passado, aborrecer-se no presente, temer o futuro: assim é a vida. Só a morte, a quem está confiada a renovação sagrada das coisas, me promete a paz. -Ugo Foscolo"
5 h · Curtir

Gilberto Truijo EU NÃO TEMO O FUTURO E NUNCA ME ARREPENDI DO PASSADO, ENFRENTEI DIFICULDADES COM MINHA FAMILIA, PASSEI ATÉ FOME DURANTE O GOLPE MILITAR, MAS ESTOU AQUI, FELIZ E SEMPRE DEFENDENDO OS DIREITOS HUMANOS.
5 h · Curtir · 1

Gilberto Truijo VOU PRO FORUM XAUUUU
5 h · Curtir · 1

Claudemir F. Sandrin Ela e ele não nos livrou de nada, pelo contrário, por causa desse meia dúzia é que o povo pagou com a ditadura, aliás combatida democraticamente pelo avô desse candidato que passou!
5 h · Curtir

Claudemir F. Sandrin é isso Dr. nos encontramos lá kkk abçs
5 h · Curtir

Maria Cristina Romão "Prosperar e ser bem sucedido é algo muito difícil de ser alcançado." ....tem razão, especialmente para assalariados e desempregados....oremos senhores, um coração puro alcança muitas graças na oração
5 h · Curtir · 2

Leandro Vilela · 15 amigos em comum
Obrigado por ter citado as nossas respostas, espero que mais pessoas aderem a esse movimento contra esses porcos capitalistas ignorantes!!!
5 h · Descurtir · 1

João Ranazzi mAS aÉCIO NUNCAQ FOI MOTIVO DE ORGULHO PARA tANCREDO- CUJO FILHO, PAI DE aÉCIO, SERVIU-SE DA DITADURA ALIANDO-SE A ELA
5 h · Curtir · 3

Aparecido Carlos Leandro · 3 amigos em comum
Senhores Gilberto Truijo e Claudemir Sandrin, voces sabiam que Aloysio Nunes além de terrorista é um grande proprietário de terras na região de São José do Rio Preto....? E que em uma de suas fazendas certa vez a policia apreendeu grande quantidade d...Ver mais
Segurança: Polícia encontra droga em fazenda no interior de SP
A Polícia Militar encontrou um tambor de leite com cocaína, crack e munição em uma fazenda no município de Pontalinda (587 km de SP). A fazenda é de propriedade do secretário de Estado Aloysio Nunes Ferreira Filho (Casa Civil). A apreensão ocorreu na última quinta-feira. Ninguém foi preso. A droga,…
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR
5 h · Editado · Curtir · 4 · Remover visualização

Rosângela Beatriz Monge É amigo esta reeleição vai ficar na história kkkk
4 h · Curtir · 1

Rosângela Beatriz Monge É bem por ai aparecido ,a culpa cai sempre no mais fraco.
4 h · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

ESSE TEXTO É DO PORTAL PARTICIPI E POR SER PERTINENTE FOI COLADO AQUI:

Eterno preconceito dos empresários da família Coube

Antonio Pedroso Junior

Sempre digo que o povo não conhece seu passado, não tem direito ao presente e muito menos, ao futuro


Não adianta nada o tucano mineiro afirmar reiteradas vezes que não podemos ficar olhando para o retrovisor, e sim, para frente, afinal, como bem diz a amiga Tatiana Calmon, só não olha no retrovisor quem dirige embriagado.

Sempre digo que o povo não conhece seu passado, não tem direito ao presente e muito menos, ao futuro, e que neste espaço recordar três histórias ocorridas em nossa Bauru, envolvendo familiares do preconceituoso Ricardo Coube.

Em 1963, os gráficos bauruenses entraram em greve e na pauta de reivindicações estava o pagamento do salário mínimo integral as mulheres trabalhadoras. Depois de tentarem negociar por diversas vezes com o senhor João Batista Martins Coube, proprietário da TILIBRA e estas negociações serem infrutíferas, ante a negativa do industrial em cumprir a Lei, pagando o salário mínimo, os gráficos foram a greve.

Terminada esta, o industrial mostrava seu lado fascista e ditatorial, demitindo todos os dirigentes da Associação dos Gráficos de Bauru. Neste mesmo ano, surgia em Bauru a Frente Anticomunista – FAC – comandada pelo promotor público Sylvio Marques Junior e de imediato, encontrou em Coube um aliado e financiador de suas atividades antidemocráticas. Mulher não tinha direito ao salário mínimo, entretanto, utilizava-se desta economia para financiar atividades de uma entidade paramilitar.

Posteriormente, nos anos 70, quando a atriz Marília Pera apresentava uma peça teatral no Bauru Tênis Clube, justamente em uma cena em que ficava nua, foi surpreendida com a invasão do palco, pelo senhor Sérvio Túlio Coube que retirou da parede um crucifixo, alegando que não permitiria que ninguém ficasse nua, diante de “seu” cristo. O sentimento de propriedade desta burguesia decadente, sempre esteve presente em seus atos em nossa cidade.

Agora, Ricardo afirma, dentre outras asneiras, que é muito religioso e que vai rezar com fervor para cair o avião certo, deixando nas entrelinhas seu incontido desejo de ver Dilma Roussef entre os passageiros desta aeronave. Como do limão azedo, devemos fazer uma limonada, entendo que os métodos fascistas destes industriais, mudaram.

Na década de 60, a FIESP e a CIESP colaboravam financeira para a ditadura militar perseguir, prender e matar opositores, estando claro para a história que estas entidades ajudaram a montar e financiaram o funcionamento da Operação Bandeirantes – OBAN e DOI-CODI. Igualmente esta comprovado que o senhor Theobaldo de Nigris, presidente da entidade, possuía passe-livre para entrar nos calabouços da ditadura e assistir sessões de tortura.

Coisas de empresários fascistas e covardes.

Hoje, continuam agindo de forma equivocada e afirmam publicamente que rezam com fervor para acontecerem desgraças com pessoas que consideram inimigas. Que DEUS é este o cultuado por este empresário?

Não somos religiosos, entretanto, lemos e acompanhamos que aqueles que o são, que dizem louvar um DEUS bom e misericordioso, totalmente diverso do DEUS de Ricardo. Será que ele acha que o “ seu” DEUS é superior ao DEUS dos pobres. Será que ele acredita que DEUS é diferente para cada casta social.

Confesso que vou aprender a rezar e assim que conseguir, vou começar a rezar para o DEUS de Ricardo, para que este continue na segunda geração de João Coube o serviço que começou a fazer na primeira, ou seja, levar embora logo este pessoal, preconceituoso e com o coração cheio de ódio, para que a liberdade e a justiça social possam avançar em nossa Pátria.

Anônimo disse...

Esta cara pisou bem na bola...Que mancada!...Uma pessoa conhecida que nem ele, por mais que ele nao goste da presidente, nao deveria jamais se expressar desta maneira.
Reynaldo Grillo

Anônimo disse...

HPA, estou contigo, meu camarada. É um desprazer tremendo responder a um sujeito com um posicionamento monstruoso como este, principalmente por pensar que muitos desses ainda estão soltos por aí, mas precisamos afrontar a besta, esse projeto horroroso, egoísta e insustentável de sociedade. Escreverei nos próximos dias.
Miguel Axcar